Observatorio Educativo Ciudadano

Projetos Jul 30, 2019

O acesso irrestrito para crianças e adolescentes a um ensino público de qualidade é direito básico, e garantir que esse direito se cumpra é uma missão tão necessária quanto árdua. Entendendo que para avançar nesse sentido é preciso amplo envolvimento da população e profunda compreensão do cenário atual, a organização paraguaia Juntos por la Educación decidiu criar o Observatorio Educativo Ciudadano, um observatório com dados sobre educação e ensino no país.

A Caiena foi escolhida para ajudá-los nos primeiros passos do projeto: primeiro, compreendendo suas necessidades e prioridades e, em seguida, indicando quais competências eram indispensáveis para a empresa que desenvolveria o observatório e seria contratada por meio de uma licitação.

O principal objetivo do projeto era tornar os dados sobre educação mais acessíveis, estimulando a participação popular nas tomadas de decisão sobre o tema. Além disso, seus indicadores seriam usados para medir a eficácia das ações e políticas públicas voltadas à educação.

Nosso conhecimento na elaboração de projetos, somado à experiência adquirida na construção de outros observatórios – como o Observatório da Criança e do Adolescente (Abrinq) e o Observatório do Plano Nacional de Educação (Todos Pela Educação) –, fez com que a Caiena fosse convidada a trabalhar ao lado da organização paraguaia.

Nosso papel foi mapear tudo que esperavam do projeto, compreender a fundo o contexto local, visualizar um cenário futuro desejável e identificar as melhores estratégias para alcançá-lo. Todas essas informações, e muitas outras, deveriam ser consolidadas em um Termo de Referência, indispensável para que o projeto tivesse andamento e encontrasse a empresa fornecedora que realizaria o desenvolvimento do observatório.

Para atingir esse objetivo, aplicamos o Caiena SEED (Sistema de Entendimento, Estratégia e Design), uma abordagem criada para facilitar os momentos iniciais de concepção de um projeto.

O SEED ajuda equipes a identificar prioridades e traçar estratégias práticas e realistas para alcançar seus objetivos. Ele integra métodos de design centrado no ser humano, como design thinking e metadesign, com abordagens de estratégia de negócios e experiência do usuário. Com ele, ajudamos o Juntos por la Educación a fazer as perguntas certas diante daquele contexto que desejavam transformar. Com isso, criamos uma semente com soluções possíveis e inovadoras para lidar com o desafio.

Ao longo de 2019, o Juntos por la Educación lançou o Observatorio Educativo Ciudadano (OEC)! A plataforma já está no ar e suas ferramentas e indicadores apontam, entre outras coisas, que a semente criada em parceria com a Caiena continha os direcionamentos apropriados para que caminhassem com o projeto. Para conhecer o OEC, é só clicar aqui!

Resumo:
Projeto: SEED para criação do Observatorio Educativo Ciudadano (OEC).
O que é: criação do Termo de Referência do OEC para contratação de empresa que faria seu desenvolvimento. Para isso, a equipe da Caiena atuou de maneira colaborativa para delimitar o contexto do OEC, conceber seus principais eixos e funcionalidades, definir os públicos de interesse, validar a metodologias e abordagens que deveriam constar no Termo de Referência.
Cliente: Juntos por la Educación.
Ano: 2017 - 2018.

Caiena – Tecnologia e Design

Usamos a tecnologia e o design para solucionar problemas complexos – levando em consideração, desde o início, o ponto mais importante do processo: as pessoas.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.