Lista: Dicas de podcasts para ouvir nas viagens de fim de ano

Cultura Dez 23, 2019

Estas dicas de podcasts vão tornar o trajeto de suas viagens muito mais animado!

Na semana passada, começamos nossa série de indicações com a lista dos livros que mais gostamos neste ano. Agora, nesse segundo post da série, os talentos da Caiena compartilham seus podcasts favoritos de 2019!

Tem dicas de podcast para dar risada, para repensar os próprios comportamentos, para entender a situação política, para saber mais sobre design e comunicação e até para ouvir uma boa história. Encontre seus favoritos e garanta uma boa companhia para as próximas viagens!

Bom dia, Obvious

Indicado por: Giuliana Wolf, Líder de Comunicação
Assuntos: comunicação/universo feminino

bom-dia-obvious

"A agência Obivous – que tem como objetivo criar narrativas femininas – lançou o podcast 'Bom dia, Obvious'. A host é a CEO da agência, Marcela Ceribelli, que convida várias pessoas do mercado de comunicação para falar sobre temas que permeiam o universo feminino. Meus episódios preferidos são 'Corpo presente, corpo resiliente', com Lettícia Munniz, 'Seria a cultura do ódio o playcenter da internet?' e 'Você tem FOMO de que?'."

Braincast

Indicado por: Karina Sanitá, Assistente de Comunicação e Conteúdo
Assuntos: tecnologia/criatividade/comunicação/cultura

braincast

Podcast do site B9 que debate assuntos relacionados à tecnologia, criatividade, cultura digital e inovação. Os temas de cada episódio variam bastante entre si, indo dos mais banais aos mais relevantes – mas todos são bem humorados e perspicazes. Meus favoritos para dar risada são "Copa de Buzzwords: Ultimato" e "A arte da CMV (Comunicação muito violenta)". Além desses, os episódios sobre educação, marketing e trabalho costumam ser muito bons.

Iconicast

Indicado por: Eduardo Araújo, Motion Designer
Assuntos: ilustração/design

iconicast

Criado pela Iconic, empresa que oferece conteúdos e cursos na área de ilustração e design, o ICONICast fala sobre arte, jogos, cinema, quadrinhos e, como eles mesmos dizem, sobre "os seres humanos por trás do pincel". Os episódios duram pouco mais de uma hora, e costumam ter a participação de artistas de várias áreas.

Dr. Death ou Dr. Morte (inglês e português)

Indicado por: Karina Sanitá, Assistente de Comunicação e Conteúdo
Assuntos: investigação/história real

dr-morte-podcast

Podcast que detalha a história real do neurocirurgião Christopher Duntsch, seus 33 pacientes e o sistema médico de Dallas (TX) que foi incapaz de protegê-los. Uma das reportagens mais arrepiantes e um dos produtos mais bem produzidos com que tive contato no último ano. Laura Beil, repórter e host do podcast, fez um trabalho narrativo impressionante, desses que faz a gente se encolher na cadeira enquanto escuta. Disponível em inglês (versão original) e português.

É nóia minha?

Indicado por: Giuliana Wolf, Líder de Comunicação
Assuntos: comportamento/millennials

e-noia-minha

"No Podcast 'É nóia minha?', a roteirista e escritora Camila Fremder divide com seus convidados as nóias dos Millenials. Bem descontraído, informativo e para descansar. Meus episódio preferidos são 'Precisamos falar sobre diversidade', 'É nóia minha ou todo mundo é inseguro' e 'Socorro eu faço tudo ao mesmo tempo'."

Mamilos

Indicado por: Joyce Romano, Product Owner
Assuntos: atualidades/temas polêmicos

podcast-mamilos

"Foi o que eu mais ouvi em 2019. Eu entrei esse ano no mundo dos podcasts, tem alguns outros que ouço mas nenhum me pegou tanto quanto o dessas meninas. Elas falam de assuntos gerais, temas que são relevantes pra mim, sempre muito atuais e diversos, e trazem pessoas de pontos de vista totalmente diferentes para o diálogo."

Estilo possível

Indicado por: Karina Sanitá, Assistente de Comunicação e Conteúdo
Assuntos: estilo pessoal/moda/comportamento

podcast-estilo-possivel

Com o lema "Basta usar roupas para ter estilo", Marina Santa Helena propõe discussões sobre moda, comportamento e estilo pessoal de um jeito leve e acessível. Tem entrevistas, leitura de casos dos ouvintes e discussões sobre fast fashion, como se vestir no trabalho, diversidade de corpos e sustentabilidade. Os episódios variam entre 30 minutos e uma hora, e são uma ótima opção para quem tem vontade de se expressar e se sentir melhor com as roupas que usa.

Foro de Teresina

Indicado por: Giuliana Wolf, Líder de Comunicação
Assuntos: política/notícias

podcast-foro-teresina

Podcast semanal de política da Revista Piauí apresentado pelos jornalistas da casa Malu Gaspar, Fernando de Barros e Silva e José Roberto de Toledo. Dividido em três blocos, o programa de cerca de 40 minutos aborda os principais acontecimentos da semana e os analisa com profundidade, responsabilidade e bom humor. A frequente divergência entre os participantes da mesa nos ajuda a enxergar os vários lados de uma história e formar opiniões mais bem informadas sobre os fatos.

Nerdcast

Indicado por: Saulo Pintar, UX/UI Designer
Assuntos: universo nerd/cultura pop

nerdcast

O podcasts do site Jovem Nerd é um dos mais antigos e mais famosos do Brasil. Começou tratando de temas relacionados à cultura pop e nerd, mas foi expandindo seu repertório e segmentando os conteúdos em programas derivados. Hoje, além das clássicas discussões bem humoradas – e, às vezes, polêmicas – sobre livros, quadrinhos, filmes, séries e RPG, produzem o NerdCash, Empreendedor, NerdTech e o Speak English. Todos eles podem ser encontrados no link acima.

Projeto Humanos – O Caso Evandro

Indicado por: Karina Sanitá, Assistente de Comunicação e Conteúdo
Assuntos: investigação/história real

podcast-projeto-humanos-evandro

Podcast narrativo que retoma o caso de desaparecimento de um menino de seis anos em Guaratuba (PR), que foi posteriormente encontrado morto, sem as mãos, cabelos e vísceras, em um matagal da cidade. O podcast reconstrói os acontecimentos, analisa os processos, entrevista pessoas ligadas ao caso e explora hipóteses sobre quem foram os culpados e quais foram suas motivações. O Caso Evandro é realizado por Ivan Mizanzuki e já está sendo adaptado para série.

Um milkshake chamado wanda

Indicado por: Karina Sanitá, Assistente de Comunicação e Conteúdo
Assuntos: cultura pop/entretenimento

milkshake-wanda-podcast

A proposta desse podcast é ser um momento semanal para dar risada e esquecer dos problemas. Seus host comentam notícias do mundo pop, fazem jogos com convidados e dão vários pitacos nos dramas (quase sempre amorosos) dos ouvintes que mandam casos. É uma ótima opção para se distrair e deixar o dia mais leve. Recomendo principalmente os episódios com participação da Samira Close. Ps: alguns dos programas são mais leves, outros mais escrachados – aconselhamos a não ouvir com crianças por perto.

Para garantir que não vai ter tédio no fim do ano, além de dicas de podcast e de livros, publicaremos a lista de nossas séries favoritas de 2019! Para não perder, é só nos seguir nas redes sociais – estamos no Instagram, no LinkedIn, no Facebook e no Twitter.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies