#blog

O que são produtos digitais e como impactam o mercado

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Enquanto consumidores, é cada vez mais comum comprarmos produtos que não possuem versão física, que chegam rapidamente até nós por meio de streaming ou download. E enquanto profissionais, muitos de nós também criamos produtos que não podem ser caracterizados por metros e quilos e que não precisam de correios ou transportadoras para chegarem aos usuários. Esses são os produtos digitais – soluções utilizadas por meio de dispositivos eletrônicos, medidos em bytes e distribuídos pela internet.

Navegue pelo conteúdo:

O que são produtos digitais? Definição e exemplos

Produtos são, por definição, itens produzidos que agregam valor tanto aos usuários quanto às empresas que os comercializam. Produtos digitais, além de possuírem essa mesma característica, não têm versão física, sendo distribuídos e utilizados apenas digitalmente. Os exemplos são incontáveis: aplicativos, cursos online, ebooks, jogos, vídeos,  e qualquer tipo de software, para citar só alguns.

Como deu para perceber, a definição é bastante abrangente. Com a melhora dos serviços de internet e dos aparelhos eletrônicos, cada vez mais setores produtivos podem criar produtos digitais – e cada vez mais pessoas têm condições de consumi-los.

Nós, da Caiena, por exemplo, produzimos softwares robustos, normalmente comprados por outras empresas ou instituições públicas para serem utilizados por muitos usuários, processando grande quantidade de informações e solucionando desafios complexos. Estes softwares são produtos digitais.

Ao mesmo tempo, um grupo de amigos pode criar uma banda, gravar algumas músicas de maneira caseira e vender essas gravações online para pessoas dispostas a pagar pelo download. Estes arquivos também são produtos digitais.

Oportunidade para profissionais

A infinidade de possibilidades evidencia uma tendência de mercado importante para os profissionais. Se cada vez mais setores passam a produzir este tipo de produto, haverá cada vez mais demanda por pessoas capacitadas para atuar em seu ciclo de produção e venda.

E aqui não estamos falando só dos profissionais de TI, cuja formação já é voltada a esse tipo de produção. Nos referimos a designers, gestores, gerentes, comunicadores, vendedores, administradores e por aí vai.

Afinal, por mais que o conteúdo de um livro e de um ebook, de um CD e de um arquivo MP3, de uma palestra e de um webinar sejam essencialmente os mesmos, o ciclo de criação, produção, formatação, divulgação e venda dos produtos digitais possui características exclusivas.

Conclusão

Produtos digitais são todos os itens produzidos que agregam valor tanto ao usuário quanto à empresa que os comercializa, e que não possuem uma versão física. Vão desde cursos online até softwares complexos e aplicativos de celular.

Graças aos avanços tecnológicos, cada vez mais pessoas podem consumir esse formato de produto. Com isso, cada vez mais setores incorporam a produção e venda digital, seja adaptando itens que já produz, seja criando soluções completamente novas.

Por consequência, cresce a demanda por profissionais que tenham experiência e conhecimentos específicos para trabalhar no ciclo de desenvolvimento e venda de produtos digitais.  

Justamente por conta disso, sempre falamos sobre como é trabalhar com esse tipo de produto, principalmente no âmbito da gestão de times e projetos. Se o tema te interessa, assine nossa newsletter – é só preencher abaixo.

Conteúdo publicado originalmente em agosto de 2020.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.