O acesso irrestrito para crianças e adolescentes a um ensino público de qualidade é direito básico, e garantir que esse direito se cumpra é uma missão tão necessária quanto árdua. Entendendo que para avançar nesse sentido é preciso amplo envolvimento da população e profunda compreensão do cenário atual, a organização paraguaia Juntos por la Educación decidiu criar o Observatorio Educativo Ciudadano, um observatório com dados sobre educação e ensino no país.

A Caiena foi escolhida para ajudá-los nos primeiros passos do projeto: primeiro, compreendendo suas necessidades e prioridades e, em seguida, indicando quais competências eram indispensáveis para a empresa que desenvolveria o observatório e seria contratada por meio de uma licitação.

O principal objetivo do projeto era tornar os dados sobre educação mais acessíveis, estimulando a participação popular nas tomadas de decisão sobre o tema. Além disso, seus indicadores seriam usados para medir a eficácia das ações e políticas públicas voltadas à educação.

Nosso conhecimento na elaboração de projetos, somado à experiência adquirida na construção de outros observatórios – como o Observatório da Criança e do Adolescente (Abrinq) e o Observatório do Plano Nacional de Educação (Todos Pela Educação) –, fez com que a Caiena fosse convidada a trabalhar ao lado da organização paraguaia.

Nosso papel foi mapear tudo que esperavam do projeto, compreender a fundo o contexto local, visualizar um cenário futuro desejável e identificar as melhores estratégias para alcançá-lo. Todas essas informações, e muitas outras, deveriam ser consolidadas em um Termo de Referência, indispensável para que o projeto tivesse andamento e encontrasse a empresa fornecedora que realizaria o desenvolvimento do observatório.

Para atingir esse objetivo, aplicamos o Caiena SEED (Sistema de Entendimento, Estratégia e Design), uma abordagem criada para facilitar os momentos iniciais de concepção de um projeto.

O SEED ajuda equipes a identificar prioridades e traçar estratégias práticas e realistas para alcançar seus objetivos. Ele integra métodos de design centrado no ser humano, como design thinking e metadesign, com abordagens de estratégia de negócios e experiência do usuário. Com ele, ajudamos o Juntos por la Educación a fazer as perguntas certas diante daquele contexto que desejavam transformar. Com isso, criamos uma semente com soluções possíveis e inovadoras para lidar com o desafio.

Ao longo de 2019, o Juntos por la Educación lançou o Observatorio Educativo Ciudadano (OEC)! A plataforma já está no ar e suas ferramentas e indicadores apontam, entre outras coisas, que a semente criada em parceria com a Caiena continha os direcionamentos apropriados para que caminhassem com o projeto. Para conhecer o OEC, é só clicar aqui!

Resumo:
Projeto: SEED para criação do Observatorio Educativo Ciudadano (OEC).
O que é: criação do Termo de Referência do OEC para contratação de empresa que faria seu desenvolvimento. Para isso, a equipe da Caiena atuou de maneira colaborativa para delimitar o contexto do OEC, conceber seus principais eixos e funcionalidades, definir os públicos de interesse, validar a metodologias e abordagens que deveriam constar no Termo de Referência.
Cliente: Juntos por la Educación.
Ano: 2017 - 2018.