Nova plataforma da Escola Itaú Cultural

Educação 23 de Ago de 2022

A Escola Itaú Cultural é uma plataforma educacional que oferece gratuitamente cursos nas áreas de arte e cultura, nos formatos à distância e híbrido. Seu objetivo é proporcionar um meio de troca de saberes, visando a participação dos indivíduos na vida cultural e social.

Em 2022, a Caiena foi responsável pela reformulação dos recursos da plataforma, para torná-la ainda mais funcional a todos os seus usuários. Conheça mais sobre este projeto a seguir.

Concepção do projeto

A parceria entre a Escola Itaú Cultural e a Caiena teve início através do SEED – Sistema de Entendimento, Estratégia e Design. O SEED é um método criado pela Caiena, voltado à compreensão dos desafios de um projeto e ao desenho inicial de sua solução.

De maneira atenta e personalizada, a equipe multidisciplinar da Caiena conduziu diversos encontros para compreender o contexto do projeto, o perfil dos usuários da plataforma e quais eram os principais desafios descritos pela equipe da Escola Itaú Cultural.

Nessa etapa, a criação de wireframes e protótipos foi fundamental para validar as novas funcionalidades, a fim de garantir assertividade nas tomadas de decisão.

Sobre a plataforma

Passada a fase inicial de concepção do projeto, o próximo passo é colocá-lo em prática: é dada a largada para o desenvolvimento dos novos recursos da plataforma! Durante o processo de desenvolvimento, os feedbacks eram constantes entre o time da Caiena e o time da Escola Itaú Cultural.

Essa abordagem é parte da estratégia de desenvolvimento ágil, chamada de entrega contínua, que prevê ciclos curtos de trabalho que resultam na entrega de uma ferramenta, ou funcionalidade, que possa ser rapidamente testada pelo cliente e/ou usuários.

O uso de metodologias como o design thinking e o human centered design também fizeram parte dessa etapa, para que a plataforma fosse sempre pensada com foco no usuário e baseada em soluções criativas, colaborativas e empáticas.

Foram criadas novas funcionalidades para a plataforma da Escola Itaú Cultural, além de serem aperfeiçoadas as já existentes. Alguns dos recursos de sala de aula criados para a Escola Itaú são:

  • Perfis para alunos e administradores;
  • Espaço para aulas síncronas e assíncronas;
  • Seção de perguntas e quiz;
  • E outros diversos recursos de aprendizagem interativa.

Os recursos de acessibilidade também foram priorizados durante o desenvolvimento, como o alto-contraste, o ajuste de tamanho de fontes e a ferramenta de leitura de tela. No texto “5 motivos para pensar a acessibilidade em projetos”, José Ronchi, Designer de Produto na Caiena, conta mais sobre a importância de levar isso em conta na criação de produtos digitais.

Aproveite e conheça os cursos disponíveis na Escola Itaú Cultural clicando aqui.

Projeto: Plataforma Escola Itaú Cultural.
Resumo: criação e desenvolvimento da nova plataforma educacional gratuita voltada à difusão da arte e da cultura.
Cliente: Itaú Cultural.
Ano: 2022.
Acesse: https://escola.itaucultural.org.br/.

Caiena – Tecnologia e Design

Usamos a tecnologia e o design para solucionar problemas complexos – levando em consideração, desde o início, o ponto mais importante do processo: as pessoas.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.