#blog

SOL é selecionado para a Bienal Iberoamericana de Design

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

A cada dois anos a Asociación Diseñadores de Madrid, em parceria com a  Fundación Diseño Madrid, organiza uma mostra que reúne trabalhos de diversas categorias de design produzidos na América Latina, Portugal e Espanha. A Bienal Iberoamericana de Diseño (BID) acontece desde 2008 e está em sua sétima edição. Neste ano, a bienal contará com a participação de 27 projetos brasileiros de design – e o aplicativo SOL (Solução Online de Licitação) está entre os selecionados! O evento acontecerá de maneira online e presencial entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020.

Navegue pelo conteúdo:

1. Sobre a Bienal

A BID é um dos eventos mais importantes do design mundial e mostra o que há de melhor na produção contemporânea dos países participantes. Há uma convocatória para inscrições e, após passar por um júri técnico internacional, os projetos que mais se destacaram são selecionados e concorrem à premiação final da BID.

Na edição de 2020, 420 projetos foram selecionados para compor o evento. O Brasil conta com 27 trabalhos representantes, selecionados nas categorias de Design industrial/de produto; Design gráfico e comunicação visual; Design digital; Design de espaços e interiores; Design de moda, têxtil e acessórios e Design interdisciplinar/transversal. O SOL está entre os selecionados na categoria de Design interdisciplinar/transversal!

2. O que é o SOL?

O SOL é um aplicativo que possibilita a realização de licitações para a compra e/ou contratação de bens, serviços e obras. Criado pelos governos da Bahia e Rio Grande do Norte, com financiamento do Banco Mundial e desenvolvimento da  Caiena, o SOL permite que fornecedores de todo o país enviem suas propostas e acompanhem o resultado das licitações criadas pelas associações da agricultura familiar.

A tecnologia blockchain garante a transparência e confiabilidade do processo, visto que os dados registrados no sistema não são passíveis de alteração. Além disso, o SOL possui o código aberto, ou seja, outros estados e/ou instituições também podem utilizá-lo.

Leia também: SOL – Solução Online de Licitação

3. Metodologias, UX e UI

Algumas metodologias foram centrais no desenvolvimento do SOL e guiaram todo o seu processo, sendo elas:

Design centrado no humano

O design centrado no humano garante que as partes interessadas no projeto sejam a principal fonte de informação. Sua participação é fundamental nas etapas de pesquisa e de testes de melhorias.

Desenvolvimento ágil

O desenvolvimento ágil auxilia no cronograma de planejamento e execução do projeto, a partir de reuniões frequentes para manter o alinhamento e o aperfeiçoamento da ferramenta.

Test Driven Development (TDD)

O TDD diz respeito aos testes feitos com os códigos que compõem o software antes de implementá-lo como sistema. O método foi escolhido por conta da facilidade de manutenção do mesmo ao longo dos ciclos de desenvolvimento.

Oficinas de design

Além disso, durante o processo de criação foram realizadas diversas oficinas de design, em que os representantes da administração da Bahia e Rio Grande do Norte puderam fazer sugestões nos protótipos da plataforma. Já em fase adiantada de desenvolvimento, foi possível realizar testes de usabilidade para conhecer as impressões, dúvidas e possíveis dificuldades que pudessem surgir durante a interação do usuário com a plataforma.

Interface

Construir uma interface eficiente também foi uma preocupação durante o processo. As atenções se voltaram em criar uma interface capaz de conter todos os termos contratuais das licitações, mas se utilizando de terminologias comuns às transações comerciais já realizadas pelas associações e cooperativas.  

4. O encontro entre tecnologia e gestão pública

O BID tem postado em sua página do Facebook algumas informações sobre os projetos participantes e o SOL já apareceu por lá. Em fevereiro, o SOL foi premiado no if Design Award 2020, na categoria Governos e Instituições. A participação do SOL nessas premiações é significativa, pois, além de representar a iniciativa de atualização de alguns processos de gestão do Estado, poderá inspirar outros governos e instituições a seguirem por esse caminho.

Se você deseja trabalhar em uma empresa que já foi duas vezes campeã do iF Design Award, confira nossas vagas abertas! Caso não encontre uma oportunidade que atenda ao seu momento de carreira, cadastre-se para receber notificações sobre vagas abertas relacionadas ao seu perfil profissional.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.