O que são soft skills e qual a sua importância

Gestão de Projetos Nov 19, 2020

A formação acadêmica e a experiência profissional mencionadas nos currículos são um fator importante na busca por um emprego. Porém, é possível ir além! Já há algum tempo as soft skills passaram a ser valorizadas no mercado, o que exige que os profissionais tenham um grupo de habilidades que estão para além do diploma. A seguir, vamos apresentar quais são essas habilidades e qual a importância delas na gestão de empresas e projetos.  

O que são soft skills

O termo "soft skill" diz respeito àquelas habilidades pessoais que não podem ser mensuradas com diplomas e certificações, mas que são mobilizadas na convivência cotidiana. Se tratam de competências socioemocionais como a criatividade, a organização, a comunicação, a confiança e a empatia.

Saber se uma pessoa domina uma linguagem de programação ou todas as cerimônias da metodologia ágil é importante no ato da contratação. No entanto, existem outras habilidades individuais a serem consideradas, visto que todo ofício é amplo: para além das atividades técnicas, existem outras partes do trabalho, como o convívio com as diferenças, a resolução de problemas e as trocas com a equipe.

Para os recrutadores é interessante conhecer as soft skills dos candidatos para garantir que ele se encaixe no cargo e na cultura da empresa. Na Caiena, por exemplo, saber trabalhar bem em equipe, assim como respeitar as diferenças, são skills essenciais para estar alinhado à nossa cultura.

Leia também: Desafios de Gestão de Projeto: um exemplo concreto

As soft skills mais buscadas no mercado de tecnologia

Flexibilidade: a capacidade de redefinir ideias e estratégias é fundamental, visto que os projetos muitas vezes demandam alterações em benefício das necessidades do usuário.

Trabalho em equipe: a colaboração e as trocas enriquecem o resultado final de um trabalho. Inclusive, a ideia de que um bom profissional é aquele que dá conta de tudo sozinho é equivocada. Cada vez mais valoriza-se  a pessoa que está disposta a aprender com o outro e a somar esforços em projetos coletivos.

Comunicação eficaz: a comunicação é muito importante para a compreensão das demandas e para alinhar as expectativas da equipe. Com uma comunicação objetiva, sincera e ativa é possível fazer com que todos estejam "na mesma página".

Organização e agilidade: manter a organização das tarefas é uma forma de não se perder no fluxo de trabalho. Para isso, é importante que se saiba elencar as prioridades, de acordo com as necessidades e os prazos. Ferramentas de organização, como o Kanban, são aliadas nesse processo.

Mindset digital: essa habilidade diz respeito à criação de uma mentalidade digital, através do contato permanente com a tecnologia. Afinal, com a naturalização dessas ideias, é possível enxergar a resolução de problemas com mais facilidade, de modo cada vez mais inovador, a partir desse ponto de vista.

Leia também: Como fazer a gestão de expectativas em projetos ágeis

Como aperfeiçoar as soft skills?

O autoconhecimento é fundamental na etapa de desenvolvimento das soft skills. A partir dele será possível aprimorar as qualidades que já possui e começar a desenvolver aquelas que poderão auxiliar no dia a dia e ainda possibilitar um destaque no meio corporativo.

No cotidiano da empresa será possível colocar tais habilidades em prática e notar, a partir das observações e feedbacks, aquilo que pode ser desenvolvido, e que resultará em benefícios pessoais e coletivos. Lembre-se: as soft skills são resultado do desenvolvimento contínuo, então continue se aperfeiçoando sempre!

Marta Barbieri

Cientista Social e Assistente de Comunicação na Caiena.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies