Tipos de consultoria de projetos: vantagens do design
Precisa de uma consultoria para seu projeto, mas não sabe qual escolher? Neste texto, explicamos as vantagens das consultorias que utilizam o design.
Baixe nossos templates com o passo a passo para avançar na construção do seu projeto!
Navegue pelo conteúdo:
- 1. O problema dos planos complexos
- 2. Qual o diferencial da consultoria baseada no design?
- 3. O design acelera processos
- 4. Conclusão
O problema dos planos complexos
Um dos problemas mais comuns na realização de projetos está em traçar um plano super complexo de execução, cheio de camadas, etapas e determinações, mas que não leva em conta as dinâmicas do contexto.
Ou seja, um plano impressionante, mas que está atrelado a variáveis inconstantes e, por isso, tende a ser impraticável.
Os métodos do design são os mais eficientes para escapar dessa armadilha. É o que pudemos comprovar em nossos 16 anos atuando em projetos de diversas complexidades, para diferentes setores da iniciativa pública e privada.
Com esses métodos, conseguimos transformar ideias em projetos consistentes e traçar estratégias realistas para realizá-los, independente do escopo.
Leia também: Preciso de uma consultoria para meu projeto?
Qual o diferencial da consultoria baseada no design?
Primeiro, vale dizer que o design não se resume a desenhos e post-its. Design é, em essência, um método que não acredita na existência de uma solução única e perfeita para cada desafio.
Ao invés disso, o que uma consultoria baseada em design vai te ajudar a encontrar é uma resposta que funcione de verdade. Um caminho realista.
Para encontrar essa resposta, a consultoria se foca em quatro eixos:
1. Compreensão do problema ou situação atual
2. Compreensão do cenário futuro desejável (um cenário em que o desafio atual esteja completamente superado)
3. Mapeamento dos recursos disponíveis – pessoas, stakeholders e orçamento, por exemplo
4. Estratégia de execução
Nesse processo, as consultorias como o Caiena SEED combinam o design a técnicas de gestão e comunicação, bem como a conhecimentos específicos do setor em que o projeto se enquadra – educação, mobilidade, transformação digital, habitação etc.
Com isso, a consultoria projeta opções de produtos/serviços/estratégias que podem realmente ser construídos com os recursos disponíveis. Então, junto do cliente, identifica qual das opções é a mais adequada e, finalmente, entrega todas as ferramentas para que o projeto seja colocado em prática.
O design acelera processos
Não à toa, o design é reconhecido como uma poderosa ferramenta para superar situações de bloqueio, quando não sabemos o que fazer para avançar em nosso projeto, nosso emprego, nossos relacionamentos ou qualquer outra situação.
Por não se iludir com a ideia de um caminho único e ideal (o que, aliás, não existe), seus métodos diminuem a pressão comum ao processo de criar algo novo, de provocar mudanças.
Pelo mesmo motivo, o trabalho desse tipo de consultoria tende a ser muito mais rápido e aberto à inovação, além de pressupor a colaboração de múltiplas pessoas ou equipes para alcançar uma solução.
Conclusão
Contextualização e pragmatismo: esses são os principais conceitos por trás de uma consultoria baseada em design.
Ao invés de tentar encaixar a realidade dentro do que seria um modelo padrão de projetos, essa consultoria propõe o contrário: é preciso construir um projeto que se adeque às condições reais de cada cliente.
É essa abordagem que multiplica as chances de sucesso de qualquer nova empreitada.
Baixe nossos templates com o passo a passo para avançar na construção do seu projeto!
Ficou interessado em saber mais? Que tal falar com a Caiena? Promovemos projetos de consultoria em tecnologia e design para que sua empresa coloque em prática ideias novas ou promova melhorias em processos já existentes.