Plataforma do Conselho Estadual do Idoso

Projetos Abr 26, 2021

Em parceria com o Instituto Tellus, a Caiena desenvolveu a Plataforma do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo (CEI). O desafio era criar um sistema que permitisse a gestão das frentes de atuação do CEI, contemplando desde a publicação de conteúdos relevantes para o seu público, assim como gerenciamento e exibição de indicadores, até a consolidação das doações direcionadas ao Fundo Estadual do Idoso (FEI).

O Contexto
O CEI é um órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) que reúne membros da sociedade civil e do poder público em torno da formulação e implementação da política dos direitos da pessoa idosa. Por essa razão, está presente em debates e decisões sobre o tema, além de manter a população informada sobre decisões que podem impactar o público beneficiado.

O Conselho também é responsável por gerir o Fundo Estadual do Idoso (FEI), cuja receita advém de recursos públicos e doações feitas por pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado. Uma etapa central nesse processo de doação diz respeito à criação de editais que, através de chamadas públicas, permitem a inscrição de projetos voltados à terceira idade. As iniciativas selecionadas recebem apoio do FEI para colocar as atividades à serviço da população.  

Com todas essas especificidades, a Caiena criou uma plataforma que oferecesse ferramentas para que o comitê gestor do CEI e do FEI pudesse administrar conteúdos, doações, publicação de arquivos e chamamento de editais.  

A Plataforma
A plataforma oferece ferramentas para gerenciar os diversos segmentos de atuação do Conselho Estadual do Idoso, que é dividido entre as frentes de conteúdos, projetos e editais. Em sua criação, a etapa de usabilidade foi um ponto-chave do processo.

A etapa de design se deu combinada ao processo de desenvolvimento, com o intuito de integrar as diferentes demandas do projeto.

Uma das primeiras ações foi definir quem seriam os usuários nos diversos eixos de atuação do CEI. A criação de perfis de usuários foi fundamental para definir as funcionalidades às quais cada um deles teria acesso ao navegar na plataforma. Assim, cidadãos, doadores, conselheiros e proponentes tiveram as suas trajetórias de usuários pensadas de acordo com as necessidades. Um doador, por exemplo, pode fazer uma simulação de contribuição para o FEI; contribuir financeiramente com um projeto específico e ainda receber o certificado da ação digitalmente.

A seção de conteúdos foi criada com o intuito de divulgar informações relevantes aos cidadãos, como podcasts, artigos e vídeos relacionados ao conselho e à pessoa idosa. Dessa forma, a plataforma cumpre também sua função de fonte de informação. De maneira rápida e intuitiva, os gestores da plataforma podem incluir, editar e excluir conteúdos de cada categoria.

Todo o processo de gestão do FEI é feito através da plataforma, desde a divulgação dos editais, a submissão dos projetos até a captação de recursos – garantindo praticidade e transparência. O chamamento de editais é feito pelo FEI com o intuito de convidar as organizações da sociedade civil e municípios paulistas a enviarem propostas de projetos que tenham por objeto o desenvolvimento de atividades que promovam a missão institucional do conselho.

Caso a proposta submetida seja selecionada, é possível que ela receba recursos para sua aplicação através do FEI. Há uma seção na plataforma com infográficos atualizados que apresentam todas as informações orçamentárias referentes ao FEI, garantindo uma gestão transparente dos recursos aplicados nos projetos.

Qualquer pessoa – seja pessoa física ou jurídica – pode realizar doações ao fundo em qualquer época do ano. As doações podem se destinar a um projeto específico, ou podem ser empregadas a critério do próprio CEI, na execução de programas de atenção ao público idoso.

A plataforma do CEI presta um serviço importante de informar os cidadãos e chamar atenção às ações direcionadas para a terceira idade, além de possibilitar o aperfeiçoamento da captação de recursos para aplicação social.

Projeto: Conselho Estadual do Idoso
Resumo: Plataforma do Conselho Estadual do Idoso para apoiar a gestão das iniciativas do CEI e do Fundo Estadual do Idoso, programa que presta serviço à terceira idade e capta recursos destinados a esse fim.
Cliente: Instituto Tellus.
Ano: 2020.
Acesse: https://portal.seds.sp.gov.br/cei

Caiena – Tecnologia e Design

Usamos a tecnologia e o design para solucionar problemas complexos – levando em consideração, desde o início, o ponto mais importante do processo: as pessoas.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies