Órbia Medical Learning
Dados quando dispersos dificultam a compreensão de um contexto. Apenas a partir de sua organização é possível transformá-los em informações, aptas a serem analisadas e a respaldar decisões.
O sistema de saúde brasileiro, por exemplo, gera diariamente um grande volume de dados qualificados sobre o uso de seus serviços e a população atendida. Profissionais capazes de analisar esses dados são de extrema importância, pois isso possibilita compreender o cenário da saúde no país e propor soluções eficazes.
A plataforma Órbia foi criada para atuar diretamente neste aspecto: unir instituições de saúde a pesquisadores e cientistas de dados a fim de transformar os dados em descobertas científicas!
Como funciona a Órbia
A plataforma Órbia funciona em duas frentes, permitindo tanto o acesso ao repositório de dados em saúde – com o intuito de pesquisa – quanto à participação em competições de inteligência artificial.
O repositório de dados, ou datasets, é disponibilizado pelo Núcleo de Inovação do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (InovaHC) e outras instituições parceiras. As pessoas podem consultar e/ou adicionar bancos de dados de saúde na própria plataforma. Para isso, as etapas são as seguintes: definição do dataset, ou seja, do tipo de dados e volume estimado; descrição do dataset, do tipo de acesso e de duração do compartilhamento; input do banco na plataforma e criação dos conteúdos e descrições; disponibilização do banco; e sustentação com updates.
Já as competições consistem na criação de soluções aos desafios propostos pela administração da plataforma. Para isso, é preciso definir o problema a ser resolvido e o seu escopo, com todas as informações necessárias para a realização do desafio. Em seguida, vêm as etapas de criação, em que o desafio é lançado na plataforma e divulgado. Nesse momento, profissionais podem acessar os bancos de dados necessários para criar uma resposta para o desafio proposto. A última etapa é a da seleção, ou seja, o ranqueamento da melhor solução feita pelos usuários da Órbia.
Na plataforma é possível administrar esses desafios no formato de competição ou estudo, e scripts de avaliação computam os dados nos resultados enviados pelos participantes. A partir disso, é gerado um ranking utilizando várias métricas de análise comuns ao universo do machine learning.
Com a Órbia a inteligência de dados é colocada a serviço da melhoria contínua do sistema de saúde brasileiro.
Origem da plataforma
A Órbia teve origem com um projeto chamado RadVid-19, voltado à análise de diagnósticos de COVID-19. Com o RadVid-19, a inteligência artificial é utilizada para oferecer maior assertividade na detecção de COVID através de imagens de tomografia e radiografia. A partir da aplicação do projeto, foram identificadas vantagens sociais – na identificação rápida da doença e atendimento ao paciente – e também econômicas, na otimização do uso de exames diagnósticos e melhor gestão da ocupação de hospitais e leitos.
Assim, dado o bom resultado em diagnósticos no RadVid-19, o projeto se expandiu para desafios simultâneos na área da saúde, ampliando as possibilidades do encontro entre saúde e tecnologia, e assim a Órbia foi criada.
Resumo
Projeto: Órbia Medical Learning
Resumo: plataforma voltada à criação de soluções na área de saúde a partir da análise de dados. Pesquisadores, empresas e cientistas de dados podem competir em desafios, além de acessar e contribuir com um banco de dados de saúde.
Cliente: Tellus em parceria com o InovaHC.
Ano: 2020.
Acesse: https://orbiasaude.com.br/