O SOL, Solução Online de Licitação, é um aplicativo desenvolvido para os Estados da Bahia e Rio Grande do Norte com financiamento do Banco Mundial. Sua missão é facilitar a conexão entre associações e fornecedores e garantir transparência nos processos de compras públicas. A utilização de blockchain e código aberto no desenvolvimento do software era requisito inicial do projeto, o que o tornou ainda mais interessante para a Caiena.

O SOL foi construído no âmbito do Bahia Produtiva (BA) e Governo Cidadão (RN), projetos que se dedicam a atender as comunidades economicamente mais vulneráveis destes Estados, como trabalhadores rurais, comunidades quilombolas e povos indígenas.

Nesse contexto, questões práticas como a dificuldade de divulgar as licitações e a necessidade de reuniões presenciais faziam com que poucos fornecedores concorressem aos processos. Isso prejudicava o atendimento a essas comunidades em pontos críticos como acesso à água, saneamento básico, alimentação saudável, atendimento médico e educação.

O SOL chegou como uma solução para esse problema. Ele leva para o ambiente digital todos os processos e informações necessários para uma licitação, acabando com a necessidade de encontros presenciais e envio de correspondências. Com ele, até mesmo as assinaturas de contratos acontecem online.

Graças a isso, fornecedores do país inteiro passam a ter as mesmas condições de participação. Todos eles podem se cadastrar no sistema, acessar as oportunidades em andamento e preencher suas propostas em poucos minutos. Com o cadastro, se tornam parte de um banco de dados que pode ser acessado pelas associações e cooperativas dos projetos e utilizado para envio de convites. Os fornecedores convidados recebem uma notificação, de forma que a informação sobre a licitação não se perde no processo.

Para garantir o máximo de transparência e segurança às licitações, o SOL utiliza a tecnologia Blockchain, que funciona como uma base de dados descentralizada. Todas as informações do aplicativo ficam na infraestrutura dos Estados e são protegidas contra alterações. Qualquer tentativa de corromper os dados é notada e reportada, tornando a auditoria das compras ainda mais eficiente.

Além disso, o código desenvolvido para o aplicativo é open source. Na prática, isso significa que o sistema pode ser universalmente redistribuído sem a necessidade de pagamento de licenças comerciais. O design e esquematização que o compõem podem ser consultados, examinados e modificados livremente por quem desejar replicá-lo.

Com o SOL, os Estados da Bahia e do Rio Grande do Norte dão mais um passo para tornar o uso das verbas públicas melhor administrado, promovendo a transparência e colocando a tecnologia a serviço das Associações e Cooperativas dos Estados.

SOL - Solução Online de Licitação from Caiena on Vimeo.

Resumo
Projeto: Solução Online de Licitação (SOL)
O que é: um aplicativo para realização de licitações que conecta associações e cooperativas da agricultura familiar a fornecedores, empregando tecnologias como blockchain e código aberto para potencializar praticidade, organização e transparência nos processos de compras públicas.
Clientes: Governos dos Estados da Bahia e Rio Grande do Norte e Banco Mundial.
Ano: 2018 - 2019.

O código-fonte do aplicativo Solução Online de Licitação está disponível neste link.