Inovar para impactar socialmente o mercado imobiliário: conheça a história do Alpop

Tecnologia Mai 24, 2021

É provável que você ou alguém de sua família já tenha tido contato com a burocracia de locar um imóvel. Seja como proprietário ou locatário, o processo de alugar um imóvel demanda esforços. Essas histórias são comuns na vida dos brasileiros, ainda mais entre aqueles que não têm como comprovar renda formalmente, ou que possuem alguma negativação em seu nome. Foi justamente pensando no público com dificuldade de acesso ao mercado imobiliário formal que nasceu o Alpop, inicialmente uma plataforma para locação de imóveis populares, que hoje habilita imobiliárias para que possam oferecer a solução para seus clientes.

Tecnologias capazes de gerar impacto social são fundamentais e cada vez mais compõem a preocupação das empresas e da sociedade civil. O Alpop foi criado pela Caiena em sociedade com parceiros, como o escritório Arap Nishi & Uyeda, em 2017, como forma de atender a esse propósito. Na Caiena, criamos soluções para questões complexas por meio da tecnologia, para o setor público e privado, possibilitando mudanças positivas e facilitando a vida das pessoas. Assim, o desafio de trazer uma mudança para o mercado imobiliário resultou no Alpop que, desde então, possui autonomia, equipe própria e conta com o apoio da tecnologia da Caiena para inovação.

Alpop

O foco do Alpop é aliar a tecnologia à locação social, com o intuito de dar o acesso ao mercado da habitação formal a um público excluído do setor. Para isso, desde seu início, trouxe para o mercado a análise de credibilidade – algo único até o presente. Diferentemente de outros métodos tradicionais de análise, o desenvolvido pelo Alpop verifica o histórico do possível inquilino, mas o fato de haver alguma negativação, ou da renda ser informal, não impossibilitam a locação de um imóvel.

Até então, não havia alternativas viáveis para atender esse público, formado por 63 milhões de pessoas negativadas e 30 milhões de trabalhadores com renda informal.

A história do Alpop pode ser dividida em duas fases: a primeira atuando como imobiliária, e a segunda sendo responsável por habilitar imobiliárias parceiras. Entre 2017 e 2019, o Alpop atuou exclusivamente como imobiliária virtual, possibilitando a locação de imóveis sem exigir fiador ou comprovação de renda. Isso só era possível sua tecnologia de análise de credibilidade. A partir de 2020, o Alpop passa a habilitar imobiliárias para que pudessem atender a demanda de milhões de brasileiros pela locação, de forma segura, eficiente e inclusiva.

Etapa de análise de credibilidade

Como o Alpop facilita, na prática, a locação de um imóvel?

O método tradicional de locação leva em conta a análise de crédito e pode oferecer diferentes maneiras de garantia de pagamento – como fiador, seguro fiança, títulos de capitalização etc –, mas todas elas têm um custo alto para o cliente e, de novo, não garantem a aprovação do processo de locação. Ter o nome em cadastros do SPC e Serasa, por exemplo, pode dificultar o acesso a diversos serviços, uma vez que a pessoa passa a ser vista pelo mercado como um mau pagador. Além disso, muitas vezes, uma dívida antiga, de pequeno valor e que já tenha sido quitada, continua influenciando no acesso ao crédito.

O modo como o Alpop enxerga a análise de crédito está mudando a forma de alugar imóveis para a população de baixa renda. O Alpop mede a capacidade de pagamento em relação à moradia, ou seja, para aprovar um pedido de aluguel se leva em conta o comportamento de consumo e o compromisso da pessoa. Em termos de inadimplência, o aluguel está entre as contas prioritárias do brasileiro, o que significa que os atrasos são menos comuns. Essa análise de credibilidade é feita de forma rápida, em menos de dez minutos e usa apenas o número do CPF da pessoa. Tal facilidade garante aos moradores agilidade e acesso; ao proprietário, garante menos tempo com o imóvel vago.

Garantia de pagamento

Além desse modelo de análise de crédito, o Alpop oferece ainda outro serviço para quem tem ou administra um imóvel: a proteção contra a inadimplência. Ao trabalhar com as imobiliárias parceiras, o Alpop assume a gestão financeira do processo de locação, e cobre, por até três meses, possíveis inadimplências que ocorram por parte do morador. Dessa forma, nossos parceiros podem dedicar seus esforços e habilidades com o que é mais importante, seus clientes.  

Em análises do mercado imobiliário popular, feitas junto da Magik JC, é possível notar que o nível de inadimplência dos contratos feitos através do Alpop permanecem abaixo do mercado. Isso corrobora com o propósito do Alpop: é possível e necessário criar soluções eficazes para locação popular.

Com o trabalho em constante crescimento, o Alpop atua em mais de dez cidades, em seis estados brasileiros. O credenciamento de imobiliárias sensíveis à questão da locação popular tem sido fundamental para o aumento de contratos fechados. Com o propósito de oferecer uma moradia boa para todos, o Alpop tem colocado a tecnologia em favor do social.

Marta Barbieri

Cientista Social e Assistente de Comunicação na Caiena.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies