/ Tecnologia

O que é entrega contínua

Quando aplicada ao software, a entrega contínua é uma abordagem que prevê a produção e o desenvolvimento do produto (ou de atualizações do produto) em ciclos curtos, separando as entregas em pequenos intervalos e agindo, assim, em cada um deles. Por meio da entrega contínua, é possível garantir uma resposta mais ágil às mudanças no meio do caminho e otimizar, assim, o trabalho.

Na Caiena, a entrega contínua tem uma relação importante com as metodologias de gestão ágil, por isso está presente em todos os nossos projetos. A entrega contínua acontece devido aos ciclos de desenvolvimento (as chamadas sprints), em que se faz a priorização dos itens e tarefas a serem realizadas, reavaliando decisões em função dos contextos, sempre dinâmicos.

Essa prática tem contribuído para diminuir a ilusão sobre a possibilidade de prever todos os detalhes de projetos ou atualizações complexas antes que sejam executados. A experiência recente - e a não recente também – demonstra que a tentativa de previsão de todos os detalhes não é possível e frequentemente falha pois os tomadores de decisão e gestores desconsideram um aspecto fundamental da realidade: estão tratando de sistemas complexos adaptativos que precisam ser constantemente revistos, reavaliados e
readequados.

Em nossa metodologia de entrega contínua, garantimos que os softwares possam ser lançados e entregues a qualquer momento e de forma confiável, com a participação e o acompanhamento do cliente em cada etapa do processo. Ao invés de eliminarmos as mudanças e as incertezas, as consideramos parte do processo e colocamos foco especial no aprendizado a partir da prática, em um processo de ponta-a-ponta.

Thaís Jorge

Thaís Jorge

Jornalista, sempre em busca de projetos nos quais a comunicação esteja envolvida para agregar e mudar realidades. Acredita que saber ouvir é o primeiro passo para construir novas histórias.

Read More