Observatório da Educação Profissional e Tecnológica
Em parceria com o Itaú Educação e Trabalho, a Caiena desenvolveu o Observatório da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), direcionado às secretarias estaduais de educação, professores e alunos. O desafio era criar uma plataforma voltada à difusão e apoio ao ensino profissionalizante e técnico no país.
O projeto se mostra ainda mais relevante em um momento em que a evasão escolar e o desemprego dos jovens atingem um alto patamar. O investimento na educação profissional é uma das ações possíveis para transformar essa realidade.
Concepção do projeto
A parceria entre o Itaú Educação e Trabalho e a Caiena teve início através de um SEED, Sistema de Entendimento, Estratégia e Design. O SEED é um método criado pela Caiena e voltado à compreensão dos desafios de um projeto e ao desenho inicial de sua solução. Sabe aquela ideia que precisa ser colocada no papel? No SEED, uma série de técnicas de design e dinâmicas são postas em prática, de acordo com o contexto de cada projeto, para que a ideia se materialize.
A partir de reuniões semanais entre o time do Itaú Educação e Trabalho e a equipe multidisciplinar da Caiena, foi possível traçar quais eram os objetivos do projeto, o propósito de sua implementação e os resultados esperados.
O contexto para a criação do Observatório era o seguinte: de um lado, existem os jovens recém saídos da escola, com dificuldade de encontrar trabalho e, do outro lado, empresas com dificuldade de encontrar profissionais para os setores da indústria e serviços. A educação profissional técnica representa uma solução que age simultaneamente nas duas pontas desse problema.
É diante desse desafio que o Itaú Educação e Trabalho iniciou a construção do Observatório da EPT, em busca de uma solução aderente às reais necessidades de cada região e vantajosa para o desenvolvimento local. A educação profissional é uma ferramenta fundamental para a redução do desemprego e para a formação de bons profissionais, contribuindo para o desenvolvimento do país.
Sobre a plataforma
A criação da plataforma passa por dois pilares da Caiena, o desenvolvimento ágil e a tecnologia open source. A gestão ágil de projetos é muito recomendada para o desenvolvimento de softwares em projetos complexos, garantindo organização das equipes, eficiência nas entregas e, especialmente, rápida resposta às mudanças. Ao criar uma tecnologia open source, é possível eliminar a dependência entre cliente e fornecedor, proporcionando ao Itaú Educação e Trabalho autonomia de escolha, manutenção e evolução de sua plataforma.
Uma das atividades iniciais do projeto diz respeito ao desenvolvimento de protótipos a partir dos principais eixos da plataforma. Em seguida, foram definidos os diferentes perfis de usuários que a utilizarão e quais as funcionalidades que cada um deles precisará.
Toda a interface do Observatório EPT foi desenvolvida, desde o início, seguindo padrões de acessibilidade para permitir o funcionamento de recursos nativos de alto-contraste, ajuste de tamanho de fontes, leitura de tela etc. Além disso, houve a preocupação de integrar a plataforma a sistemas de telemetria, analytics e redes sociais para compartilhamento de conteúdos.
Com notícias, eventos, conteúdos em diversos formatos e uma biblioteca virtual, o Observatório da EPT está contribuindo para que os jovens alcancem melhores condições de vida e independência, além da possibilidade de contribuição para o desenvolvimento social e econômico do país.
Assim, algumas das principais funcionalidades da plataforma são:
- Compartilhamento de conceitos, informações atualizadas e conteúdos técnicos sobre o tema;
- Acompanhamento e comparação de dados sobre a EPT entre diversos Estados;
- Acesso aos recursos para o aprimoramento de habilidades profissionais;
- Acesso às metodologias e à troca de experiência com gestores públicos que desejam implementar cursos de acordo com as oportunidades de suas localidades.
A Caiena possui ampla experiência em projetos de tecnologia na área de educação. O Weleto, por exemplo, é uma plataforma que oferece recursos de gestão do ensino e articulação dos saberes, e foi desenvolvido pela Caiena em parceria com a pedagoga Lilian Neves. Outro projeto realizado foi o Conviva Educação – plataforma de gestão escolar e conteúdos com indicadores educacionais – que está presente em mais de 5 mil municípios e tem cerca de 37 mil usuários cadastrados, desenvolvido pela Caiena em parceria com a Undime, Instituto Natura, Fundação Itaú Social, Fundação Roberto Marinho, entre outros institutos.
Projeto: Observatório da Educação Profissional e Tecnológica
Resumo: plataforma voltada à difusão e apoio ao ensino profissionalizante e técnico no país.
Cliente: Itaú Educação e Trabalho.
Ano: 2020.
Acesse: https://observatorioept.org.br/