Observatório da EPT

O Observatório da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é voltado à difusão e apoio ao ensino profissionalizante e técnico no país. Foi desenvolvido em parceria com o Itaú Educação e Trabalho e é direcionado às secretarias estaduais de educação, professores e alunos.

Áreas atendidas neste case

Tecnologias

A criação da plataforma passa por dois pilares da Caiena, o desenvolvimento ágil e a tecnologia open source. Toda a interface do Observatório da Educação Profissional e Tecnológica foi desenvolvida, desde o início, seguindo padrões de acessibilidade para permitir o funcionamento de recursos nativos de alto-contraste, ajuste de tamanho de fontes, leitura de tela etc. Além disso, houve a preocupação de integrar a plataforma a sistemas de telemetria, analytics e redes sociais para compartilhamento de conteúdos.

Desafios

A partir da aplicação do SEED - Sistema de Entendimento, Estratégia e Design da Caiena, o desafio foi elaborar uma plataforma que reunisse discussões, recursos e ferramentas relevantes sobre a educação profissional e tecnológica. A modalidade contribui com o desenvolvimento do país por meio da formação da qualificação de profissionais, suprindo as necessidades do mercado de trabalho e reduzindo os índices de desemprego.

Imagens aparecerão no site publicado.
@Beatriz Lomonaco / Gerência de Gestão do Conhecimento do Itaú Educação e Trabalho

"Trabalhar com a Caiena na construção do nosso Observatório da EPT foi um desafio e um prazer. Desafio porque, quando começamos, tínhamos apenas desejos que a Caiena soube realizar. E prazer porque é uma equipe bem humorada, disponível, responsável, pontual e pronta para nos atender nos mais diferentes pedidos, sempre com gentileza e disposição para dialogar."

@Beatriz Lomonaco / Gerência de Gestão do Conhecimento do Itaú Educação e Trabalho

Em parceria com o Itaú Educação e Trabalho, a Caiena desenvolveu o Observatório da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), direcionado às secretarias estaduais de educação, professores e alunos. A plataforma atende ao desafio difundir e apoiar ao ensino profissionalizante e técnico no país.

Sua concepção surgiu a partir da aplicação do SEED - Sistema de Entendimento, Estratégia e Design, método criado pela Caiena para compreensão de um contexto e definição de soluções para esse cenário. O desenvolvimento do Observatório da Educação Profissional e Tecnológica foi baseado nos pilares do desenvolvimento ágil, muito recomendado para elaboração de softwares em projetos complexos, pois garante organização das equipes, eficiência nas entregas e, especialmente, rápida resposta às mudanças.

Outro pilar que baseia esta criação é a tecnologia open source (código aberto), que elimina a dependência entre cliente e fornecedor, proporcionando ao Itaú Educação e Trabalho autonomia de escolha, manutenção e evolução de sua plataforma.

Assim, foram criadas ferramentas que privilegiam a usabilidade e permitem os usuários:

- Compartilhar conceitos, informações atualizadas e conteúdos técnicos sobre o tema;

- Acompanhar e comparar de dados sobre a Educação Profissional e Tecnológica entre diversos Estados;

- Acessar recursos para o aprimoramento de habilidades profissionais;

- Acessar metodologias e trocar experiência com gestores públicos que desejam implementar cursos de acordo com as oportunidades de suas localidades.

O Observatório da Educação Profissional e Tecnológica possui painéis de dados com números e informações apresentadas de forma interativa, que podem ser filtrados de acordo com o interesse e Estado das pessoas usuárias. Ainda disponibiliza conteúdos como publicações, podcasts, vídeos e materiais didáticos do tema; e conta com ferramentas de gestão para suporte na implementação de iniciativas públicas com foco em educação. 

Principais resultados

O Observatório da Educação Profissional e Tecnológica se mostra ainda mais relevante em um momento em que a evasão escolar e o desemprego dos jovens atingem um alto patamar. O investimento na educação profissional é uma das ações possíveis para transformar essa realidade.

ver outros cases

Entenda como podemos
desenvolver o seu projeto

Projeto

Soluções digitais, da ideia à realização: junto com você, atuamos de ponta a ponta para alcançar os resultados que seu negócio busca.

entre em contato
entre em contato
Em que casos recomendamos?
Expansão de capacidade tecnológica 
Iniciativas que estão em uma fase madura 
Transformação digital  

Seed

Nossa abordagem de design para compreender um contexto e projetar uma solução específica, estabelecendo caminhos para alcançá-la.

saiba mais
saiba mais
Em que casos se aplica?
Concepção inicial de projetos
MVP para problemas complexos
Projetos com múltiplas equipes

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.
No items found.
Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.