#blog

Preciso de uma consultoria de tecnologia para meu projeto?

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Neste texto, falaremos sobre algumas das principais situações que podem se beneficiar de uma consultoria de tecnologia para projetos. Além disso, explicaremos porque esse tipo de apoio especializado é tão importante para o sucesso de novas empreitadas.

Baixe nossos templates com o passo a passo para avançar na construção do seu projeto!

Nevegue pelos tópicos:

Para que serve uma consultoria de tecnologia?

Antes de ser colocado em prática, todo projeto precisa de um certo nível de maturidade e consistência, independente de se tratar da criação de um software, da reestruturação de uma equipe ou da elaboração de um novo serviço.

É claro que certezas iniciais podem mudar com o tempo, e flexibilidade é importante, mas ter um plano inicial que reúna os pilares fundamentais do projeto é essencial até mesmo para identificar e se adaptar mais rapidamente a essas mudanças.

Contar com uma equipe de profissionais especializada em análise, diagnóstico e estratégia é uma forma de garantir essa consistência necessária ao projeto de maneira mais rápida e segura. Isso, a longo prazo, implica em economia de tempo e dinheiro, pois os passos seguintes serão mais objetivos e certeiros, evitando retrabalho.

Em quais situações se aplica uma consultoria de tecnologia?

A consultoria de tecnologia deve ser sempre maleável: seu modo de governança e função devem se adaptar à realidade e necessidade do cliente, nunca o contrário. Esse trabalho de entendimento, estratégia e design de uma consultoria pode ser aplicado a muitos casos e em muitas etapas de um projeto.

Situação 1: Consultoria de tecnologia para criar um MVP ou Produto Mínimo Viável

Você identificou um desafio na sua empresa ou no mercado em que atua, e sabe que pode transformar isso em oportunidade para inovar, melhorar seu desempenho ou criar um novo produto ou serviço. Mas qual a melhor solução possível? Quais recursos seriam necessários? Por onde começar?

Nesse momento, a consultoria de tecnologia te ajuda a transformar sua ideia inicial em um MVP, um produto mínimo viável que pode começar a ser desenvolvido e testado de maneira rápida e, ainda assim, segura.

Um bom MVP deve reunir definições importantes, que são difíceis de se alcançar sem apoio especializado. Algumas delas são:

  • Análise e diagnóstico do desafio (situação atual);
  • Definição de um cenário futuro em que o desafio foi superado;
  • Análise e diagnóstico do setor (benchmark);
  • Definição dos recursos mínimos necessários: equipe, prazo, materiais e custos financeiros;
  • Adaptação do mínimo necessário em relação aos recursos realmente disponíveis;
  • Análise e definição dos usuários-chave/público-alvo.
  • Wireframes, protótipos e diagramas da solução;
  • Materiais para comunicação e engajamento da equipe;
  • Definição da melhor metodologia para o projeto;
  • Indicação de tecnologias com maior potencial de apoiar sua realização;
  • Requisitos e características que devem ser buscados em possíveis fornecedores;
  • Materiais de comunicação para captação de recursos.

A elaboração de um MVP também viabiliza a captação de recursos quando essa é uma condição para que o projeto aconteça. Por ter a função de ser uma versão inicial do projeto, o torna mais palpável e transmite os conceitos da solução de maneira acessível e rápida.

Situação 2: Consultoria para concepção inicial de projetos

Talvez você já saiba qual solução quer adotar, já tenha uma equipe formada e os primeiros passos já tenham sido dados. Mas novos desafios e dúvidas começaram a surgir. Nesses casos, a consultoria de tecnologia pode te ajudar a:

  • Fazer um diagnóstico do projeto e identificar os pontos-chave que afetam seu sucesso;
  • Reavaliar os objetivos, marcos e stakeholders até então definidos;
  • Traçar estratégias realistas para o bom desenvolvimento do projeto.

Situação 3: Consultoria de tecnologia para projetos com múltiplas equipes

Projetos muito complexos contam com um desafio em particular: reunir, organizar e gerir o trabalho de múltiplos times, cada um com seus vários colaboradores e especialidades.

É possível realizar uma consultoria focada nesse desafio. Nesses casos, os trabalhos realizados e produtos gerados podem ser:

  • Mapeamento de cada um dos envolvidos e suas funções;
  • Mapeamento de todos os recursos disponíveis para o trabalho;
  • Diagnóstico dos recursos necessários;
  • Aplicação de técnicas e materiais para promover o engajamento;
  • Definição de indicadores-chave relacionados ao desenvolvimento do projeto, bem como formas de monitorá-los.

Conclusão: será que eu preciso de uma consultoria de tecnologia?

A verdade é que quase todos os projetos e processos de transformação podem se beneficiar com a contratação de uma consultoria de tecnologia. Profissionais que possuem, por um lado, conhecimento teórico especializado e, por outro, larga experiência prática na realização de projetos complexos, podem identificar oportunidades e caminhos novos para que você alcance seus objetivos.

E se você ainda está em dúvida sobre contratar ou não uma consultoria de tecnologia, continue acompanhando os próximos textos sobre esse tema, ou conheça o SEED, nossa abordagem para resolução de problemas complexos.

Baixe nossos templates com o passo a passo para avançar na construção do seu projeto!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.