#blog

Tendências de design em 2023: o que esperar?

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Você está por dentro das tendências de design em 2023? O ano acaba de começar  e esse é o melhor momento para se atualizar. Aqui no Blog da Caiena, já se tornou uma tradição começar o ano listando as principais tendências de design.

Apresentamos a seguir as principais tendências apresentadas nos reports que são referências no mundo do design. Elas acompanham as mudanças de comportamento da sociedade atual e traduzem as expectativas do público sobre como querem se identificar visualmente nos próximos meses.

Afinal, de design nós entendemos! Aqui na Caiena, contamos com um time de especialistas sempre atualizado com as tendências e já fomos premiados quatro vezes no iF Design Awards. Você sabia? Siga com a leitura para conhecer mais sobre as tendências de design em 2023.

Navegue pelo conteúdo:

Viva Magenta: a cor que dita as tendências de design em 2023

Anualmente, a empresa Pantone, considerada uma das principais autoridades sobre cores no mundo, anuncia qual será a cor que guiará as tendências de design dos próximos 365 dias. E este anúncio é esperado com grandes expectativas.

Para 2023, a Pantone definiu como a cor do ano a Viva Magenta 18-1750. Para a empresa, esta cor vibrante, de tom vermelho e inspirada na natureza, “é corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa”.

Na divulgação da Viva Magenta 18-1750, a diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, falou sobre a decisão a respeito da cor do ano. “Nesta era repleta de tecnologia, procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real”, defende. Vale observar que a Viva Magenta 18-1750 é baseada no pigmento natural vermelho extraído dos insetos cochonilha – sendo este pigmento um dos mais valorizados do mundo, porém bastante discutido em pautas ambientais por se tratar de um produto de origem animal.

Futurismo e tecnologia

O relatório Pinterest Predicts tem sido um dos mais precisos em acertar as tendências de design e já adiantou o que podemos esperar para 2023. Segundo a plataforma, 80% das tendências previstas se tornaram realidade nos últimos três anos consecutivos.

Para 2023, entre as diversas tendências de design listadas, se destacam os conceitos futuristas e a psicodelia. Segundo o Pinterest Predicts, neste ano, os Millennials e a Geração Z vão buscar referências em conteúdos distópicos, de vanguarda e cibernéticos. E isso vai ao encontro da ascensão da cultura gamer e da popularização do uso de wearables (dispositivos tecnológicos “usáveis”, como roupas e acessórios), incluindo os óculos inteligentes, por exemplo.

A seleção de inspirações da 99designs também enfatiza essa tendência futurista para 2023, destacando o uso de tecnologias experimentais para a criação de artes com conceitos escapistas. Isso engloba a produção de design por meio de Inteligência Artificial, ou peças focadas em atender ao público no metaverso. Sendo assim, cada vez mais os designers se inspiram em experiências tecnológicas e usam a criatividade para compor conceitos aventureiros que se assemelham a “janelas para a psique digital”, define o report.

Aesthetic festiva e psicodelia

Após os longos períodos de isolamento social impostos pela pandemia, a sociedade está retornando às atividades sociais presenciais, e isso impacta nas tendências do design para 2023. Também segundo o Pinterest Predicts, esta necessidade de “viver a vida” reflete no resgate da estética presente em festas, principalmente nas do estilo raves, que exploram o uso de elementos coloridos, em tons fortes e brilhantes, por exemplo.

Essa tendência festiva caminha lado a lado com a ascensão de elementos inspirados na psicodelia. Este termo define tanto as manifestações inconscientes da mente, como também a estética inspirada em elementos abstratos, fluídos, que remetem à natureza, com cores vibrantes e misturadas.

O movimento de “renascimento psicodélico” não está presente só entre as tendências de design, mas também na saúde. Segundo a Forbes, só em 2021, foram investidos US$ 540 milhões em estudos e pesquisas sobre o uso de substâncias psicodélicas para usos medicinais, e o mercado teria potencial de R$ 6,8 bilhões em negócios.

No design, a tendência Blobs reforça essa ascensão psicodélica, por exemplo. O termo define o uso de formas amorfas de poças, conforme explica o portal Rock Content em sua listagem sobre 5 tendências para o design gráfico em 2023.

Outro importante guia sobre as tendências de design é o Creative Trends, divulgado pela Adobe, que também apresentou a tendência psicodélica. O relatório sugere a criação de peças com “vibrações espirituais e calmas por meio de vídeos atrativos”, que tragam movimento e ilustrações surreais.

Diversidade

Em um mundo em que a diversidade é cada vez mais discutida, isso não poderia ficar de fora das tendências de design em 2023. Ainda segundo o Creative Trends 2023 da Adobe, existe uma demanda por imagens e elementos reais, que mostrem a diversidade de cores, corpos, gêneros, idades, etnias etc. Ou seja, este é o momento do mundo do design intensificar o olhar para a inclusão.

O Rock Content também trouxe esta tendência em sua seleção. Segundo o portal, esta é uma necessidade da sociedade atual e, portanto, a sugestão aos designers é o uso de ilustrações, elementos visuais e criação de animações com este apelo.

Saiba mais sobre a expertise em design da Caiena

A listagem da Caiena sobre as tendências de design em 2023 reflete como trabalhamos por aqui. Acompanhamos as mudanças da sociedade e colocamos em prática este conhecimento ao solucionar problemas complexos em negócios e políticas públicas.

As provas da nossa expertise em design estão, por exemplo, nos quatro prêmios que conquistamos no iF Design Award. No ano passado, a Caiena foi contemplada com dois projetos: o Observatório de Boa Vista e o Sistema de Gestão de Manutenção e Frotas da Movida. Também já fomos reconhecidos no iF Design Award em 2018, com o projeto Ceará Transparente, e em 2020, com o aplicativo SOL (Solução Online de Licitação).

Continue acompanhando o Blog da Caiena para se manter atualizado sobre as tendências de design e acessar conteúdos que refletem o talento e expertise de nossos especialistas.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.