Observatorio Educativo Ciudadano

Aplicação da metodologia Caiena SEED (Sistema de Entendimento, Estratégia e Design) para concepção do Termo de Referência do Observatorio Educativo Ciudadano, desenvolvido pela organização paraguaia Juntos por la Educación.

Áreas atendidas neste case

Contexto

A consultoria da Caiena atuou de maneira colaborativa para delimitar o contexto da plataforma digital, conceber seus principais eixos e funcionalidades, definir os públicos de interesse, e validar as metodologias e as abordagens que constariam no Termo de Referência usado para contratação da empresa responsável pelo seu desenvolvimento.

Desafios

A Caiena foi escolhida para ajudar a organização paraguaia Juntos por la Educación nos primeiros passos do projeto. O desafio era compreende suas necessidades e prioridades e, em seguida, formular um termo de referência que abordasse as competências necessárias para a empresa que desenvolveria o observatório e seria contratada por meio de uma licitação.

Imagens aparecerão no site publicado.

A organização paraguaia Juntos por la Educación decidiu criar o Observatorio Educativo Ciudadano, uma plataforma com dados sobre educação e ensino no país. E, para isso, escolheu a Caiena para orientar os primeiros passos do projeto por meio de nossa metodologia SEED.

O principal objetivo do projeto era tornar os dados sobre educação mais acessíveis, estimulando a participação popular nas tomadas de decisão sobre o tema. Além disso, seus indicadores seriam usados para medir a eficácia das ações e políticas públicas voltadas à educação.

O papel da Caiena foi mapear tudo que esperavam do projeto, compreender a fundo o contexto local, visualizar um cenário futuro desejável e identificar as melhores estratégias para alcançá-lo. Todas essas informações, e muitas outras, deveriam ser consolidadas em um Termo de Referência, indispensável para que o projeto tivesse andamento e encontrasse a empresa fornecedora que realizaria o desenvolvimento do observatório.

Desta forma, foi criado o Termo de Referência para contratação de empresa que faria seu desenvolvimento, que inclui os principais eixos e funcionalidades, a definição dos públicos de interesse e a validação da metodologias e abordagens necessárias para a plataforma.

ver outros cases

Entenda como podemos
desenvolver o seu projeto

Projeto

Soluções digitais, da ideia à realização: junto com você, atuamos de ponta a ponta para alcançar os resultados que seu negócio busca.

entre em contato
entre em contato
Em que casos recomendamos?
Expansão de capacidade tecnológica 
Iniciativas que estão em uma fase madura 
Transformação digital  

Seed

Nossa abordagem de design para compreender um contexto e projetar uma solução específica, estabelecendo caminhos para alcançá-la.

saiba mais
saiba mais
Em que casos se aplica?
Concepção inicial de projetos
MVP para problemas complexos
Projetos com múltiplas equipes

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.
No items found.
Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.