/ Projetos

Observatório da Criança e do Adolescente

Conquistar a confiança da sociedade é essencial para alcançar metas de desenvolvimento sustentável. Embora essa não seja uma tarefa simples, há algumas ações que contribuem com o aumento da confiança, como permitir que as pessoas tenham acesso direto a dados relevantes que dêem a dimensão da situação. Além de enxergar a realidade de um assunto, o acesso aos dados permite que a sociedade civil tenha uma visão abrangente e aja sobre temas fundamentais, como no caso do Observatório da Criança e do Adolescente (OCA), produto elaborado pela Caiena para a Fundação Abrinq.

Para atender as demandas do projeto, a Caiena cumpriu o desafio de construir uma plataforma digital que reunisse os principais indicadores sociais apresentados nas bases e sistemas oficiais existentes, relacionados com os eixos e temas prioritários de atuação da Abrinq – proteção, saúde e educação das crianças e adolescentes do Brasil.

Os dados foram extraídos de fontes como o IBGE, Ministério da Saúde, Ministério da Educação e INEP, entre outros. Depois de reunidos e organizados, mais de 100 indicadores foram disponibilizados na plataforma e para que os usuários pudessem pesquisar índices a partir da busca por temas, área geográfica ou indicadores sociais. Nos resultados, os usuários também encontram relatórios gráficos contendo os dados mais atuais daquele indicador e a sua evolução ao longo do tempo, conforme a sua disponibilidade nas bases oficiais.

Um dos pontos mais sensíveis a esse projeto foi conseguir fornecer os dados de uma maneira simples e que poderia ser facilmente acessada tanto por cidadãos interessados e leigos, quanto por cientistas políticos e jornalistas. Para atingir esse objetivo, a Caiena adotou uma abordagem de design centrada no ser humano, que leva em consideração diferentes perfis de usuários e suas respectivas demandas.

Além do Observatório da Criança e do Adolescente, a Caiena já elaborou outros observatórios que apoiam políticas e projetos públicos das áreas de socioeconomia, como o Observatório do Plano Nacional de Educação e as Devolutivas Pedagógicas. Se você achou essa história legal, quer continuar essa conversa com o nosso time, bater um papo sobre engenharia de dados ou tirar alguma dúvida sobre esse projeto, fale com a gente pelo

Resumo
Projeto: Observatório da Criança e do Adolescente (OCA).
O que é: Uma plataforma que permite acompanhar e monitorar indicadores de saúde, educação e proteção das crianças e adolescentes do Brasil.
Cliente: Abrinq.

Caiena

Caiena

Usamos a tecnologia e o design para solucionar problemas complexos – levando em consideração, desde o início, o ponto mais importante do processo: as pessoas.

Read More