Conheça as principais tendências de design para 2022
Para começar bem o ano, e os projetos, apresentaremos aqui os principais reports de design – nacionais e internacionais. Com tendências para os diversos segmentos do design, as publicações se propõem também a elencar assuntos que poderão render discussões ao longo do ano – como o papel do design na transformação dos comportamentos e percepções do mundo.
Este pode ser um guia para seu planejamento de início de ano, e também para consultas e inspirações futuras. Boa leitura!
Navegue pelo conteúdo:
Além de promoverem reflexões, os artigos desse relatório têm o intuito de provocar o leitor, como sugere o criador Victor Guerra. Ao todo, são 64 vozes emergentes, e diversas, do design brasileiro que tratam de experiência do usuário, conteúdo e inovação. Confira alguns dos tópicos:
- Ainda vale a pena fazer análise heurística? - Elizete Ignácio;
- UX Writing: a construção do texto e a variação linguística do Brasil - Jeane Bispo;
- Precisamos parar de subestimar o Visual Design - Victor Augusto;
- Futures Thinking: a metodologia dos inquietos - Yasmin Conolly;
- Desenhistas de conteúdo num mundo híbrido - Gabriel Pêra;
- Content design, acessibilidade, design inclusivo e o saco vazio que não para em pé - Cecí Romera.
Voltado aos profissionais do design gráfico, o site 99designs aposta em inspirações do passado como uma forte tendência para 2022. Confira a lista seguir:
- Nostalgia anos 1990;
- Lettering experimental;
- Ukiyo-e flat design;
- Daydream doodles;
- Anti-design;
- Escapismo;
- Inspiração no ano 2000;
- Padrões paramétricos;
- Estilo Frasurbane;
- Maximalismo;
- Bubble shapes;
- Grunge revival.
Mais do que apontar para tendências, o intuito da UX Collective é apontar para temas que possam enriquecer as discussões na comunidade do design ao longo do ano que se inicia. Os tópicos tratados no report são:
- Por que seguir um framework não garante bons resultados;
- Como a criação de conteúdo se tornou um full time job para designers;
- Como a pandemia nos tornou dependentes dos calendários;
- É possível salvar o mundo e as metas de negócios ao mesmo tempo?
As tendências apontadas pela Creative Bloom levaram em consideração uma mudança que impactou o trabalho dos designers em 2021: o Google passou a privilegiar as páginas mais responsivas, ou seja, aquelas que deram ênfase na usabilidade tiveram um melhor desempenho. Assim, UX/UI designers precisam se preocupar ainda mais com velocidade de carregamento, interatividade, navegação segura e estabilidade visual das páginas criadas. A seguir, algumas tendências apresentadas pela plataforma:
- Diversão e otimismo;
- Web design consciente;
- Tons de terra suaves;
- Design 3D e multimídia;
- ScrollyTelling (interações à medida da rolagem da tela);
- Design interativo levado ao limite.
O site GraphicMama elenca, anualmente, as principais tendências para o design gráfico. Em 2022, foi definido que as tendências devem caminhar para a nostalgia, movimento e um comportamento mais mente aberta. A seguir é possível acessar cada uma das tendências:
- 2D/3D Mashup;
- Fontes com Twist;
- Textura de vidros e cristais;
- Candy colors;
- Serigrafia;
- Art Deco;
- Paper Cutout;
- Personagens 3D;
- Design Holográfico;
- Temática psicodélica.
É referência que você quer, designer? O Pinterest é um dos lugares mais utilizados quando o assunto é busca de ideias e referências. Falar em tendências para o ano é também se antecipar, como prever o futuro. Este é o intuito da rede social ao afirmar que 8 em 10 previsões de 2021 se tornaram realidade, então “nosso relatório mostra o que ainda não é tendência, mas vai ser.” A seguir, algumas das referências visuais para 2022, segundo o Pinterest:
Considerando as rápidas mudanças às quais a sociedade esteve sujeita nos últimos anos, o Dribble fez uma publicação com as tendências do web design que se farão presentes neste ano:
- Dark Mode;
- Preparação para o metaverso;
- Design brincalhão e nostálgico;
- Experiências digitais na indústria da moda via AR e VR.
O que achou das tendências para o ano? Fizemos esse levantamento de tendências em 2020 e 2021, caso queira relembrar!