Papel dos protótipos na criação de produtos digitais

Design Set 28, 2020

Um protótipo é a versão inicial ou simulada de um produto criada para testar e validar ideias junto dos stakeholders, como clientes e usuários. Além disso, elaborar o protótipo é uma oportunidade para a equipe responsável aprofundar sua própria compreensão do produto e refinar suas propostas.


Baixe nossos templates com o passo a passo para avançar na construção do seu projeto!


Navegue pelo conteúdo:

Os principais elementos da prototipagem

A prototipagem pode incorporar vários elementos de um produto digital: cores, títulos dos campos e dos botões, posições de cada elemento nas páginas, estrutura e fluxos possíveis para a navegação dos usuários.

Entre todos esses elementos, os mais importantes são a estrutura e os fluxos de navegação, ou seja, a definição de quais páginas, setores, abas e botões são essenciais para o produto e como deve ser a amarração entre cada um deles. Elementos como cores e nome dos campos e dos botões são importantes, mas têm menos prioridade inicialmente, já que podem ser alterados com mais facilidade, mesmo durante o desenvolvimento do produto.

A prototipagem é essencial para que tanto a equipe quanto os clientes possuam uma concepção madura do produto antes de ele entrar na fase de desenvolvimento. Isso garante economia de tempo e dinheiro, pois torna o desenvolvimento mais objetivo e diminui a necessidade de mudanças estruturais tanto durante sua construção quanto após o lançamento.

Os níveis de protótipos

Baixa fidelidade

Os protótipos de baixa fidelidade são desenhos e fluxogramas feitos em papel ou ferramentas como PowerPoint. Nesse momento, o mais importante é identificar quais são os principais elementos do produto (informações, menus, páginas etc.) e quais devem ser as interações disponíveis aos usuários.

Folhas brancas com retângulos desenhados simulando tela de celular, dentro do retângulo têm desenhos simulando botões, campos e imagens de um app. Protótipo de baixa fidelidade.

Média fidelidade

Protótipos de média fidelidade são visualmente mais parecidos com o produto final esperado, incluindo propostas de ícones e cores e demonstrando os fluxos por meio da ordem em que as telas aparecem desenhadas. Podem ser feitos no Balsamiq, por exemplo.

Alta fidelidade

Esses protótipos são os mais interessantes de se compartilhar com os clientes. Além de incorporar a identidade visual, os protótipos de alta fidelidade são navegáveis. Ou seja, alguns dos ícones e botões são clicáveis, e é possível realmente realizar os fluxos planejados. Para isso, existem ferramentas como Figma e Sketch.

Apresentando o protótipo para clientes

É muito importante analisar os protótipos de média e alta fidelidade junto com usuários e clientes. Afinal, são eles que realmente conhecem as regras daquele negócio. Na Caiena, já realizamos essa etapa com parceiros dos mais variados setores, na iniciativa pública e privada, e aprendemos algumas coisas que valem para praticamente todos os casos:

  • É importante explicar para os participantes o que buscamos aprovar naquele momento: devemos nos atentar aos caminhos que o usuário percorrerá ao usar o produto? Ou nessa etapa o importante é definir a ordem dos campos e botões e os nome de cada um deles?
  • Além disso, é interessante que alguém com conhecimentos de desenvolvimento participe da apresentação, já que é muito natural que o cliente sugira funções, ferramentas e integrações, perguntando se é tecnicamente possível implementá-las e quanto investimento elas demandariam.
  • Outro ponto essencial é compartilhar o protótipo com os usuários e clientes após a reunião para que eles possam navegar sozinhos, e pedir que anotem dúvidas e sugestões.

Conclusão

O protótipo é a versão inicial do seu produto e é seu principal aliado para amadurecê-lo e refiná-lo antes mesmo de iniciar o desenvolvimento. Os protótipos podem começar em uma folha de papel, passar pelo photoshop e chegar até uma ferramenta mais robusta, que realmente simula o uso do sistema sendo criado.

Além de ajudar a equipe, os protótipos são muito vantajosos para quem contratou aquele serviço. Ao acompanhar a evolução da prototipagem, os clientes ficam muito mais integrados ao desenvolvimento do produto e já sabem o que esperar do resultado.

Além disso, os protótipos de alta fidelidade são muito úteis para buscar parceiros e investidores, já que dão uma visão extremamente realista de como será o produto final.


Baixe nossos templates com o passo a passo para avançar na construção do seu projeto!


LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies