#blog

Scrum e Kanban: metodologias que mudam a forma de trabalhar

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Já falamos em um outro texto sobre o porquê trabalhamos com metodologias ágeis aqui na Caiena. A verdade é que existem diversos métodos e frameworks orientados por essa abordagem. Mas, por enquanto, vamos apresentar a essência de dois dos que utilizamos aqui. O primeiro deles é o Scrum.

Navegue pelo conteúdo:

O que é Scrum?

Desenvolvida pelo empreendedor Jeff Sutherland, responsável pela primeira equipe Scrum há mais de vinte anos, essa é uma metodologia – ou um framework de trabalho – que tem como premissa uma nova maneira de equipes trabalharem em projetos de software. Apesar de ter sido criado pensando no cenário dos projetos de software e das empresas de tecnologia, o Scrum pode ser adaptado para a estratégia de marcas de diversos segmentos.

Se quiser conhecer a metodologia de forma mais aprofundada, recomendamos a leitura de "Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo", livro escrito pelo próprio Sutherland. A obra é bastante didática e traz todos os pilares, porquês e orientações práticas sobre o uso da metodologia – um dos motivos para todos os novos talentos da Caiena ganharem o livro de presente em seu primeiro dia aqui com a gente.

Sutherland define o Scrum como algo semelhante aos sistemas autocorretivos, evolucionários e adaptativos. É uma maneira de trabalhar que pratica os  conceitos de aprimoramento contínuo e produtos minimamente viáveis (ou na sigla MVP, Minimum Viable Product) para obter feedback imediato dos consumidores, em vez de esperar até que o projeto tenha sido concluído. Resumindo: o trabalho é voltado para um produto demonstrável com frequência.

Por que utilizar o Scrum?

Porque a possibilidade da demonstração frequente, oferecida por essa metodologia, faz com que o produto seja desenvolvido e, consequentemente, aprovado em etapas.

Na prática, isso quer dizer que no Scrum o constante acompanhamento de cada etapa ou ciclo do projeto, por meio das sprints, prevê revisões e alterações no meio do trajeto – e age com eficácia em cada etapa antes do produto final  ser entregue.

De onde vem o termo Scrum?

O termo Scrum que dá nome ao método vem do jogo de rúgbi e se refere à maneira como um time trabalha junto para avançar com a bola no campo. É basicamente uma metáfora do que uma equipe deseja fazer. E o motivo pelo qual ela funciona é simples. Sutherland pesquisou a maneira como as pessoas realmente trabalham, em vez de como elas dizem que trabalham.

O que é Kanban?

Outra metodologia de gestão ágil que utilizamos nos projetos da Caiena é o Kanban. Este é um conceito relacionado com a utilização de cartões (Post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série, mas que pode ser aplicado em diversos processos criativos de trabalho para a organização de projetos em atividades.

O Kanban pode ser organizado em uma simples folha de papel, que geralmente é dividida em três colunas: "fazer", "fazendo" e "feito". Dessa forma, o grupo de trabalho consegue descrever as atividades de um projeto em pequenos cartões e distribuí-los para indicar o estágio de cada atividade.

Há uma variedade de abordagens para o Kanban. Mas a maioria concorda que esse é um sistema e um método focado nos seguintes princípios:  visualizar o trabalho, limitar as atividades em progresso, explicitar as políticas de trabalho, medir e fazer a gestão do fluxo das atividades e identificar oportunidades de melhorias.

Para saber mais

Tem interesse em se aprofundar nesse assunto? Leia também sobre o que é o Manifesto Ágil, como começar uma carreira em gestão ágil e descubra também como se dá o desenvolvimento ágil de softwares!

Se você deseja desenvolver suas habilidades em metodologia ágil com a nossa equipe, confira nossas vagas abertas! Caso não encontre uma oportunidade que atenda ao seu momento de carreira, cadastre-se para receber notificações sobre vagas abertas relacionadas ao seu perfil profissional.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.