Conheça as principais tendências de design para 2022

Design 19 de Jan de 2022

Para começar bem o ano, e os projetos, apresentaremos aqui os principais reports de design – nacionais e internacionais. Com tendências para os diversos segmentos do design, as publicações se propõem também a elencar assuntos que poderão render discussões ao longo do ano – como o papel do design na transformação dos comportamentos e percepções do mundo.

Este pode ser um guia para seu planejamento de início de ano, e também para consultas e inspirações futuras. Boa leitura!

Navegue pelo conteúdo:

Design 2022

Além de promoverem reflexões, os artigos desse relatório têm o intuito de provocar o leitor, como sugere o criador Victor Guerra. Ao todo, são 64 vozes emergentes, e diversas, do design brasileiro que tratam de experiência do usuário, conteúdo e inovação. Confira alguns dos tópicos:

99designs

Voltado aos profissionais do design gráfico, o site 99designs aposta em inspirações do passado como uma forte tendência para 2022. Confira a lista seguir:

UX Collective

Mais do que apontar para tendências, o intuito da UX Collective é apontar para temas que possam enriquecer as discussões na comunidade do design ao longo do ano que se inicia. Os tópicos tratados no report são:

  • Por que seguir um framework não garante bons resultados;
  • Como a criação de conteúdo se tornou um full time job para designers;
  • Como a pandemia nos tornou dependentes dos calendários;
  • É possível salvar o mundo e as metas de negócios ao mesmo tempo?

Creative Bloom

As tendências apontadas pela Creative Bloom levaram em consideração uma mudança que impactou o trabalho dos designers em 2021: o Google passou a privilegiar as páginas mais responsivas, ou seja, aquelas que deram ênfase na usabilidade tiveram um melhor desempenho. Assim, UX/UI designers precisam se preocupar ainda mais com velocidade de carregamento, interatividade, navegação segura e estabilidade visual das páginas criadas. A seguir, algumas tendências apresentadas pela plataforma:

  • Diversão e otimismo;
  • Web design consciente;
  • Tons de terra suaves;
  • Design 3D e multimídia;
  • ScrollyTelling (interações à medida da rolagem da tela);
  • Design interativo levado ao limite.

GraphicMama

O site GraphicMama elenca, anualmente, as principais tendências para o design gráfico. Em 2022, foi definido que as tendências devem caminhar para a nostalgia, movimento e um comportamento mais mente aberta. A seguir é possível acessar cada uma das tendências:

Pinterest

É referência que você quer, designer? O Pinterest é um dos lugares mais utilizados quando o assunto é busca de ideias e referências. Falar em tendências para o ano é também se antecipar, como prever o futuro. Este é o intuito da rede social ao afirmar que 8 em 10 previsões de 2021 se tornaram realidade, então “nosso relatório mostra o que ainda não é tendência, mas vai ser.” A seguir, algumas das referências visuais para 2022, segundo o Pinterest:

Dribble

Considerando as rápidas mudanças às quais a sociedade esteve sujeita nos últimos anos, o Dribble fez uma publicação com as tendências do web design que se farão presentes neste ano:

  • Dark Mode;
  • Preparação para o metaverso;
  • Design brincalhão e nostálgico;
  • Experiências digitais na indústria da moda via AR e VR.

O que achou das tendências para o ano? Fizemos esse levantamento de tendências em 2020 e 2021, caso queira relembrar!

Marta Barbieri

Cientista Social e Assistente de Comunicação na Caiena.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies