Observatório da Educação Profissional e Tecnológica

Observatório Ago 23, 2021

Em parceria com o Itaú Educação e Trabalho, a Caiena desenvolveu o Observatório da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), direcionado às secretarias estaduais de educação, professores e alunos. O desafio era criar uma plataforma voltada à difusão e apoio ao ensino profissionalizante e técnico no país.

O projeto se mostra ainda mais relevante em um momento em que a evasão escolar e o desemprego dos jovens atingem um alto patamar. O investimento na educação profissional é uma das ações possíveis para transformar essa realidade.

Concepção do projeto

A parceria entre o Itaú Educação e Trabalho e a Caiena teve início através de um SEED, Sistema de Entendimento, Estratégia e Design. O SEED é um método criado pela Caiena e voltado à compreensão dos desafios de um projeto e ao desenho inicial de sua solução. Sabe aquela ideia que precisa ser colocada no papel? No SEED, uma série de técnicas de design e dinâmicas são postas em prática, de acordo com o contexto de cada projeto, para que a ideia se materialize.

A partir de reuniões semanais entre o time do Itaú Educação e Trabalho e a equipe multidisciplinar da Caiena, foi possível traçar quais eram os objetivos do projeto, o propósito de sua implementação e os resultados esperados.

O contexto para a criação do Observatório era o seguinte: de um lado, existem os jovens recém saídos da escola, com dificuldade de encontrar trabalho e, do outro lado, empresas com dificuldade de encontrar profissionais para os setores da indústria e serviços. A educação profissional técnica representa uma solução que age simultaneamente nas duas pontas desse problema.

É diante desse desafio que o Itaú Educação e Trabalho iniciou a construção do Observatório da EPT, em busca de uma solução aderente às reais necessidades de cada região e vantajosa para o desenvolvimento local. A educação profissional é uma ferramenta fundamental para a redução do desemprego e para a formação de bons profissionais, contribuindo para o desenvolvimento do país.

Leia também: Seis observatórios digitais para acessar hoje!

Sobre a plataforma

A criação da plataforma passa por dois pilares da Caiena, o desenvolvimento ágil e a tecnologia open source. A gestão ágil de projetos é muito recomendada para o desenvolvimento de softwares em projetos complexos, garantindo organização das equipes, eficiência nas entregas e, especialmente, rápida resposta às mudanças. Ao criar uma tecnologia open source, é possível eliminar a dependência entre cliente e fornecedor, proporcionando ao Itaú Educação e Trabalho autonomia de escolha, manutenção e evolução de sua plataforma.

Uma das atividades iniciais do projeto diz respeito ao desenvolvimento de protótipos a partir dos principais eixos da plataforma. Em seguida, foram definidos os diferentes perfis de usuários que a utilizarão e quais as funcionalidades que cada um deles precisará.

Toda a interface do Observatório EPT foi desenvolvida, desde o início, seguindo padrões de acessibilidade para permitir o funcionamento de recursos nativos de alto-contraste, ajuste de tamanho de fontes, leitura de tela etc. Além disso, houve a preocupação de integrar a plataforma a sistemas de telemetria, analytics e redes sociais para compartilhamento de conteúdos.

Com notícias, eventos, conteúdos em diversos formatos e uma biblioteca virtual, o Observatório da EPT está contribuindo para que os jovens alcancem melhores condições de vida e independência, além da possibilidade de contribuição para o desenvolvimento social e econômico do país.

Assim, algumas das principais funcionalidades da plataforma são:

  • Compartilhamento de conceitos, informações atualizadas e conteúdos técnicos sobre o tema;
  • Acompanhamento e comparação de dados sobre a EPT entre diversos Estados;
  • Acesso aos recursos para o aprimoramento de habilidades profissionais;
  • Acesso às metodologias e à troca de experiência com gestores públicos que desejam implementar cursos de acordo com as oportunidades de suas localidades.

A Caiena possui ampla experiência em projetos de tecnologia na área de educação. O Weleto, por exemplo, é uma plataforma que oferece recursos de gestão do ensino e articulação dos saberes, e foi desenvolvido pela Caiena em parceria com a pedagoga Lilian Neves. Outro projeto realizado foi o Conviva Educação – plataforma de gestão escolar e conteúdos com indicadores educacionais – que está presente em mais de 5 mil municípios e tem cerca de 37 mil usuários cadastrados, desenvolvido pela Caiena em parceria com a Undime, Instituto Natura, Fundação Itaú Social, Fundação Roberto Marinho, entre outros institutos.

Projeto: Observatório da Educação Profissional e Tecnológica
Resumo: plataforma voltada à difusão e apoio ao ensino profissionalizante e técnico no país.
Cliente: Itaú Educação e Trabalho.
Ano: 2020.
Acesse: https://observatorioept.org.br/

Caiena – Tecnologia e Design

Usamos a tecnologia e o design para solucionar problemas complexos – levando em consideração, desde o início, o ponto mais importante do processo: as pessoas.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies