#blog

Ruby on Rails ainda é relevante?

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Já falamos aqui no blog sobre o que é e por que utilizar Ruby on Rails. Neste texto vamos tratar de um assunto que ainda é polêmico na comunidade de desenvolvimento de software: qual a relevância do Ruby on Rails atualmente? Para responder essa questão é preciso relembrar que algumas tendências da área de tecnologia se mostraram passageiras, outras se consolidaram com o tempo.  

Sempre que é criada uma nova tecnologia, especialmente uma que traz algo inovador, ela se torna viral e de repente centenas de seus usuários e colaboradores surgem em toda parte. Após algum tempo, o hype diminui e o que antes era inovador se torna muito menos emocionante, intrigante e desafiador.

Muito se especula sobre o futuro de tecnologias maduras e consolidadas no mercado, como Ruby ou Java. Várias vezes no ano é possível se deparar com um artigo no Medium decretando o fim de uma tecnologia ou framework. Embora o Rails tenha quase 17 anos, ele não está nem perto de deixar o mundo da programação!

Leia também: Portfólio para desenvolvedores: dicas de recrutadores

O fato de uma tecnologia atingir a maturidade não é necessariamente algo ruim. Maturidade significa código estável e refinado. Aplicações da Web podem ser mantidas, mesmo que não sejam mais escritas na tecnologia do hype do momento.

Afinal, seguir as tendências do momento nem sempre é uma boa ideia. Uma mudança para algo inovador que não esteja maduro o suficiente, por exemplo, pode gerar resultados adversos e aumentar os custos do projeto, ao invés de otimizá-lo. Caso a tecnologia escolhida seja descontinuada, o desenvolvimento ficará comprometido.

Fatores sobre Ruby on Rails para levar em consideração

A maioria das questões críticas com relação à utilização do Ruby on Rails podem ser resolvidas se levarmos em conta alguns fatores: a maturidade da linguagem e do framework, as excelentes ferramentas e bibliotecas disponíveis, além de todo o suporte que a comunidade oferece. Todos esses elementos hoje são muito presentes e fortalecidos quando falamos de RoR e, por isso, afirmamos que sim, Ruby on Rails continua relevante!

Com o empenho necessário, é possível se tornar um expert na construção de aplicativos em Rails!

Na Caiena optamos por utilizar o Ruby on Rails desde o início, porque ele permite que o nosso foco esteja muito mais direcionado no problema que queremos resolver do que nos problemas que a própria linguagem impõe. Assim, aperfeiçoamos a experiência de uso, a qualidade técnica do projeto e a produtividade da equipe de desenvolvimento. Você, como nós, também gosta de programar em Ruby? Confira as nossas vagas.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.