#blog

5 plataformas para o desenvolvimento de protótipos

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Uma das etapas mais importantes durante a criação de produtos digitais é a prototipação, ou seja, o desenvolvimento de protótipos. Um protótipo é a versão inicial ou simulada de um produto, criado para que as ideias possam ser testadas e validadas pelos stakeholders, como clientes e usuários, antes de seu lançamento oficial.

Na Caiena, por exemplo, a etapa que precede o início do desenvolvimento do software é justamente a criação dos protótipos navegáveis. Isso dá solidez às hipóteses levantadas durante a pesquisa e possibilita a todos visualizar e testar a experiência do usuário.

A elaboração de um protótipo é fundamental para a equipe responsável aprofundar sua própria compreensão do produto e refinar suas propostas. Neste texto, vamos apresentar as etapas da criação de um protótipo e listar as principais plataformas utilizadas para este fim.

Navegue pelo conteúdo:

Wireframe, Mockup e Protótipo

Primeiro, é importante conhecer alguns dos termos mais utilizados para se referir às etapas de criação do protótipo de um produto digital – que pode ser uma página da web, um aplicativo ou um software.

Imagine a seguinte situação: você tem uma ideia e deseja registrá-la rapidamente para não se esquecer. É comum pegar o lápis e o papel para fazer isso. A criação de um produto digital também pode começar assim, a partir de desenhos simples no papel, que contenham os principais elementos que irão compor aquela tela.

Também é possível fazer os primeiros rascunhos de tela utilizando o computador. Estes rascunhos iniciais, qualquer que seja o meio, são os chamados wireframes.

O wireframe é uma representação de baixa fidelidade, ou seja, é um modelo que ainda está distante de como será o produto final. Nele, podem ser esboçados os elementos iniciais do seu produto, como os principais blocos de conteúdo e uma descrição básica da interface de usuário.

Já o mockup está um passo adiante: é uma representação mais próxima do produto final. O mockup não pode ser desenhado em papel, pois demanda que as estruturas do produto já estejam refinadas. É nesta etapa que a equipe discutirá sobre cores e tipografia, e pode até obter feedback dos usuários a respeito da aparência do produto.

Porém, o mockup de um projeto não é clicável, nem possui interação. Este é o diferencial do protótipo, que já é uma representação de alta fidelidade que simula as interações do usuário. Seu foco está nos aspectos visuais e funcionais do produto. Ao utilizar um protótipo é possível testar e experimentar a interação, com o intuito de ter mais assertividade nas tomadas de decisão.  

Wireframe, mockup e protótipo, portanto, não são a mesma coisa. Essas nomenclaturas são utilizadas para definir as etapas de desenvolvimento de um produto, desde sua ideia até a sua materialização.

Leia também: O que são protótipos e como usá-los para criar produtos digitais

5 plataformas para criação de protótipos

Designers – principalmente designers de produto – têm bastante experiência com o uso dessas plataformas e sabem da sua importância para a criação de um produto funcional, que realmente faça sentido para o cliente e seus usuários.

Por isso, ouvimos José Ronchi e Daniel Lucas – designers aqui da Caiena – a respeito das plataformas que mais utilizam e as listamos a seguir:

1. Balsamiq

O Balsamiq é uma das principais plataformas para criação de wireframes, utilizado exclusivamente para a criação de telas iniciais, com baixa fidelidade.

2. Figma

O Figma é uma aplicação web utilizada para criar protótipos interativos e navegáveis com um diferencial: a possibilidade de ser feito de maneira colaborativa! Ou seja, toda a equipe envolvida pode ter acesso ao projeto e compartilhar suas ideias e alterações ao protótipo.

3. Sketch

Plataforma para criação de protótipos, o Sketch permite a navegação e interação com a interface do produto em desenvolvimento. O Sketch foi criado especificamente para usuários de Mac OS e costuma ser de fácil assimilação aos usuários.

4. Framer

Utilizado principalmente para o design de apps, o Framer possibilita a criação de protótipos, com navegação e microinterações, além de predefinições para Android e iOS.

5. Adobe XD

Versátil, o Adobe XD pode ser usado em todas as etapas da criação de um protótipo, desde os esboços iniciais até as telas interativas. Por conta disso, é uma das ferramentas mais populares de design de interface e experiência.

Leia também: Metodologia para o desenvolvimento de produtos digitais

Resumo


O que é wireframe?

O wireframe é uma representação de baixa fidelidade. Nesta fase são esboçados os elementos iniciais do seu produto, como os principais blocos de conteúdo e uma descrição básica da interface.

O que é mockup?

O mockup é uma representação mais próxima do produto final e contém as estruturas principais já refinadas, porém não permite interação do usuário. É nesta etapa que se discute a aparência da plataforma, como as cores e a tipografia.

O que é protótipo?

O protótipo é uma representação de alta fidelidade que simula as interações do usuário. Seu foco está nos aspectos visuais e funcionais do produto.

Conclusão

Cada usuário pode ter sua plataforma preferida para criação de protótipos, seja por afinidade e adaptação ou por corresponder às necessidades de um projeto específico.

Lembre-se que os protótipos são versões iniciais de um produto, feitos para validar as funcionalidades junto de clientes e usuários, e não devem ser perfeitos. As etapas de discussões e testes são fundamentais para validar as propostas e, só então, chegar ao produto final. Ajustes são sempre necessários!

O time de design aqui da Caiena está sempre criando soluções criativas e crescendo – e adoraria contar com seu talento. Se quiser enviar seu portfólio para uma de nossas oportunidades, veja nossas vagas!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.