#blog

O que é UX Writing? Conheça a técnica e exemplos práticos de uso

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Já reparou que cada uma das páginas web que acessamos utiliza nomenclaturas diferentes para os elementos do site? Algumas, por exemplo, usam "página inicial'', outras "home", "início", ou apenas um ícone de uma casa. A escolha dos termos que serão utilizados é estratégica, baseada nos valores e intenções de cada empresa e em pesquisas com os usuários da plataforma. E a área que se dedica a essas questões é chamada de UX Writing.

Neste texto vamos apresentar os princípios da experiência do usuário (UX), a especificidade da área de UX Writing e também um case da Caiena que dialoga com este assunto.

Navegue pelo conteúdo:

O que é UX?

A sigla UX se refere ao termo user experience: a experiência que se dá a partir da interação entre o usuário e o produto ou serviço. Muitas vezes, a sigla UX aparece relacionada às funções do tipo: UX design, UX research e UX writing. Ou seja, os profissionais dessas áreas estão pensando a experiência do usuário como central à criação e aperfeiçoamento dos produtos.

Porém, user experience não diz respeito apenas à atuação no contexto digital. É possível pensar a experiência do usuário de forma ampla, em situações cotidianas, uma vez que é possível aplicar sua metodologia para além das plataformas. É possível, por exemplo, avaliar as etapas de atendimento em uma loja de roupas do ponto de vista do cliente ou, então, avaliar o processo de embarque em um aeroporto do ponto de vista do viajante – fazer isso é aplicar a experiência do usuário!

E se antes a aparência de um produto poderia ser um fator distintivo, após a incorporação da UX nos projetos é possível afirmar que a preocupação deve ir muito além da aparência: é preciso compreender as necessidades do usuário e criar um produto, sobretudo, funcional a quem o utiliza.  

Leia também: Design Thinking aplicado a produtos digitais

O que é UX Writing?

UX writing se refere à otimização de conteúdos textuais feita com foco na experiência do usuário. As técnicas podem ser utilizadas em textos, chatbots e ferramentas de sites e apps a fim de tornar a jornada do leitor funcional e agradável.

Dessa forma, UX writers são responsáveis por definir estratégias para aperfeiçoar o conteúdo e a visualização de textos, além de desenhar o fluxo de conteúdo do usuário para que a pessoa encontre aquilo que deseja, de forma simples e eficaz.

Outro aspecto que a prática do UX writing pode contribuir é na definição estratégica da voz de uma empresa. Afinal, a comunicação entre empresa e clientes é fundamental ao negócio! Por isso, a comunicação deve ser feita de forma adequada ao público-alvo e aos valores que almeja transmitir.

Leia também: Designer especialista ou generalista?

UX Writing na Caiena – Ceará Transparente

Para ilustrar o uso das técnicas de UX writing em projetos, apresentaremos um case da Caiena: a criação do Ceará Transparente, o portal de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação do estado do Ceará.

Desenvolvido pela Caiena sob gestão da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), o intuito da plataforma Ceará Transparente é fazer com que as informações públicas estejam disponíveis para consulta da forma mais simples possível. Todas as pessoas interessadas – sociedade civil, jornalistas ou pesquisadores(as) – podem acessar dados e informações do estado sobre temas como saúde, educação e gastos públicos.

A criação do Ceará Transparente foi pensada, desde o início, com foco no usuário. Nesse sentido,  a produção dos textos que iriam compor a plataforma recebeu uma atenção especial, pois, se a escrita não fosse elucidativa, o objetivo principal do portal seria comprometido: exercer a transparência e proporcionar o acesso da população à informação.

Para isso, foram realizadas oficinas de design com grupos diversos de usuários, com a finalidade de compreender as suas necessidades, assim como etapas de teste para validação da linguagem e dos fluxos da plataforma. Ao final, o Ceará Transparente cumpriu seu objetivo de apresentar uma linguagem convidativa, de fácil compreensão e com informações precisas aos seus usuários.

O Ceará Transparente foi premiado no iF Design Award 2018, na categoria Design de Serviços/UX para Governos e Instituições – o único projeto brasileiro premiado na categoria.

Conclusão

A experiência do usuário é um fator que, cada vez mais, tem sido considerado na criação de produtos e serviços. A atenção aos conteúdos escritos, que leva em conta a interação do usuário, é chamada de UX writing. Além dos textos, essa área discute também as estratégias de fluxos e processos, a fim de tornar a jornada agradável e coerente.

Uma forma de incorporar os preceitos do UX writing aos projetos é a partir do apoio de uma assessoria de design e tecnologia. Na Caiena temos o SEED (Sistema de Entendimento, Estratégia e Design), um método voltado à compreensão dos desafios de um projeto e ao desenho de sua solução. Feito para projetos que já estão em andamento, ou que ainda não saíram do papel, o SEED coloca em prática uma série de técnicas de design, de acordo com cada contexto. Ao contar com equipes multidisciplinares, e priorizar técnicas como o design centrado no ser humano, os insights trazidos por essa experiência são mais eficazes e geram soluções mais criativas. Conheça o SEED para saber mais.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.