Seis observatórios digitais para acessar hoje!
Já tratamos aqui no blog sobre os observatórios digitais, que são plataformas que reúnem, organizam e tornam acessíveis dados oficiais sobre determinado tema.
Os observatórios apresentam essas informações através de gráficos, tabelas e mapas. Muitas vezes, são interativos e ajudam a desmistificar a ideia de que visualizar dados estatísticos seja chato ou complicado.
A seguir, apresentamos uma lista com seis observatórios digitais, de temas diversos, para você acessar e se familiarizar com essa ferramenta tão útil não só para pesquisadores e jornalistas, mas para toda a sociedade.
Observatório Covid-19 BR

O Observatório Covid-19 BR é uma iniciativa independente, criada por 85 pesquisadores brasileiros, com o intuito de contribuir para a "disseminação de informação de qualidade baseada em dados atualizados e análises cientificamente embasadas". O site – criado a partir de códigos abertos – permite que as pessoas acompanhem as taxas de casos e óbitos de estados e municípios, a partir de informações atualizadas. Além disso, é possível acessar análises e previsões sobre os temas relacionados à pandemia, como o impacto econômico no país, o coronavírus e suas variantes e o plano de vacinação.
Observatório da Criança e do Adolescente
O Observatório da Criança e do Adolescente (OCA) é um espaço virtual que possibilita a consulta, em um mesmo lugar, dos principais indicadores sociais relacionados direta ou indiretamente à infância e adolescência no Brasil. Com indicadores voltados aos temas da saúde, educação, violência e direitos das crianças, o observatório é um instrumento importante para formulação de políticas públicas e demais atuações em favor das crianças e adolescentes.
O OCA foi desenvolvido pela Caiena em parceria com a Abrinq e teve como abordagem o design centrado no ser humano, uma vez que a plataforma deveria ser funcional a vários tipos de usuários, desde cidadãos leigos interessados, até pesquisadores e jornalistas.
SmartLab
O Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho Brasil deu origem à Plataforma SmartLab, que apresenta dados de municípios brasileiros referentes aos seguintes temas: Trabalho decente, Segurança e Saúde no Trabalho, Trabalho Infantil, Trabalho Escravo, Diversidade no Trabalho e Pandemia Covid-19 no mundo do trabalho. O objetivo da plataforma é manter os cidadãos informados sobre esses temas, e ajudar o poder público a tomar decisões baseadas em evidência.
Mapa Vagas de carreiras

Vagas.com é uma plataforma conhecida por ser uma vitrine de oportunidades de trabalho, no entanto, seus serviços vão além. A partir da base de 7 mil currículos cadastrados no site, foi possível criar um mapa interativo de carreiras. Funciona assim, ao colocar um cargo ou profissão no campo de busca, é possível encontrar diversas informações sobre ela, como: a composição por gênero daquele cargo, formações mais frequentes e salários atualizados. Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de conhecer as trajetórias mais comuns dentro de cada cargo, qual a ocupação anterior e qual a próxima que aparecem com mais frequência. A partir dessa rede é possível identificar novas opções de carreira e planejar seu futuro.
Observatório de Boa Vista
O Observatório de Boa Vista (OBV) é uma plataforma que apresenta, de forma interativa, um conjunto de indicadores de desempenho da administração pública. A partir de informações atualizadas, os cidadãos podem acessar indicadores de saúde, assistência social, mobilidade urbana e infraestrutura.
O OBV foi desenvolvido pela Caiena em parceria com a prefeitura de Boa Vista (RR), no final de 2018. O observatório possibilita que a tecnologia seja colocada a serviço do Estado, auxiliando os gestores a conhecer melhor a realidade local e a planejar ações. Além disso, possibilita ao cidadão acessar informações que o apoiarão em diálogos e pesquisas centrados na dinâmica da cidade.
Observatório do Mundial Feminino 2019
O Observatório do Mundial Feminino é uma iniciativa da Vert Inteligência Digital, em parceria com o canal Dibradoras e a plataforma de monitoramento Stilingue, e tem como objetivo monitorar o desempenho da seleção brasileira feminina de futebol a partir de informações retiradas das redes sociais, principalmente do Twitter.
No observatório é possível encontrar os termos mais mencionados durante os jogos, a localização dos internautas mais ativos no tema em todo o país, nuvens de palavras e demais análises a respeito dos conteúdos divulgados nas redes naquele período.
Information is beautiful
O Information is Beautiful não é propriamente um observatório, como os anteriores da lista, mas é um exemplo criativo de visualização de dados complexos. Nele, é possível encontrar diversos temas e pesquisas, sempre apresentados de maneira inovadora e bem humorada. Uma das análises do Information is beautiful é um fact checking do documentário "What the health?" (Netflix, 2017). Frame a frame, eles apontam quais das informações do documentário possuem evidência científica ou não.
Uma iniciativa brasileira, que é similar ao Information is beautiful, é a do Nexo Jornal, que apresenta análises em formato de infográficos e atua na intersecção entre o jornalismo e a visualização de dados.
Curtiu esse conteúdo? Uma forma de se manter informado sobre os temas mais relevantes da área de tecnologia e design é assinando a nossa newsletter – gratuita e quinzenal. Para assinar, clique aqui.