#blog

5 livros para quem quer aplicar Metodologias Ágeis

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

As Metodologias Ágeis demandam, antes de tudo, uma mudança na maneira de encarar projetos, planejamentos e desafios.

Focadas em melhorar o desempenho de equipes, diminuir desperdícios e gerar soluções mais eficientes para diversos tipos de situações, elas surgem nas empresas de desenvolvimento de software e logo se espalham por vários mercados.

Aqui na Caiena, o livro "Scrum: A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo", de Jeff & J.J. Sutherland, é dado a todo novo talento que integra nosso time.

Ele tem foco em uma única metodologia, o Scrum, e é uma ótima porta de entrada para o mindset ágil, já que retoma as questões que motivaram o surgimento do método e apresenta terminologias e processos de trabalho de maneira clara e didática. Além disso, o Scrum é a metodologia mais presente no nosso dia a dia de trabalho.

Mas como muitas outras práticas ágeis são utilizadas em empresas ao redor do mundo – inclusive na Caiena –, conversamos com dois de nossos talentos para que indicassem os livros que mais os ajudaram a colocar tais métodos em ação:

1) The Nature of Software Development - Ron Jeffries (em inglês)

Nesse livro, Ron Jeffries, co-autor do Manifesto Ágil, fala sobre inúmeros cases nos quais se aplicam as metodologias ágeis. Ainda que o foco esteja nos projetos de tecnologia, o material oferece uma visão ampla das aplicabilidades dos métodos, e pode ser útil independente da área em que você atua.

A indicação foi do Bruno Rigolino. Segundo ele, basta substituir "Desenvolvimento de Software (Software Development)" por "Projetos Ágeis" no título e ler sem medo, já que ele explora vários pontos do Manifesto e pode contribuir para qualquer estudante ou profissional interessado no assunto.

2) Sprint: O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias - Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz (Google Ventures)

Também indicado pelo Bruno, o livro é bastante específico e esmiúça o conceito e a aplicabilidade do Sprint, utilizando muitas ferramentas e conceitos do design.

O Sprint pode ser entendido como um ciclo curto de trabalho ao final do qual é preciso ter um produto pronto para ser testado – seja ele a ferramenta de um software ou o plano para resolução de um problema. Ele tem o mesmo nome de uma das técnicas do Scrum, mas é importante frisar que não são a mesma coisa.

3) Lean Inception: Como alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo - Paulo Caroli

Esse livro traz metodologias para a facilitação na criação de produtos, especificamente em suas etapas iniciais. Nele, Caroli propõe uma abordagem mais prática e direta no momento inicial do projeto com o objetivo de aumentar as chances de sucesso e, ao mesmo tempo, evitar o desperdício de tempo, dinheiro e trabalho em ferramentas e etapas dispensáveis.

Indicado pela Joyce Romano, ele ajuda a olhar para o produto a ser desenvolvido e identificar sua essência, aquilo que é indispensável para que o resultado atenda as expectativas do cliente e as necessidades dos usuários. Em linguagem mais técnica, essa essência é chamada Produto Mínimo Viável (MVP na sigla em inglês).

4) Thinking in systems: A Primer - Donella H. Meadows (em inglês)

Também sugerido pela Joyce, é especialmente indicado para quem exerce ou almeja funções de gestão e gerenciamento. Para ela, um dos pontos mais interessantes do livro está na proposta de olhar para empresas, projetos e grupos de trabalho como sistemas compostos por uma função, vários elementos e suas interações.

Dentro da equipe de um projeto, por exemplo, cada integrante consiste em um elemento. Quando um problema surge no processo de desenvolvimento, as metodologias tradicionais tendem a procurar um culpado para punir ou substituir. Metodologias Ágeis como a que Meadows propõe dizem que, para aumentar a eficiência de uma equipe, é preciso focar menos em cada indivíduo e mais na relação entre eles.

5) The Scrum Guide - The Definitive Guide To Scrum: The Rules of the Game - Ken Schwaber & Jeff Sutherland

É nesse guia, disponível em português para download, que os criadores do Scrum mantém as regras, técnicas e formas de aplicação do método sempre atualizadas. A indicação, também da Joyce, vale tanto para iniciantes quanto para usuários antigos, já que concentra todas as revisões do Scrum realizadas a partir de seu uso no dia a dia das empresas.

E então, qual desses livros vocês acharam mais interessante? Conte pra gente em nossas redes sociais! Uma forma de se manter sempre informado sobre os temas mais relevantes da área de tecnologia, é assinando a nossa newsletter – gratuita e quinzenal. Para assinar, preencha o formulário abaixo.

Baixe nossos templates com o passo a passo para avançar na construção do seu projeto!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.