Ruby Empowers! 2ª Edição: inscrições estão abertas!

Mulheres na Tecnologia Mar 11, 2021

Reconhecendo a importância das ações que promovam diversidade no mercado de trabalho, a Caiena apresenta a segunda edição do Ruby Empowers!, formação em Ruby on Rails gratuita e exclusiva para mulheres. Ao todo, 10 pessoas serão selecionadas entre as inscritas, e a formação acontecerá de maneira totalmente remota, nos dias 17 e 24 de abril. A carga horária será de 13 horas e haverá emissão de certificado de participação.

Discutir e propor iniciativas capazes de fomentar a diversidade – principalmente na área de tecnologia, que conta apenas com 37% de mulheres nas funções – tem sido um processo constante na Caiena. A criação de um Comitê de Diversidade, em 2017, composto por membros de todos os times da empresa, permitiu a ampliação do debate sobre o tema e a segunda edição do Ruby Empowers! materializa parte desse trabalho.  

Enxergamos a etapa de formação como fundamental para uma distribuição mais justa de mulheres no setor. E este é apenas o primeiro passo em direção a muitas outras demandas das mulheres no mercado de trabalho, como a equidade nos salários, no reconhecimento, e na ocupação de cargos de liderança.

Informações e inscrição

O Ruby Empowers! 2ª edição será ministrado por Dannie Magalhães e Daniel Moreira, desenvolvedores na Caiena. Nossos critérios de seleção são os pré-requisitos necessários para participar do curso, listados a seguir, e as melhores respostas à pergunta: “Além de cursos de formação, quais ações são importantes para aumentar a presença de mulheres nos postos de trabalho em empresas de tecnologia, do seu ponto de vista?”.

Estamos ansiosos para a segunda edição do evento! A seguir todas as informações a respeito das datas, pré-requisitos e o link de inscrição para o Ruby Empowers!:

Calendário

  • Inscrição das candidatas: 14 a 31 de março de 2021;
  • Seleção das participantes: 1 a 5 de abril de 2021;
  • Anúncio das selecionadas e contato para confirmação de participação: 7 de abril de 2021;
  • Formação em Ruby on Rails: 17 e 24 de abril de 2021, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h.

Pré-requisitos

  • Possuir conhecimentos básicos em bancos de dados – ou comprometer-se a adquiri-los até o início da formação;
  • Ter familiaridade com alguma linguagem de programação ou desenvolvimento web – ou comprometer-se a adquiri-la até início da formação;
  • Ter computador.

Faça sua inscrição aqui abaixo ou pelo link!

Para mais informações, acesse o edital completo.

O que é Ruby on Rails?

Ruby on Rails é um framework livre projetado para tornar a programação de aplicativos web fácil e natural. Também leva a fama de fazer programadoras e programadores mais felizes, por tornar o trabalho de escrever um código mais ágil, limpo e descomplicado. Aqui na Caiena, utilizamos Ruby on Rails em nossos projetos há cerca de oito anos. Além disso, o framework tem sido adotado por cada vez mais empresas nacionais e internacionais. Por isso – e sabendo que Ruby não é ensinado na maioria das universidades – essa formação visa preparar mais mulheres para concorrerem a vagas que exijam esses conhecimentos.

Como foi a primeira edição do Ruby Empowers!

Na primeira edição do Ruby Empowers! as participantes tiveram uma introdução ao Ruby on Rails, passando por itens fundamentais da estrutura Ruby e conceitos orientados a objetos, como os tipos básicos da linguagem, os controladores de fluxo, blocos e classes. As participantes aprenderam – e foram desafiadas – a criar um projeto utilizando o Rails Installer. Para o processo, passaram por diversos conceitos, como instalação de gems e migrações.

Além da parte técnica, foi possível também construir relações entre as pessoas, como durante a conversa sobre o cotidiano de uma programadora e com a criação de uma rede de apoio para troca de informações e experiências – as participantes até fizeram um grupo de WhatsApp para manter o contato! O ambiente de formação se mostrou propício para esse tipo de troca e incentivo, visto que as mulheres são, muitas vezes, desencorajadas a seguir carreira nessa área.

Marta Barbieri

Cientista Social e Assistente de Comunicação na Caiena.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies