Scrum e Kanban: metodologias que mudam a forma de trabalhar

Tecnologia Mar 06, 2018

Já falamos em um outro texto sobre o porquê trabalhamos com metodologias ágeis aqui na Caiena. A verdade é que existem diversos métodos e frameworks orientados por essa abordagem. Mas, por enquanto, vamos apresentar a essência de dois dos que utilizamos aqui. O primeiro deles é o Scrum.

Desenvolvida pelo empreendedor Jeff Sutherland, responsável pela primeira equipe Scrum há mais de vinte anos, essa é uma metodologia - ou um framework de trabalho- que tem como premissa uma nova maneira de equipes trabalharem em projetos de software. Apesar de ter sido criado pensando no cenário dos projetos de software e das empresas de tecnologia, o Scrum pode ser adaptado para a estratégia de marcas de diversos segmentos.

Se quiser conhecer a metodologia de forma mais aprofundada, recomendamos a leitura de Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, livro escrito pelo próprio Sutherland. A obra é bastante didática e traz todos os pilares, porquês e orientações práticas sobre o uso da metodologia – um dos motivos para todos os novos talentos da Caiena ganharem o livro de presente em seu primeiro dia aqui com a gente.

Sutherland define o Scrum como algo semelhante aos sistemas autocorretivos, evolucionários e adaptativos. É uma maneira de trabalhar que pratica os conceitos de aprimoramento contínuo e produtos minimamente viáveis (ou na sigla MVP, Minimum Viable Product) para obter feedback imediato dos consumidores, em vez de esperar até que o projeto tenha sido concluído. Resumindo: o trabalho é voltado para um produto demonstrável com frequência.

O que isso significa?

A possibilidade da demonstração frequente faz com que o produto seja desenvolvido e, consequentemente, aprovado em etapas.

Na prática, isso quer dizer que no Scrum o constante acompanhamento de cada etapa ou ciclo do projeto, por meio das sprints, prevê revisões e alterações no meio do trajeto – e age com eficácia em cada etapa antes do produto final ser entregue.

O termo que dá nome ao método vem do jogo de rúgbi e se refere à maneira como um time trabalha junto para avançar com a bola no campo. É basicamente uma metáfora do que uma equipe deseja fazer. E o motivo pelo qual ela funciona é simples. Sutherland pesquisou a maneira como as pessoas realmente trabalham, em vez de como elas dizem que trabalham.

Outra metodologia de gestão ágil que utilizamos nos projetos da Caiena é o Kanban. Este é um conceito relacionado com a utilização de cartões (Post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série, mas que pode ser aplicado em diversos processos criativos de trabalho para a organização de projetos em atividades.

O Kanban pode ser organizado em uma simples folha de papel, que geralmente é dividida em três colunas: "fazer", "fazendo" e "feito". Dessa forma, o grupo de trabalho consegue descrever as atividades de um projeto em pequenos cartões e distribuí-los para indicar o estágio de cada atividade.

Há uma variedade de abordagens para o Kanban. Mas a maioria concorda que esse é um sistema e um método focado nos seguintes princípios: visualizar o trabalho, limitar as atividades em progresso, explicitar as políticas de trabalho, medir e fazer a gestão do fluxo das atividades e identificar oportunidades de melhorias.

Em posts futuros, a ideia é mostrar de maneira mais detalhada cada uma dessas duas metodologias na prática, exemplificando a aplicação delas no nosso dia a dia e na metodologia da Caiena.

Tem interesse em se aprofundar nesse assunto? Invista alguns minutos para aproveitar as referências ou mande um e-mail para nós, pelo blog@caiena.net. Podemos conversar sobre outras ideias. Compartilhar informação relevante faz parte de quem nós somos.

Thaís Jorge

Jornalista, sempre em busca de projetos nos quais a comunicação esteja envolvida para agregar e mudar realidades. Acredita que saber ouvir é o primeiro passo para construir novas histórias.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies