O Saber é uma plataforma para o apoio e acompanhamento da situação da rede estadual de ensino paraibana, formada por aproximadamente 660 escolas estaduais, 3.150 escolas municipais, 365 mil alunos e 30 mil servidores. O sistema possui ferramentas de avaliação escolar que permitem o acompanhamento da frequência, evasão ou retenção de estudantes e dá a possibilidade das escolas pesquisarem informações sobre os alunos.

Além disso, possibilita acompanhar os principais indicadores da educação no Estado da Paraíba e a comparação de dados de indicadores de diferentes localidades, gerando o conhecimento necessário para embasar tomadas de decisão e, dessa forma, aumentar a qualidade dos serviços prestados e otimizar a aplicação dos recursos.

Antes da plataforma Saber, a Secretaria de Estado de Educação da Paraíba não tinha clareza sobre o número total de escolas ativas em sua rede nem sobre o número total de matrículas de alunos, a quantidade correta de uniformes que deveria comprar para cada numeração ou a necessidade das escolas por determinados materiais.

Hoje, todas as matrículas de alunos estaduais são realizadas via plataforma Saber. Além disso, os servidores estaduais também têm suas matrículas gerenciadas por lá. O ambiente online ainda conta com Diário de Classe, que possibilita o registro de frequência e das avaliações realizados mensalmente.

As últimas atualizações da plataforma permitem que os responsáveis pelos alunos acompanhem seus desempenhos (frequência, avaliação e comportamento) e que os gestores das escolas recebam notificações sobre os alunos em situação de provável evasão escolar, permitindo ações de prevenção.

Resumo:
Projeto: Saber.
O que é: Uma plataforma para o apoio e acompanhamento da situação da rede estadual de ensino paraibana.
Cliente: Governo do Estado da Paraíba.
Ano: 2015 - 2019.