Conhecer as principais necessidades dos cidadãos é indispensável para que o Estado realize uma gestão eficiente. Ter uma visão ampla e profunda da realidade local é o ponto de partida para a criação de políticas públicas que tragam benefícios mais rápidos e reais para a população.

Para atender a esses princípios, a prefeitura de Boa Vista (RR) está implementando o Observatório de Qualidade dos Serviços Públicos da Gestão Municipal de Boa Vista (OBV). O OBV começou a ser desenvolvido pela Caiena no final de 2018. Com ele, a tecnologia é colocada a serviço do Estado para que, por um lado, os gestores conheçam melhor a realidade local e, por outro, consigam medir com precisão o impacto de suas ações.

O observatório integra em uma única plataforma digital todas as informações dispersas em softwares internos das secretarias municipais de Boa Vista. Seus indicadores contam com dados, por exemplo, sobre taxa de mortalidade infantil, atendimento escolar, número de ruas asfaltadas e aumento da área verde na cidade. Ele foi criado para ser o mais intuitivo, acessível e prático possível, visando não apenas possibilitar, mas também estimular a participação popular na gestão pública.

Com a ajuda do OBV, os gestores poderão criar políticas muito mais assertivas, que melhorem de forma profunda a qualidade de vida da população. E do ponto de vista da sociedade civil, de pesquisadores e de jornalistas, além do benefício de serem atendidos com maior eficiência pelo Estado, o OBV é uma ferramenta de monitoramento das atividades da prefeitura.

Dessa forma, o observatório utiliza a tecnologia para:

  • Ajudar a direcionar os investimentos públicos para onde a população realmente precisa;
  • Promover a transparência no trabalho do Estado;
  • Estimular a participação cidadã na criação de políticas públicas e no acompanhamento de sua implementação e efetividade.

Com o OBV, novos padrões de tecnologia modernizam os serviços públicos de Boa Vista para melhor atender os cidadãos. Para a Caiena, desenvolver este projeto representa uma oportunidade de ampliar nossa experiência na construção de observatórios e no manejo de complexas bases de dados ao mesmo tempo em que continuamos a criar tecnologias que impactam positivamente a vida das pessoas.

Resumo:
Projeto: Observatório de Qualidade dos Serviços Públicos da Gestão Municipal de Boa Vista.
O que é: um observatório que torna os dados municipais sobre saúde, educação, gestão e infraestrutura acessíveis para toda a população, visando a melhoria na transparência e qualidade dos serviços públicos de Boa Vista (RR).
Cliente: Prefeitura Municipal de Boa Vista (RR).
Ano: 2018 - 2019.