Saiba o que faz um Tech Writer e a sua importância em um time de tecnologia

Tecnologia 15 de Mar de 2022

Se você atua, ou já atuou, no setor de tecnologia deve saber que uma parte importante da entrega de um produto é a sua documentação. Quanto mais complexo for o projeto, maior o volume de informações a serem registradas para orientar os futuros usuários.

Neste texto vamos apresentar esta função fundamental no desenvolvimento de produtos, a de Tech Writer.

Navegue pelo conteúdo:

O que é Tech Writing?

Tech writing é uma abreviação de technical writing, em português, redação técnica. Segundo a Society for Technical Communication, algumas das principais características desta área são:

  • Utilizar a comunicação para informar sobre assuntos técnicos ou especializados de diversas naturezas, desde softwares e aplicativos até procedimentos médicos e regulamentos ambientais;
  • Fazer uso de meios digitais como sites, repositórios ou redes sociais para comunicar sobre um produto;
  • Fornecer instruções sobre como fazer algo, independentemente de quão técnica seja esta tarefa, com o objetivo de elaborar manuais de instruções realmente eficientes.

Pensando na atuação de um tech writer na área de tecnologia, as suas tarefas estão relacionadas à documentação técnica de softwares, APIs e demais materiais feitos para guiar os usuários no uso do produto, como manuais de instruções. Uma documentação bem escrita é capaz de se tornar um elo entre o produto e o usuário!

UX Writer X Tech Writer

Diante das várias funções que precisam ser desempenhadas em um time de tecnologia, é comum que ocorram enganos com relação às atribuições e nomenclaturas de cada uma. Por isso, vamos tratar a seguir sobre duas ocupações que possuem foco na escrita, mas não são iguais: descubra qual é a diferença entre Tech Writing e UX Writing.

O UX Writing se refere à otimização de conteúdos textuais feita com foco na experiência do usuário. As técnicas podem ser utilizadas em textos, chatbots e ferramentas de sites e apps a fim de tornar a jornada do leitor funcional e agradável.

Estes dois trabalhos possuem elementos em comum e ambos profissionais devem possuir boa comunicação, uma escrita precisa e a mentalidade com foco no usuário. Porém, eles não são iguais!

Enquanto o UX Writer desenha os fluxos de conteúdo do usuário para que ele encontre aquilo que deseja de forma simples e eficaz, um Tech Writer atua com a documentação técnica desse sistema, descrevendo seus atributos e funcionalidades durante todo o processo de criação do produto.

Como se tornar um Tech Writer?

  1. Primeiro, aprimore-se na escrita. Afinal, saber se expressar é um pré-requisito essencial. Inclusive, profissionais da área de comunicação, como jornalistas, têm migrado para a área de tech writing.
  2. Em seguida, conheça os fundamentos da redação técnica. Vale estudar através de livros, podcasts e cursos especializados.  Lembre-se também da importância do estudo da língua inglesa, afinal, no dia a dia dos projetos de tecnologia, por exemplo, esta é a língua mais utilizada.
  3. Junte-se a um grupo! Uma opção é conhecer a Tech Writing Brasil, comunidade criada com o objetivo de unir technical writers de todo o país que desejem trabalhar no mercado de software. No LinkedIn, tech writers também estão reunidos neste grupo para trocar experiências.

Conclusão

A área de tecnologia é ampla e não contrata apenas desenvolvedores. Neste texto apresentamos uma das funções que têm sido, cada vez mais, demandadas nas equipes, a do profissional de Tech Writing. Este profissional atua na documentação dos sistemas, descrevendo atributos e funcionalidades, com o intuito de gerar materiais úteis de consulta ao usuário do produto.

Aqui no Blog da Caiena sempre apresentamos conteúdos relevantes para profissionais de tecnologia, já falamos sobre o que faz um scrum master, sobre a carreira de product owner e também listamos algumas dicas de portfólio para desenvolvedores. Confira!

E caso esteja em busca de uma oportunidade de desenvolver suas habilidades na área de tecnologia, veja nossas vagas.

Marta Barbieri

Cientista Social e Assistente de Comunicação na Caiena.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies