Órbia Medical Learning

Projetos Mar 16, 2021

Dados quando dispersos dificultam a compreensão de um contexto. Apenas a partir de sua organização é possível transformá-los em informações, aptas a serem analisadas e a respaldar decisões.
O sistema de saúde brasileiro, por exemplo, gera diariamente um grande volume de dados qualificados sobre o uso de seus serviços e a população atendida. Profissionais capazes de analisar esses dados são de extrema importância, pois isso possibilita compreender o cenário da saúde no país e propor soluções eficazes.
A plataforma Órbia foi criada para atuar diretamente neste aspecto: unir instituições de saúde a pesquisadores e cientistas de dados a fim de transformar os dados em descobertas científicas!

Como funciona a Órbia

A plataforma Órbia funciona em duas frentes, permitindo tanto o acesso ao repositório de dados em saúdecom o intuito de pesquisa – quanto à participação em competições de inteligência artificial.

O repositório de dados, ou datasets, é disponibilizado pelo Núcleo de Inovação do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (InovaHC) e outras instituições parceiras. As pessoas podem consultar e/ou adicionar  bancos de dados de saúde na própria plataforma. Para isso, as etapas são as seguintes: definição do dataset, ou seja, do tipo de dados e volume estimado; descrição do dataset, do tipo de acesso e de duração do compartilhamento; input do banco na plataforma e criação dos conteúdos e descrições; disponibilização do banco; e sustentação com updates.

Já as competições consistem na criação de soluções aos desafios propostos pela administração da plataforma. Para isso, é preciso definir o problema a ser resolvido e o seu escopo, com todas as informações necessárias para a realização do desafio. Em seguida, vêm as etapas de criação, em que o desafio é lançado na plataforma e divulgado. Nesse momento, profissionais podem acessar os bancos de dados necessários para criar uma resposta para o desafio proposto. A última etapa é a da seleção, ou seja, o ranqueamento da melhor solução feita pelos usuários da Órbia.

Na plataforma é possível administrar esses desafios no formato de competição ou estudo, e scripts de avaliação computam os dados nos resultados enviados pelos participantes. A partir disso, é gerado um ranking utilizando várias métricas de análise comuns ao universo do machine learning.

Com a Órbia a inteligência de dados é colocada a serviço da melhoria contínua do sistema de saúde brasileiro.

Origem da plataforma

A Órbia teve origem com um projeto chamado RadVid-19, voltado à análise de diagnósticos de COVID-19. Com o RadVid-19, a inteligência artificial é utilizada para oferecer maior assertividade na detecção de COVID através de imagens de tomografia e radiografia. A partir da aplicação do projeto, foram identificadas vantagens sociais – na identificação rápida da doença e atendimento ao paciente – e também econômicas, na otimização do uso de exames diagnósticos e melhor gestão da ocupação de hospitais e leitos.

Assim, dado o bom resultado em diagnósticos no RadVid-19, o projeto se expandiu para desafios simultâneos na área da saúde, ampliando as possibilidades do encontro entre saúde e tecnologia, e assim a Órbia foi criada.

Resumo

Projeto: Órbia Medical Learning
Resumo: plataforma voltada à criação de soluções na área de saúde a partir da análise de dados. Pesquisadores, empresas e cientistas de dados podem competir em desafios, além de acessar e contribuir com um banco de dados de saúde.
Cliente: Tellus em parceria com o InovaHC.
Ano: 2020.
Acesse: https://orbiasaude.com.br/

Caiena – Tecnologia e Design

Usamos a tecnologia e o design para solucionar problemas complexos – levando em consideração, desde o início, o ponto mais importante do processo: as pessoas.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies