Livros e podcasts que marcaram o ano

Dicas 5 de Jan de 2022

Aproveitando o clima de começo de ano, que tal conhecer novos livros para passar o tempo? Caso não esteja muito afim de ler, quem sabe então ouvir um podcast? Vem com a gente para relembrar os sucessos de 2021 que continuarão a reverberar durante este ano.

Livros

Copo Vazio, Natália Timerman (Ficção brasileira)

O romance de estreia de Natália Timerman ganhou destaque nas discussões por apresentar elementos muito comuns ao nosso tempo de trocas de mensagens instantâneas, como o ghosting: ato de deixar de responder uma pessoa sem explicação prévia. Tudo parece estar certo na relação, até que a troca de mensagens para de acontecer de repente. É nessa situação que encontramos a protagonista do livro e a acompanhamos por diversos sentimentos como entusiasmo, abandono e solidão.

O lugar, Annie Ernaux. (Ficção estrangeira)

A autora francesa Annie Ernaux escreve uma espécie de autobiografia, em que conta as histórias de sua família, mas ao mesmo tempo tenta compreender a sociedade da época e como esses elementos – familiares e culturais – a formaram. Lançado no Brasil apenas em 2021, o livro já representa um sucesso no mundo, e tem inspirado autores a escreverem suas histórias de modo parecido.

Não aguento mais não aguentar mais (Autoajuda)

Os Millenials – geração nascida a partir de 1980 até 1997 – são o personagem principal deste livro. A partir dos eventos sócio-históricos da época, e da forma com que o grupo enxerga a vida, a autora Anne Helen Petersen mostra como foi construído este modo de viver que leva o indivíduo direto para o burnout. Se você é parte dessa geração e também não suporta mais a lista infinita de tarefas e o ato de transformar seus hobbies em jobs, este livro pode ser para você.

Orçamento Sem Falhas, Nath Finanças (Finanças Pessoais)

Nath Finanças ficou conhecida do público por conta do seu canal no YouTube, em que se propõe a falar sobre educação financeira de forma descomplicada. Seu livro segue a mesma proposta, e são discutidos temas do cotidiano, como cartão de crédito, taxa de juros, lista de compras, planejamento e metas.

Podcast

Mano a Mano

Figurando nas listas de podcasts mais ouvidos do país no último ano, Mano a Mano é um podcast de entrevistas apresentado pelo Mano Brown, uma das principais vozes da música brasileira. Políticos, cantores e jornalistas já passaram pela bancada ao longo dos primeiros 16 episódios.

Nós

Comandado pelas jornalistas Roberta Martinelli e Sarah Oliveira, o Nós se propõe a contar histórias de pessoas comuns que são dignas de filme. Devido a forte relação que as duas têm com a música, cada episódio leva o nome de uma canção e inspira uma playlist para ouvir depois dos episódios.

Não Inviabilize

Déia Freitas está a frente do podcast conhecido pelas histórias reais e impressionantes enviadas pelos ouvintes. Os temas são variados e passam por romance, sobrenatural, trapaças e conquistas. Os roteiros criados e a maneira como as histórias são contadas fazem com que os desfechos sejam surpreendentes.

Paciente 63

Paciente 63 é uma audiossérie de ficção estrelada por Mel Lisboa e Seu Jorge. Fruto de uma adaptação da produção chilena Caso 63, muito ouvida em toda América Latina, Paciente 63 conta a história de um viajante no tempo que pretende salvar o mundo. A primeira temporada tem 10 episódios e a segunda chegará nas plataformas em 2022.

Se lembrou de outros livros e podcasts que mais curtiu esse ano? Conta pra gente!

Marta Barbieri

Cientista Social e Analista de Comunicação na Caiena.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.