REDs – como os recursos educacionais digitais impactam o aprendizado

Educação 22 de Fev de 2022

Vivemos um momento de intensificação da nossa vida digital: trabalhamos, estudamos, fazemos compras e até nos encontramos com os amigos online. Não é à toa que o assunto do momento é o metaverso – uma imersão ainda mais profunda das vivências cotidianas em espaço virtual.

Na educação o cenário não é diferente: a tecnologia tem propiciado, cada vez mais, novas experiências de ensino e aprendizagem. Porém, segundo alguns especialistas, essas mudanças ainda ocorrem a passos lentos. Em entrevista à Você S/A, ​​Thiago Chaer, CEO da Future Education, afirma que:

Tudo evoluiu, menos os modelos de aprendizagem. O sistema educacional precisa inovar para trabalhar as competências exigidas no mercado no século 21, como habilidades socioemocionais, além de inteligência artificial e automação. É uma mudança reativa.

Neste texto vamos apresentar o conceito de recursos educacionais digitais e quais as suas aplicações no contexto escolar. Confira!

Navegue pelo conteúdo:

O que são Recursos Educacionais Digitais?

Recursos educacionais digitais (REDs) são todos aqueles elementos que, mediados pela tecnologia, são utilizados para aprendizagem. Podemos considerar como recursos educacionais digitais os mais diversos tipos de materiais didáticos, apresentados em diferentes formatos e plataformas.

Quando falamos sobre REDs, devemos nos atentar que este é um conceito amplo. Não se trata apenas de pensar recursos para propiciar o ensino à distância (EAD), por exemplo. Os recursos educacionais digitais são ferramentas de suporte para aulas cada vez mais interativas e capazes de corresponder às demandas do nosso tempo.

Exemplos de recursos educacionais digitais

Os recursos educacionais digitais variam de acordo com as necessidades e com a infraestrutura de cada instituição. Sua aplicação é voltada não somente aos alunos, mas também aos docentes, gestores e toda a comunidade escolar.

Alguns exemplos de recursos educacionais digitais são jogos educativos, plataformas de gerenciamento de currículo, ambientes virtuais de aprendizagem, repositórios digitais, observatórios de dados e aplicativos.

O uso dessas plataformas fomenta a autonomia, a interação, a criatividade e até a motivação dos agentes. Afinal, é importante considerar a diversão e o entusiasmo durante o durante o processo de aprendizagem, como mostraremos ainda neste texto!

Recursos educacionais digitais no cotidiano escolar

Inserir vídeos e filmes como parte das aulas é uma forma simples de começar a utilizar recursos educacionais digitais em sala. Outra forma de início é através da integração do conteúdo das aulas com aplicativos de aprendizagem – como Duolingo, voltado ao aprendizado de novos idiomas – que podem até já fazer parte da vida dos alunos.

Porém, aqui vai uma reflexão essencial: não é preciso apenas ter os REDs em mãos, é preciso capacitar os agentes para o uso! Essa é uma forma de garantir que estejam sendo utilizados materiais confiáveis e de fontes seguras de informação.

Futuro da educação

Separamos dois elementos para se atentar quando o assunto é o futuro da educação e os avanços tecnológicos:

Edtechs

Educação + tecnologia compõem a palavra edtech, que caracteriza as empresas voltadas à inovação do setor educacional, seja usando a tecnologia como facilitadora de processos de aprendizagem ou no aprimoramento dos sistemas educacionais.

No Brasil, o número de edtechs cresceu 26% de 2019 para 2020, chegando a 566 empresas, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Startups. Voltada a todas as etapas de ensino – desde a educação infantil, fundamental, superior, até cursos livres – a atuação das edtechs pode ser compreendida entre duas categorias: aquelas com foco em software (conteúdos, ferramentas e plataformas) ou em hardware (recurso educacional físico).

Edutainment

O termo em inglês edutainment é uma união das palavras educação e entretenimento e diz respeito à criação de estratégias e ações para tornar o ensino mais prazeroso e dinâmico, com o intuito de engajar cada vez mais os alunos no processo.

A tecnologia é a principal aliada do edutainment. Afinal, ela proporciona uma forma ímpar de aproximar os conteúdos de uma geração que já nasce inserida no contexto digital. Os 4 princípios do edutainment são: envolvimento, imersão, interação e diversão.

Conclusão

Recursos educacionais digitais são um tema recorrente nas discussões sobre educação, pois representam uma forma de impulsionar práticas inovadoras no ensino. A atualização dessas ferramentas aparece como uma necessidade diante do nosso contexto, profundamente conectado às redes.

A Caiena tem experiência em produtos digitais educacionais e, por isso, procura estar sempre atenta ao que se tem de novo no setor. Uma forma de acompanhar com antecedência nossos conteúdos é assinando a nossa newsletter – gratuita e quinzenal. Para assinar, clique aqui.

Marta Barbieri

Cientista Social e Assistente de Comunicação na Caiena.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies