#blog

Soft Skills para tecnologia: aprendizado e relevância

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Na rotina de uma pessoa que trabalha com tecnologia, nem todos os momentos se dão operando softwares. Boa parte do trabalho exige apresentar pontos de vista, dialogar com stakeholders e organizar tarefas em conjunto com o time. Essas habilidades que estão além das capacidades técnicas têm sido cada vez mais valorizadas pelas empresas e recrutadores, são conhecidas como soft skills.

Na Caiena, por exemplo, mesmo em projetos de desenvolvimento de software, espera-se que quem atua nas atividades de desenvolvimento consiga explicar os conceitos aplicados e o funcionamento de uma funcionalidade com clareza e facilidade para o cliente do projeto.

Por isso, neste texto vamos falar sobre essas competências socioemocionais e apresentar quais são as mais valorizadas no mercado de tecnologia.

O que são soft skills?

Para responder a essa pergunta, podemos começar diferenciando o que são as hard skills e o que são soft skills.

Hard skills são as habilidades técnicas adquiridas, geralmente, em uma formação acadêmica, como o domínio de linguagens de programação, o conhecimento sobre as cerimônias da metodologia ágil e as principais aplicações para desenvolvimento web.  

Já as soft skills não estão, necessariamente, relacionadas à educação formal: se tratam de habilidades pessoais que podem ser adquiridas e aperfeiçoadas nas diversas situações da vida, como o convívio com as diferenças, a resolução de problemas e as trocas com membros da equipe. Alguns exemplos de soft skills são a criatividade, a organização, a comunicação, a confiança e a empatia.

Leia também: O que são soft skills e qual a sua importância

Quais soft skills são mais valorizadas na área de tecnologia?

O mercado de tecnologia teve um aumento de 310% de vagas em 2020, segundo o levantamento da GeekHunter. Diversos fatores podem ter influenciado este crescimento expressivo, como a intensificação do uso da tecnologia nos mais diversos setores. A pandemia também acelerou esse processo por meio da criação de novas soluções online. Assim, a demanda por profissionais do segmento de tecnologia aumentou e se tornou mais abrangente: com a possibilidade do trabalho remoto, as contratações passaram a acontecer  em qualquer parte do país, independentemente da localização da sede das empresas.

Aperfeiçoar as soft skills pode ser, então, uma maneira de conquistar oportunidades melhores de trabalho e crescer profissionalmente dentro de uma empresa. A seguir, elaboramos uma lista com as principais skills para profissionais de tecnologia:

  • Flexibilidade: em um projeto, muitas vezes é preciso que a equipe "recalcule a rota". A flexibilidade é a capacidade de redefinir ideias e estratégias em benefício das necessidades do cliente ou usuário.
  • Trabalho em equipe: a capacidade de colaborar com o time, dividir tarefas e compartilhar ideias é uma característica muito valorizada. Afinal, projetos construídos a partir de diversos pontos de vista são muito mais ricos!
  • Comunicação: ser capaz de expressar suas ideias, dúvidas e sugestões de forma eficiente e gentil é parte importante do cotidiano profissional. No home office, uma comunicação objetiva, sincera, ativa e empática proporciona um andamento mais tranquilo das atividades mesmo sem o contato presencial. Para além do relacionamento entre a equipe, essa habilidade contribui muito quando são necessárias reuniões e/ou apresentações para stakeholders externos, como clientes e parceiros estratégicos.
  • Autogerenciamento: ser capaz de organizar seu tempo e suas tarefas com autonomia, e prestar atenção em suas potencialidades e limitações. Empresas que valorizam a cultura de confiança oferecem feedbacks claros, frequentes e objetivos aos talentos, com o intuito de fortalecer essa habilidade de autogerenciamento.
  • Mindset digital: essa habilidade diz respeito à criação de uma mentalidade digital, através do contato permanente com a tecnologia. Afinal, com a naturalização do uso da tecnologia no cotidiano e nos desafios , é possível enxergar a resolução de problemas com mais facilidade, de modo cada vez mais inovador.

Leia também: Cultura de confiança: uma construção

Conclusão

O mercado de tecnologia tem atraído cada vez mais atenção devido ao seu crescimento expressivo. Em paralelo, profissionais que atuam na área, assim como recrutadores, têm se atentado para elementos que vão além das habilidades técnicas. O desenvolvimento das soft skills pode ser uma forma de ganhar destaque e de executar, com ainda mais eficiência, boas entregas em um projeto. E não se esqueça, elas contribuem inclusive com sua vida pessoal, extrapolando o cenário profissional.  

Na Caiena, por exemplo, saber trabalhar bem em equipe, assim como respeitar as diferenças, são skills essenciais para estar alinhado à nossa cultura. Quer fazer parte do time? Confira nossas vagas.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.