Fazer a gestão das informações e do processo de pagamento de salário das milhares de pessoas que trabalham no Estado da Paraíba é desafiador: o poder executivo do Estado conta com cerca de 85 mil pessoas. Sabendo que a boa administração de seus servidores é essencial para oferecer serviços públicos com eficiência e responsabilidade, o governo paraibano entendeu que era hora de substituir o Sistema de Recursos Humanos (SRH), que atende suas necessidades desde a década de 1980, por uma outra plataforma, que utilize os novos potenciais oferecidos pelo avanço tecnológico. Por essa razão, a Caiena tem desenvolvido, desde o início de 2018, o Novo Sistema de Informação para Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento para o Estado da Paraíba.

Essa plataforma tem o objetivo de ampliar a capacidade de gestão e administração de pessoal do Governo Estadual, gerando economia, agilidade e transparência. Além disso, visa possibilitar controle efetivo por meio da implementação de um sistema que atenda às exigências do e-Social. Também será possível integrar as informações presentes nos diversos bancos de dados de RH atualmente utilizados – permitindo, assim, sua consolidação em um único local. Com essa centralização, o novo SRH irá garantir que todo conhecimento sobre fluxos e regras do negócio não fique apenas na memória das pessoas, garantindo a padronização e a consistência nos processos de trabalho.

Assim como o projeto Ceará Transparente, o novo sistema vem sendo desenvolvido com a metodologia ágil. Cada ciclo de trabalho (sprint) está dividido em fases específicas, que dialogam diretamente com as cerimônias do Scrum, metodologia utilizada no projeto. Desenvolvido desde o início com a participação dos usuários, o novo sistema tem como missão estabelecer e permitir um controle permanente das informações dos servidores para a gestão da folha de pagamento. O projeto traz, ainda, uma importante inovação, que é o desenvolvimento de um sistema de folha em software livre - com transferência de tecnologia que garante a autonomia na utilização e manutenção do sistema para os servidores.

Com tais práticas, a Caiena permanece em consonância com o princípio de reunir domínio da engenharia de software à aplicação de ferramentas do design thinking, envolvendo as pessoas no processo de identificação de demandas e proposição de novas ideias. E com o Sistema de Informação para Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento, o Estado da Paraíba dá um passo à frente e se torna referência em inovação da gestão pública no Brasil.

Resumo:
Projeto: Sistema de Informação para Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento da Paraíba.
O que é: um sistema que visa ampliar a capacidade de gestão e administração de pessoal do Governo do Estado da Paraíba, gerando economia, agilidade, transparência e controle efetivo por meio da criação participativa adequada às exigências do E-social.
Cliente: Governo do Estado da Paraíba
Ano: 2018 - 2019.