Saiba o que é MVP e como aplicá-lo no desenvolvimento de projetos
Antes do lançamento de qualquer produto, acontecem diversas etapas de pesquisa e testes. Um mesmo produto pode ter diversas versões, que são ajustadas de acordo com as necessidades dos clientes e usuários, até chegar ao formato ideal.
O MVP é o produto em sua versão preliminar, um recurso fundamental na etapa de testes, principalmente, por proporcionar economia de tempo e recursos. Continue a leitura para entender o que é um MVP, em quais situações ele pode te ajudar e como aplicá-lo.
Navegue pelo conteúdo:
O que é MVP?
MVP é a sigla para minimum viable product, que significa "mínimo produto viável" – ou seja, é o produto em sua versão mais elementar.
Imagine que você queira lançar um aplicativo para uma rede de supermercados, em que o usuário poderá comprar produtos, agendar entregas, conhecer os fornecedores e receber recomendações personalizadas, entre outros serviços. O desenvolvimento desse app pode demorar meses, devido à complexidade de algumas dessas funcionalidades e o prazo de entrega está apertado. Então, qual a saída?
A criação de um MVP prioriza o serviço principal que é oferecido pelo aplicativo, neste caso, ser um canal de venda de produtos. Uma vez criado o MVP, é possível que esse app seja apresentado ao público, testado e que se tenha conhecimento das demandas que os usuários tiveram durante a interação. Foi fácil encontrar os produtos? O valor da compra foi apresentado corretamente ao final? O pagamento foi recebido da maneira correta?
Essa medida torna mais ágil e vantajoso o processo de aprovação das funcionalidades mais importantes de um app e, a partir daí, seus ajustes serão feitos de forma mais assertiva, pautados no feedback dos usuários. Em alguns casos, a depender da urgência, o MVP pode inclusive ser lançado para o público, ao mesmo tempo em que, em etapas, vai recebendo atualizações com ferramentas incrementais. A seguir, vamos mostrar os primeiros passos para a criação de um MVP.
Como criar um MVP?
No exemplo que apresentamos já ficou evidente o que é fundamental para criação de um MVP: exercitar a priorização.
Separamos essa e mais algumas dicas iniciais para o processo de criação de um MVP:
- Conheça seus objetivos! O que é essencial que o MVP possua para atingir esses objetivos?
- Exerça a priorização de tarefas. Existem funcionalidades essenciais e existem aquelas que podem ser adicionadas depois.
- Pesquise seu público, saiba sua faixa etária, gostos e preferências.
- Valorize a empatia, coloque-se no lugar daqueles que, futuramente, usarão seu produto.
- Considere fazer testes entre early adopters, aquelas pessoas dispostas a usar novos produtos, ainda que em fase de teste, dada a relação aproximada delas com as tecnologias.
- Lembre-se que um produto inovador não nasce sozinho, mas sim no processo da cocriação entre os idealizadores e os usuários!
Tem uma ideia e não sabe por onde começar?
Trabalhar em parceria com uma equipe de profissionais especializada em análise, diagnóstico e estratégia é uma forma de garantir a consistência necessária ao projeto de maneira mais rápida e segura.
Na Caiena somos criadores de produtos digitais, como softwares, para empresas ou instituições públicas, que serão utilizados por muitos usuários, processando grande quantidade de informações e solucionando desafios complexos. Por essa experiência na área, atuamos como uma consultoria em tecnologia.
Nossa principal linguagem de programação utilizada é o Ruby, junto do framework Rails. Um dos principais motivos para essa escolha é porque o Rails poupa os desenvolvedores das partes tediosas da codificação, permitindo que eles mantenham o foco na lógica da aplicação e nas regras de negócio a serem implementadas. Tal ação colabora para o aumento da produtividade, ajudando programadores a entregar MVPs e aplicações com muito mais rapidez.
De maneira atenta e personalizada, a equipe multidisciplinar da Caiena parte da ideia inicial de um projeto, compreende seus principais desafios e desenha uma solução. Conheça melhor a nossa abordagem para resolução de problemas complexos.
Conclusão
Ao utilizar um MVP é possível receber um rápido feedback do seu público usuário, apontando se você está ou não no caminho certo. Essa informação é fundamental para que seu produto atenda aos objetivos e entregue o maior valor possível.
Para conhecer mais temas do mundo da gestão de projetos, temos diversos conteúdos sobre design thinking, desenvolvimento e metodologia ágil no Blog da Caiena. Confira!