5 plataformas para o desenvolvimento de protótipos
Na criação de produtos digitais uma etapa muito importante é a de prototipação, ou seja, o desenvolvimento de protótipos. Um protótipo é a versão inicial ou simulada de um produto, criado para que as ideias possam ser testadas e validadas pelos stakeholders, como clientes e usuários, antes de seu lançamento oficial.
A elaboração de um protótipo é fundamental para a equipe responsável aprofundar sua própria compreensão do produto e refinar suas propostas. Neste texto, vamos apresentar as etapas da criação de um protótipo e listar as principais plataformas utilizadas para este fim.
Navegue pelo conteúdo:
Wireframe, Mockup e Protótipo
Primeiro, é importante conhecer alguns dos termos mais utilizados para se referir às etapas de criação do protótipo de um produto digital – que pode ser uma página da web, um aplicativo ou um software.
Imagine a seguinte situação: você tem uma ideia e deseja registrá-la rapidamente para não se esquecer. É comum pegar o lápis e o papel para fazer isso. A criação de um produto digital também pode começar assim, a partir de desenhos simples no papel, que contenham os principais elementos que irão compor aquela tela.
Também é possível fazer os primeiros rascunhos de tela utilizando o computador. Estes rascunhos iniciais, qualquer que seja o meio, são os chamados wireframes.
O wireframe é uma representação de baixa fidelidade, ou seja, é um modelo que ainda está distante de como será o produto final. Nele, podem ser esboçados os elementos iniciais do seu produto, como os principais blocos de conteúdo e uma descrição básica da interface de usuário.
Já o mockup está um passo adiante: é uma representação mais próxima do produto final. O mockup não pode ser desenhado em papel, pois demanda que as estruturas do produto já estejam refinadas. É nesta etapa que a equipe discutirá sobre cores e tipografia, e pode até obter feedback dos usuários a respeito da aparência do produto.
Porém, o mockup de um projeto não é clicável, nem possui interação. Este é o diferencial do protótipo, que já é uma representação de alta fidelidade que simula as interações do usuário. Seu foco está nos aspectos visuais e funcionais do produto. Ao utilizar um protótipo é possível testar e experimentar a interação, com o intuito de ter mais assertividade nas tomadas de decisão.
Wireframe, mockup e protótipo, portanto, não são a mesma coisa. Essas nomenclaturas são utilizadas para definir as etapas de desenvolvimento de um produto, desde sua ideia até a sua materialização.
5 plataformas para criação de protótipos
Designers – principalmente designers de produto – têm bastante experiência com o uso dessas plataformas e sabem da sua importância para a criação de um produto funcional, que realmente faça sentido para o cliente e seus usuários.
Por isso, ouvimos José Ronchi e Daniel Lucas – designers aqui da Caiena – a respeito das plataformas que mais utilizam e as listamos a seguir:
1. Balsamiq
O Balsamiq é uma das principais plataformas para criação de wireframes, utilizado exclusivamente para a criação de telas iniciais, com baixa fidelidade.
2. Figma
O Figma é uma aplicação web utilizada para criar protótipos interativos e navegáveis com um diferencial: a possibilidade de ser feito de maneira colaborativa! Ou seja, toda a equipe envolvida pode ter acesso ao projeto e compartilhar suas ideias e alterações ao protótipo.
3. Sketch
Plataforma para criação de protótipos, o Sketch permite a navegação e interação com a interface do produto em desenvolvimento. O Sketch foi criado especificamente para usuários de Mac OS e costuma ser de fácil assimilação aos usuários.
4. Framer
Utilizado principalmente para o design de apps, o Framer possibilita a criação de protótipos, com navegação e microinterações, além de predefinições para Android e iOS.
5. Adobe XD
Versátil, o Adobe XD pode ser usado em todas as etapas da criação de um protótipo, desde os esboços iniciais até as telas interativas. Por conta disso, é uma das ferramentas mais populares de design de interface e experiência.
Resumo
- O que é wireframe?
O wireframe é uma representação de baixa fidelidade. Nesta fase são esboçados os elementos iniciais do seu produto, como os principais blocos de conteúdo e uma descrição básica da interface.
- O que é mockup?
O mockup é uma representação mais próxima do produto final e contém as estruturas principais já refinadas, porém não permite interação do usuário. É nesta etapa que se discute a aparência da plataforma, como as cores e a tipografia.
- O que é protótipo?
O protótipo é uma representação de alta fidelidade que simula as interações do usuário. Seu foco está nos aspectos visuais e funcionais do produto.
Conclusão
Cada usuário pode ter sua plataforma preferida para criação de protótipos, seja por afinidade e adaptação ou por corresponder às necessidades de um projeto específico.
Lembre-se que os protótipos são versões iniciais de um produto, feitos para validar as funcionalidades junto de clientes e usuários, e não devem ser perfeitos. As etapas de discussões e testes são fundamentais para validar as propostas e, só então, chegar ao produto final. Ajustes são sempre necessários!
O time de design aqui da Caiena está sempre criando soluções criativas e crescendo – e adoraria contar com seu talento. Se quiser enviar seu portfólio para uma de nossas oportunidades, veja nossas vagas!