Seis observatórios digitais para acessar hoje!

Observatório Jun 16, 2021

Já tratamos aqui no blog sobre os observatórios digitais, que são plataformas que reúnem, organizam e tornam acessíveis dados oficiais sobre determinado tema.

Os observatórios apresentam essas informações através de gráficos, tabelas e mapas. Muitas vezes, são interativos e ajudam a desmistificar a ideia de que visualizar dados estatísticos seja chato ou complicado.

A seguir, apresentamos uma lista com seis observatórios digitais, de temas diversos, para você acessar e se familiarizar com essa ferramenta tão útil não só para pesquisadores e jornalistas, mas para toda a sociedade.

Observatório Covid-19 BR

O Observatório Covid-19 BR é uma iniciativa independente, criada por 85 pesquisadores brasileiros, com o intuito de contribuir para a "disseminação de informação de qualidade baseada em dados atualizados e análises cientificamente embasadas". O site – criado a partir de códigos abertos – permite que as pessoas acompanhem as taxas de casos e óbitos de estados e municípios, a partir de informações atualizadas. Além disso, é possível acessar análises e previsões sobre os temas relacionados à pandemia, como o impacto econômico no país, o coronavírus e suas variantes e o plano de vacinação.

Observatório da Criança e do Adolescente

O Observatório da Criança e do Adolescente (OCA) é um espaço virtual que possibilita a consulta, em um mesmo lugar, dos principais indicadores sociais relacionados direta ou indiretamente à infância e adolescência no Brasil. Com indicadores voltados aos temas da saúde, educação, violência e direitos das crianças, o observatório é um instrumento importante para formulação de políticas públicas e demais atuações em favor das crianças e adolescentes.

O OCA foi desenvolvido pela Caiena em parceria com a Abrinq e teve como abordagem o design centrado no ser humano, uma vez que a plataforma deveria ser funcional a vários tipos de usuários, desde cidadãos leigos interessados, até pesquisadores e jornalistas.

SmartLab

O Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho Brasil deu origem à Plataforma SmartLab, que apresenta dados de municípios brasileiros referentes aos seguintes temas: Trabalho decente, Segurança e Saúde no Trabalho, Trabalho Infantil, Trabalho Escravo, Diversidade no Trabalho e Pandemia Covid-19 no mundo do trabalho. O objetivo da plataforma é manter os cidadãos informados sobre esses temas, e ajudar o poder público a tomar decisões baseadas em evidência.

Mapa Vagas de carreiras

Vagas.com é uma plataforma conhecida por ser uma vitrine de oportunidades de trabalho, no entanto, seus serviços vão além. A partir da base de 7 mil currículos cadastrados no site, foi possível criar um mapa interativo de carreiras. Funciona assim, ao colocar um cargo ou profissão no campo de busca, é possível encontrar diversas informações sobre ela, como: a composição por gênero daquele cargo, formações mais frequentes e salários atualizados. Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de conhecer as trajetórias mais comuns dentro de cada cargo, qual a ocupação anterior e qual a próxima que aparecem com mais frequência. A partir dessa rede é possível identificar novas opções de carreira e planejar seu futuro.

Observatório de Boa Vista

O Observatório de Boa Vista (OBV) é uma plataforma que apresenta, de forma interativa, um conjunto de indicadores de desempenho da administração pública. A partir de informações atualizadas, os cidadãos podem acessar indicadores de saúde, assistência social, mobilidade urbana e infraestrutura.

O OBV foi desenvolvido pela Caiena em parceria com a prefeitura de Boa Vista (RR), no final de 2018. O observatório possibilita que a tecnologia seja colocada a serviço do Estado, auxiliando os gestores a conhecer melhor a realidade local e a planejar ações. Além disso, possibilita ao cidadão acessar informações que o apoiarão em diálogos e pesquisas centrados na dinâmica da cidade.

Observatório do Mundial Feminino 2019

O Observatório do Mundial Feminino é uma iniciativa da Vert Inteligência Digital, em parceria com o canal Dibradoras e a plataforma de monitoramento Stilingue, e tem como objetivo monitorar o desempenho da seleção brasileira feminina de futebol a partir de informações retiradas das redes sociais, principalmente do Twitter.

No observatório é possível encontrar os termos mais mencionados durante os jogos, a localização dos internautas mais ativos no tema em todo o país, nuvens de palavras e demais análises a respeito dos conteúdos divulgados nas redes naquele período.

Information is beautiful

O Information is Beautiful não é propriamente um observatório, como os anteriores da lista, mas é um exemplo criativo de visualização de dados complexos. Nele, é possível encontrar diversos temas e pesquisas, sempre apresentados de maneira inovadora e bem humorada. Uma das análises do Information is beautiful é um fact checking do documentário "What the health?" (Netflix, 2017). Frame a frame, eles apontam quais das informações do documentário possuem evidência científica ou não.

Uma iniciativa brasileira, que é similar ao Information is beautiful, é a do Nexo Jornal, que apresenta análises em formato de infográficos e atua na intersecção entre o jornalismo e a visualização de dados.

Conhece um observatório que ficou de fora da nossa lista? Compartilhe com a gente em nossas redes sociais.

Marta Barbieri

Cientista Social e Assistente de Comunicação na Caiena.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies