A educação básica de qualidade é direito de todos, apesar de ainda não ser uma realidade no Brasil. Para que esse direito seja realmente ampliado é necessário engajamento da sociedade civil, com a possibilidade de monitoramento das ações que envolvem a comunidade de maneira direta ou indireta. Entre as iniciativas para direcionamento e planejamento de uma educação mais inclusiva e estruturada está o Plano Nacional da Educação, que lista 20 metas a serem cumpridas para a política educacional dos próximos dez anos. Para que o Plano tenha seu cumprimento acompanhado pelo cidadão e exerça dessa forma seu papel no país, a Caiena desenvolveu o Observatório do Plano Nacional da Educação (OPNE).

Lançado em 2013, o OPNE é um dos projetos realizados pela Caiena que traduz a relação da empresa com causas relacionadas à educação e transformação social. Este projeto foi desenvolvido para um grupo de trabalho composto por vinte organizações ligadas à Educação e especializadas nas diferentes etapas e modalidades de ensino, sob a coordenação do Todos Pela Educação.

O OPNE é uma plataforma online de consolidação de dados que monitora os indicadores referentes a cada uma das 20 metas do Plano Nacional da Educação e suas estratégias, além de analisar políticas públicas educacionais já existentes e que serão implementadas ao longo dos 10 anos de vigência do Plano. A possibilidade de acompanhamento do cumprimento das metas garante um engajamento por parte do cidadão e nas próprias instituições de ensino, indicando o que precisa ser melhorado. É possível comparar a situação do indicador em diferentes regiões, períodos e grupos específicos.

Reunir os dados, mapeá-los, acompanhá-los ao longo do tempo e apresentá-los de forma didática e acessível é o que o Observatório faz, usando tecnologias digitais para que eles possam ser acessados por celular, emitam mensagens de voz e permitam a interação com o usuário. A Caiena é uma das empresas com maior experiência nesse tipo de ferramenta, já tendo desenvolvido também outros observatórios, como o da Criança e do Adolescente (OCA)

O OPNE foi pensado para que todas as pessoas entendam as informações de maneira fácil e transparente, com atualização permanente. O projeto foi feito do início ao fim pela Caiena, com utilização de técnicas de test driven development e gestão ágil de negócios, entrega contínua e garantia eterna do produto.

Mais do que facilitar o entendimento e o planejamento de ações por parte das instituições de ensino, o Observatório do PNE é uma importante ferramenta cidadã de controle social, que permite que qualquer pessoa acompanhe as metas estabelecidas para a Educação e o cumprimento de cada uma delas. Além disso, é uma importante fonte de informações para gestores públicos, educadores e pesquisadores.

Resumo:
Projeto: Observatório do Plano Nacional da Educação (OPNE).
O que é: Uma plataforma online de consolidação de dados que monitora os indicadores referentes a cada uma das 20 metas do Plano Nacional da Educação e suas estratégias.
Cliente: Todos Pela Educação e organizações ligadas ao ensino no Brasil.
Ano: 2013.