Um problema só pode ser resolvido quando se tem a dimensão de seu tamanho. É tendo contato com dados relevantes e completos que se chega a respostas conclusivas ou que se aproximem de uma solução. Pensando nisso, em 2015, a UNESCO e a Secretaria Municipal de Educação e Lazer de São Paulo (SEME) precisavam de dados que as apoiassem na criação de um Plano Municipal de Esportes e Lazer para a capital paulista. A Caiena foi a empresa responsável por visitar 465 unidades esportivas da cidade e transformar os dados brutos sobre esses locais em informações relevantes para a criação do Plano.

Para isso, a Caiena trabalhou em duas etapas: primeiro, identificando as principais demandas dos envolvidos no projeto, entendendo seus objetivos e as razões para a busca dessas informações, a partir de abordagens de design thinking e human centered design e da realização de oficinas para validar os processos que seriam colocados em prática durante o projeto.

A etapa seguinte consistiu em elaborar os formulários de pesquisas (instrumentais) e traçar a rota de visita às unidades esportivas da cidade de São Paulo: o roteiro incluía praças, campos de futebol e clubes de comunidades, entre outros locais. Ao conhecer de perto esses espaços foi possível conversar com os frequentadores e coletar suas experiências em relação à prática esportiva, segurança, tempo de deslocamento, situação quanto à deficiência e mobilidade, entre outros pontos.

Durante todo o percurso, a equipe de campo utilizou o software da Caiena de coleta de dados primários e análise de dados em um tablet, que enviava as informações para uma base de dados, consolidando e mantendo seguro o conteúdo. Além de entregar os relatórios sobre a pesquisa, junto dos dados brutos, a Caiena também fez a captação de várias das etapas do projeto.

Esse é um dos cases que demonstram a experiência da Caiena em relação à coleta, análise e proteção de dados. Se você quiser continuar essa conversa com o nosso time, bater um papo sobre engenharia de dados ou tirar alguma dúvida sobre esse projeto, fale com a gente pelo blog@caiena.net.

Resumo:
Projeto: Mapeamento dos Equipamentos de Esporte da Secretaria Municipal de Educação e Lazer de São Paulo.
O que é: Relatórios e dados da pesquisa a partir da visitação e análise dos dados de 465 pontos de coleta de informação.
Clientes: Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo e UNESCO.
Ano: 2016.