/ Projetos

Plataforma de Aprendizagem Âncora

A Caiena desenvolveu a plataforma de aprendizagem utilizada no Projeto Âncora, uma escola com um modelo de aprendizagem diferente do convencional e eleita como uma das mais inovadoras do mundo, localizada em Cotia, São Paulo. Ali, os alunos não são divididos por série ou faixa etária. Ao invés disso, cada educando desenvolve suas habilidades e conhecimentos de acordo com seus interesses e em seu próprio ritmo, com base em roteiros de estudo, criados junto dos tutores da escola.

A plataforma digital desenvolvida pela Caiena oferece a cada educando uma página, como um blog interno. Nela, os jovens podem organizar suas atividades, definidas a partir de seus projetos, o plano para o dia, postar o que estão aprendendo e seu progresso. A plataforma também é um dos ambientes por onde os professores e demais profissionais da escola podem acompanhar o aprendizado dos jovens.

Assim como acontece no dia a dia do Projeto Âncora, a equipe da Caiena contou com a participação ativa e autônoma dos educandos para definir os refinamentos e ajustes da plataforma de aprendizagem, por meio de oficinas e reuniões. Junto dos desenvolvedores da Caiena, os jovens definiram as principais demandas e necessidades da plataforma, em um processo colaborativo.

Apesar de ser diferente do convencional, a metodologia de ensino utilizada no Projeto ncora é aceita pelo Ministério da Educação (MEC), pois a plataforma mapeia todas as atividades e projetos realizados pelos alunos e faz a equivalência para os parâmetros aceitos pelo MEC.

A Caiena acredita e valoriza as diferentes formas de aprendizado e as atividades que podem despertar o interesse por conhecimento, por isso somos parceiros do Projeto Âncora. Não à toa, desenvolvemos diversos projetos na área da educação – esse é um tema caríssimo para nós! Se você achou esse projeto interessante, quer continuar essa conversa com o nosso time, falar sobre educação ou tirar alguma dúvida específica, fale com a gente pelo blog@caiena.net!

Resumo:
Projeto: Plataforma de Aprendizagem Âncora.
O que é: Um ambiente virtual para que os educandos do Projeto Âcora possam gerenciar suas atividades e estudos e os professores possam monitorá-las.
Cliente: Projeto Âncora.
Ano: 2011 - em andamento.

Caiena

Caiena

Usamos a tecnologia e o design para solucionar problemas complexos – levando em consideração, desde o início, o ponto mais importante do processo: as pessoas.

Read More