#blog

Ruby Empowers: Formação gratuita em Ruby on Rails para mulheres

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

No Brasil, as mulheres na área de tecnologia representam 37% do mercado. Este número já demonstra algum crescimento rumo à equidade de gênero no setor, mas ainda não é suficiente. A inclusão de mulheres não deve ser pensada apenas quando se trata de vagas e processos seletivos, é preciso considerar toda a cadeia, desde a formação profissional.

A criação da formação Ruby Empowers é, então, uma forma de colocar em prática aquilo que acreditamos na Caiena: um ambiente diverso é fundamental para gerar inovação e impacto social. Enxergamos a etapa de formação como fundamental para uma distribuição mais justa de mulheres no setor. E este é apenas o primeiro passo em direção a muitas outras demandas das mulheres no mercado de trabalho, como a equidade nos salários, no reconhecimento, e na ocupação de cargos de liderança.

O Ruby Empowers é uma formação gratuita, direcionada às mulheres, em que são ensinados os conceitos fundamentais da linguagem Ruby combinada ao framework Rails. Durante os dias de formação são apresentados os tipos básicos da linguagem, os controladores de fluxo, blocos e classes, além da instalação de gems e migrações.

A seguir, contaremos como foi a experiência da primeira e da segunda edição da formação e ainda fazer um convite para a próxima!

Primeira edição

A primeira edição aconteceu nos dias 20 e 27 de abril de 2019 e foi ministrada por Lidiane Taquehara – desenvolvedora Ruby on Rails com experiência em metodologias ágeis – e Denis Tierno – desenvolvedor full stack com 12 anos de experiência na área. As dez selecionadas puderam participar da formação e criar um ambiente de aprendizagem muito rico.

A relação de troca e companheirismo que as participantes estabeleceram logo de cara foi uma das melhores surpresas para nós! Elas até criaram um grupo de WhatsApp da formação e todos os momentos de intervalo foram usados para compartilhar experiências profissionais, outros cursos de desenvolvimento e também angústias em relação à falta de ambientes mais convidativos para mulheres na área de tecnologia. Veja o que as alunas dessa primeira edição acharam:

Gostei da organização do conteúdo, a linguagem clara e objetiva utilizada nas aulas, os professores maravilhosos!”
Devido ao tamanho da turma, temos bastante atenção dos professores para todas as dúvidas, mesmo que tome mais tempo.”

Segunda edição

A segunda edição aconteceu de forma totalmente remota, nos dias 17 e 24 de abril de 2021 e foi ministrada por Dannie Magalhães – engenheira de software na Caiena e palestrante em várias iniciativas de TI, como o Rails Girls SP – e Daniel Moreira, engenheiro de software na Caiena e especialista em Ruby on Rails.

Além de todos os aprendizados técnicos, um momento importante da formação foi a conversa realizada pelo João Paulo Gotardo, líder da área de pessoas, a respeito dos desafios e das possíveis áreas de atuação no mercado de tecnologia.

Ao final da formação, as participantes deixaram um feedback sobre a experiência:

A formação nos deu um caminho, e possibilidade de melhorar em Ruby e aprender sempre mais. Eu amei demais!”
A iniciativa da Caiena em formar mulheres em Ruby on Rails já foi incrível! Agradeço muito pelo incentivo, isso é muito importante, principalmente para mulheres, estudantes, que queiram se inserir na área.”

Terceira edição

Gostou da nossa iniciativa? Em breve teremos a terceira edição do Ruby Empowers e esperamos contar com sua participação. Inscreva-se para receber os detalhes assim que tivermos tudo pronto!

A criação do Ruby Empowers é uma das ações do Comitê de Diversidade da Caiena, criado em 2017 e composto por membros de todos os times. Seu intuito é que essas discussões tenham sempre espaço e relevância na empresa! Se identificou com nossos valores? Confira as vagas abertas!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.