Ruby on Rails ainda é relevante em 2021?

Ruby on Rails Jul 22, 2021

Já falamos aqui no blog sobre o que é e por que utilizar Ruby on Rails. Neste texto vamos tratar de um assunto que ainda é polêmico na comunidade de desenvolvimento de software: qual a relevância do Ruby on Rails atualmente? Para responder essa questão é preciso relembrar que algumas tendências da área de tecnologia se mostraram passageiras, outras se consolidaram com o tempo.  

Sempre que é criada uma nova tecnologia, especialmente uma que traz algo inovador, ela se torna viral e de repente centenas de seus usuários e colaboradores surgem em toda parte. Após algum tempo, o hype diminui e o que antes era inovador se torna muito menos emocionante, intrigante e desafiador.

Muito se especula sobre o futuro de tecnologias maduras e consolidadas no mercado, como Ruby ou Java. Várias vezes no ano é possível se deparar com um artigo no Medium decretando o fim de uma tecnologia ou framework. Embora o Rails tenha quase 17 anos, ele não está nem perto de deixar o mundo da programação!

O fato de uma tecnologia atingir a maturidade não é necessariamente algo ruim. Maturidade significa código estável e refinado. Aplicações da Web podem ser mantidas, mesmo que não sejam mais escritas na tecnologia do hype do momento.

Afinal, seguir as tendências do momento nem sempre é uma boa ideia. Uma mudança para algo inovador que não esteja maduro o suficiente, por exemplo, pode gerar resultados adversos e aumentar os custos do projeto, ao invés de otimizá-lo. Caso a tecnologia escolhida seja descontinuada, o desenvolvimento ficará comprometido.

A maioria das questões críticas com relação à utilização do Ruby on Rails podem ser resolvidas se levarmos em conta alguns fatores: a maturidade da linguagem e do framework, as excelentes ferramentas e bibliotecas disponíveis, além de todo o suporte que a comunidade oferece. Todos esses elementos hoje são muito presentes e fortalecidos quando falamos de RoR e, por isso, afirmamos que sim, Ruby on Rails continua relevante! Com o empenho necessário, é possível se tornar um expert na construção de aplicativos em Rails!

Na Caiena optamos por utilizar o Ruby on Rails desde o início, porque ele permite que o nosso foco esteja muito mais direcionado no problema que queremos resolver do que nos problemas que a própria linguagem impõe. Assim, aperfeiçoamos a experiência de uso, a qualidade técnica do projeto e a produtividade da equipe de desenvolvimento. Você, como nós, também gosta de programar em Ruby? Confira as nossas vagas.

Daniel Moreira

Especialista em Ruby com mais de 9 anos de experiência, aprendeu Rails durante um estágio. Atualmente é Líder de Desenvolvimento na Caiena. Nas horas vagas gosta de compartilhar seu conhecimento.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies