Observatório de Boa Vista é premiado no iF Design Award 2022

iF Design Award 12 de Abr de 2022

O Observatório de Boa Vista foi premiado no iF Design Award 2022! Desenvolvido pela Caiena para a prefeitura de Boa Vista (RR), o observatório obteve o prêmio na categoria Design de Serviço/UX para Governos e Instituições.

Conheça o Observatório de Boa Vista

Criado com o intuito de aproximar a população de Boa Vista dos dados públicos do município, o Observatório de Boa Vista (OBV) integra, em uma única plataforma, as informações de 21 secretarias municipais. A ferramenta reúne, de forma fácil e rápida, ​​diversos indicadores referentes à saúde, educação, meio ambiente e muito mais.

Quais as vantagens de se ter uma ferramenta como essa em uma cidade? A partir do acesso e conhecimento desses dados, é possível que os investimentos públicos sejam direcionados de forma assertiva, para as áreas de maior necessidade. Além disso, um observatório de dados promove a transparência na gestão do Estado e também estimula a participação cidadã na criação de políticas públicas e no acompanhamento de sua implementação e efetividade.

Acesse agora a plataforma do Observatório de Qualidade de Serviços Públicos de Boa Vista: https://observatorio.prefeitura.boavista.br/!  

Etapa de desenvolvimento

A concepção do projeto do OBV foi feita de maneira conjunta: a partir da troca constante entre a prefeitura de Boa Vista e a equipe multidisciplinar da Caiena. Em diversas fases do projeto a população da cidade e os servidores municipais também foram ouvidos, e  participaram de testes de usabilidade e oficinas de capacitação. As principais metodologias utilizadas no desenvolvimento da plataforma foram:

Design centrado no ser humano
Com o design centrado no ser humano é possível desenvolver produtos e serviços destinados a aliviar problemas e priorizar aspectos sociais, físicos e cognitivos do seu público ao longo do processo de criação.

Test-Driven Development (TDD)
O objetivo do Test-Driven Development (desenvolvimento orientado por testes) é melhorar a qualidade dos códigos e torná-los sustentáveis. Na prática, isso significa que você deve escrever um teste para o código antes mesmo de escrever o próprio código da funcionalidade.

Metodologia ágil
Os métodos ágeis se organizam a partir de ciclos curtos de trabalho que resultam em pequenas entregas constantes. Assim, com a metodologia ágil é possível realizar a entrega contínua, em que o desenvolvimento caminha a partir de feedbacks constantes.

Design para Impacto Social

Com a metodologia de design centrado no ser humano, se prioriza o atendimento das necessidades reais das pessoas, a partir da compreensão da especificidade de cada uso e contexto. Esse é um dos conceitos que norteou todo o trabalho do design para criação do OBV – desde a identidade visual da plataforma até a experiência do usuário.

Para criar uma marca e um logo para o observatório, foi feita uma extensa pesquisa dos principais pontos turísticos locais, além de um levantamento das festas e da arquitetura. As ilustrações feitas pela equipe de design procuraram destacar tudo aquilo que tem "a cara da cidade". Elementos como a festa junina, as ciclovias e os artesanatos característicos de Boa Vista foram representados na identidade visual do observatório para que a população se reconhecesse ali.

Já a usabilidade da plataforma foi testada a partir de pesquisas qualitativas com usuários-chave. Essa etapa de pesquisa possibilitou a criação de uma experiência de navegação amigável, em que os usuários encontraram facilmente os assuntos de interesse e, assim, puderam acompanhar a evolução dos indicadores.

Essa é uma forma de se fazer cumprir os objetivos do OBV, de aproximar os cidadãos e promover a transparência da gestão, a partir de uma plataforma coerente à realidade dos grupos a quem ela se destina.

Como funciona o iF Design Award

O iF Design Award é um dos mais importantes prêmios de design do mundo e é realizado na Alemanha desde 1953. A edição de 2022 recebeu 10.776 inscrições, vindas de 49 países. O júri que avalia os projetos que chegam à etapa final é formado por 75 renomados profissionais.

iF Design Award e a Caiena

Ao todo, a Caiena é quatro vezes campeã do iF Design Award. A primeira vez em 2018, com o projeto Ceará Transparente – plataforma criada para integrar os canais de ouvidoria, transparência e acesso à informação do Governo do Estado do Ceará. Já o segundo prêmio foi conquistado em 2020, com o aplicativo SOL (Solução Online de Licitação), o primeiro aplicativo de licitações do Brasil a usar tecnologia blockchain. E, agora, com o Observatório de Boa Vista e com o Sistema de Gestão de Manutenção e Frotas da Movida.

Para saber mais

​​Conheça outros observatórios digitais que nasceram em projetos da Caiena: Observatório da Educação Profissional e Tecnológica, Observatório do Plano Nacional de Educação e Observatorio Educativo Ciudadano.

Precisa de uma solução como essa em sua empresa ou projeto? Fale com a Caiena.

Caiena – Tecnologia e Design

Usamos a tecnologia e o design para solucionar problemas complexos – levando em consideração, desde o início, o ponto mais importante do processo: as pessoas.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.