#blog

Principais reports sobre as tendências de design para 2021

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Uma seleção dos reports mais interessantes do ano. Confira também as tendências de 2022!

Designers e devs puderam ver de perto as rápidas mudanças que aconteceram no setor de design e tecnologia ao longo de 2020. A alteração na rotina das pessoas, devido à pandemia, se traduziu também em novas formas de se comunicar, comprar e fazer buscas na web. Os sites, apps e produtos digitais tiveram de se adaptar rapidamente às novas demandas.

E este é um ponto comum em todos os reports de design de 2021: a mudança na abordagem das tendências e o ato de "recalcular a rota" diante do que foi o ano de 2020.

Não basta apenas propor tendências que sejam agradáveis esteticamente, é preciso que o design esteja alinhado às discussões atuais e a serviço das necessidades das pessoas. Por isso, em vários dos reports destacou-se a visualização de dados e a tipografia como aliadas para representar precisão e seriedade nas informações. Além disso, todos reafirmaram a importância de que o design também atue como fonte de esperança e não perca de vista o impacto social que é capaz de produzir.

O resumo dos reports que apresentamos a seguir poderá servir como um guia de consultas ao longo do ano, sempre que for necessário se inteirar de alguma discussão ou buscar referências.

Navegue pelo conteúdo:

Design 2021 - Uma visão brasileira e colaborativa sobre design e comunidade

O designer Vitor Guerra decidiu reunir um grupo de profissionais no ano passado para elaboração de um relatório de tendências de design a partir do ponto de vista brasileiro. O material fez sucesso e eles repetiram a dose este ano. Segundo Vitor, o foco dessa vez não foram as previsões, mas as "reflexões sutis ou profundas sobre o futuro. Mais perguntas que respostas. Em geral, um otimismo atento". Separamos então, algumas dessas reflexões:

  1. A antiga, porém nova verdade sobre o DesignOps;
  2. Reflexões sobre a Escuta no Design de Experiências;
  3. Design de experiência contra o racismo algorítmico;
  4. O conceito equivocado de público-alvo que exclui pessoas;
  5. UX Writing: o desafio constante de aprender a se comunicar;
  6. O papel do designer na desconstrução do ciclo da invisibilidade;
  7. Finalmente uma descentralização geográfica do design brasileiro?.

Ao todo são 93 textos feitos por designers brasileiros expressivos na atualidade. Em cada um dos textos há também o contato de cada um, caso queira acompanhar seus trabalhos ou segui-los nas redes sociais. Uma coisa legal é que todos os textos também estão disponíveis em áudio.

Creative Bloom - The biggest web design trends set to dominate in 2021

A plataforma Creative Boom elaborou uma lista com as cinco principais tendências do web design em 2021. Para acompanhar a lista, preparou também um site com a aplicação desse apanhado de referências. Ver as sugestões das tendências aplicadas na prática pode ser uma boa fonte de inspiração para criação!

  1. Vida na tela: experiências digitais imersivas estão substituindo a vida real;
  2. Sua UI, por você: interfaces totalmente customizáveis refletirão o estilo e a identidade dos usuários;
  3. Design-ativismo: designers adotam fontes bold e icônicas para enfrentar as injustiças;
  4. Feliz e saudável: designers estão priorizando o cuidado com a saúde física e mental, adotando uma linguagem visual positiva;
  5. Esperança através do design: visuais otimistas podem retratar o que queremos ver adiante.

UX Collective - 100 design lessons for 2021

A UX Collective fez uma lista com cem lições para o ano que se inicia. A maior parte das dicas é anexada a um texto que se aprofunda no tema, tornando seu conteúdo ainda mais rico.

  1. Agir mais do que falar. Ouvir mais do que agir;
  2. "A comunidade do design não deve mais ficar em silêncio" — Harrison Wheeler;
  3. É hora de parar de usar "gosto" e "não gosto" nas reviews sobre produtos;
  4. Certifique-se de que as palavras que está usando são mesmo adequadas;
  5. Acessibilidade não deve ser um passo no seu projeto, mas um modo de pensar;
  6. Facilitar no design nem sempre é a melhor saída;
  7. Empatia não é suficiente;
  8. Algoritmos não são neutros.

As cem lições são, também, uma forma de demonstrar que é possível aprender com os erros do passado para criar projetos de design cada vez melhores no futuro.

Venngage - Graphic Design 2021: The HOTTEST graphic design trends you need to know about for 2021

As tendências para o design gráfico apresentadas pela Venngage sugerem a continuidade de algumas tendências do ano passado, como as muted colors. Para as novidades deste ano, destacam a importância da seriedade no trato das informações em um momento como o que vivemos. Por isso, a fonte Serif clássica ocupa a primeira posição da lista.

  1. Fonte Serif clássica;
  2. Ícones planos;
  3. Formas geométricas;
  4. Uso de texto nos vídeos;
  5. Material para social media em formato carrossel no Instagram;
  6. Visualização de dados;
  7. Muted colors, "cores mudas" em tradução literal, que lembram tons pastéis.

Os novos hábitos adquiridos durante a pandemia impactaram também a forma com que consumimos conteúdo e o relatório da Venngage demonstra bem isso.

GraphicMama - Web Design Trends 2021 - The Future of UI UX Design

Apresentado também em formato de texto, para quem preferir, a lista de tendências do design feita pela plataforma GraphicMama aposta em estilos que irão marcar presença em 2021, como a retomada da estética dos anos 1990 e das fontes que simulam a escrita à mão.

  1. Ilustrações em cartoon;
  2. 3D e efeitos de profundidade;
  3. Distorção, glitch e noise;
  4. Experiência anos 90;
  5. Micro animações e interações;
  6. Experimentos com cores;
  7. Fontes bold;
  8. Style feito à mão;
  9. Ilustrações e animações 3D;
  10. Minimalismo.

Além de ser funcional ao usuário, a GraphicMama destaca a importância de que o design possa imprimir um modo de ser único, memorável e capaz de produzir sensações em quem vê.  

Gostaria de receber mais conteúdos deste tipo? Uma forma de se manter informado sobre os temas mais relevantes da área de tecnologia, é assinando a nossa newsletter – gratuita e quinzenal. Para assinar, preencha o formulário abaixo.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.