#blog

Por quê utilizamos métodos de gestão ágil na Caiena?

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

A resposta para a pergunta do título se relaciona à construção de uma cultura de confiança e a um processo de trabalho cada vez mais transparente. E o objetivo desse artigo é explicar de que forma essa cultura, a nossa cultura, tem a ver com métodos de gestão ágil como Scrum e Kanban, e o porquê decidimos adotar esses métodos e, mais do que isso, criar a nossa própria metodologia a partir dessas referências.

Por que usar Scrum e Kanban?

Em uma resposta rápida, nosso objetivo com a adoção dessas práticas é garantir mais eficiência em nossas entregas e, especialmente, rápida resposta às mudanças. Vale dizer que tanto o Scrum quanto o Kanban são bastante conhecidos no dia a dia das equipes de desenvolvimento de software, no geral. Mas se você estiver lendo esse texto e nunca tiver ouvido falar no assunto, também pode ser uma boa oportunidade para conhecer as características desse tipo de método de gestão.

Independentemente da área, é comum que as empresas idealizem uma maneira para seus colaboradores trabalharem durante um projeto. A equipe segue à risca essa ideia pouco realista e, mesmo quando já há a certeza de que o plano original não serve mais, poucas vezes é feito um novo cálculo de rota. A consequência disso é bem conhecida: ansiedade generalizada, frustração e pouco resultado.

Cultura da Caiena

Na Caiena, acreditamos que colaboradores engajados trabalham mais felizes e que a excelência é uma consequência disso. Para engajar as pessoas, é preciso que haja transparência no planejamento e desenvolvimento dos projetos, e organização e comunicação entre a equipe que está à frente da atividade e o cliente, em uma dinâmica de melhoria contínua conectada às mudanças de cenário.

Para garantir o andamento incremental dos projetos, mesmo diante de mudanças de cenários, adotamos dois métodos de gestão ágil: o Scrum e o Kanban. Na maior parte dos projetos, os métodos são aplicados de forma adaptada à realidade do cliente e do contexto, mantendo-se o essencial: agilidade no planejamento, melhoria contínua e a entrega de valor para as pessoas envolvidas e impactadas.

Em um cenário conduzido por essas práticas, as pessoas e as interações são mais importantes do que seguir processos engessados. Por essa razão, valorizamos a experimentação por meio de técnicas de prototipagem, que permitem às pessoas envolvidas visualizar o resultado final do produto antes mesmo do desenvolvimento acontecer. Isso diminui o impacto dos imprevistos e define de forma clara o que deve ser entregue.

Conclusão

É por tudo isso que utilizamos metodologias ágeis em nossos projetos. Pois essas são as ferramentas que possibilitam a consolidação de um modelo mental que permite nossa entrega ágil, eficaz e conectada às mudanças, garantindo nossa excelência em tecnologia e design para gerar transformações positivas.

Quer entender mais um pouco sobre as diretrizes dessas metodologias? Então a gente recomenda a leitura do Manifesto Ágil, um conjunto de ideias que, se devidamente agrupadas em um método, levam equipes de trabalho a alcançarem ganhos significativos em produtividade, inovação, comunicação e maior impacto em suas ações.

Na Caiena somos apaixonados por tecnologia e inovação e a capacidade que elas têm de promover impacto social. Atuamos como uma consultoria em tecnologia, voltada à  compreensão das dores de um produto ou negócio, na busca ativa de soluções adequadas e na orientação para as melhores práticas de gestão do projeto. Contratar uma consultoria em tecnologia é uma forma de colocar em prática ideias novas e promover melhorias em processos já existentes, de forma a beneficiar a empresa e seus clientes! Vamos conversar?

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.