#blog

Jornada da Inovação Social: retrospectiva e próximos passos

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Contamos nesse post aqui sobre a Jornada da Inovação Social! Vamos dar um spoiler nesse comecinho, mas viemos contar que, apesar da Jornada já ter sido finalizada, vamos continuar com o grupo! Nosso primeiro encontro de 2019 acontecerá na quarta-feira, dia 23 de janeiro. Vamos decidir os rumos do grupo, assim como os objetivos e projetos para esse ano – no fim do texto damos mais detalhes sobre isso.

Agora sim, voltando ao começo! A primeira sessão de imersão da Jornada da Inovação Social aconteceu no dia 10 de novembro, aqui na Caiena! Por ser o primeiro encontro com uma agenda mais intensa, todos os participantes tinham uma expectativa bem alta. Também tivemos a participação de uma convidada bem legal, a Stefanie Falconi, que veio fazer um bate-papo sobre os os desafios globais e as possibilidades para o futuro a partir dos objetivos de desenvolvimento do milênio.

Depois do bate-papo, que foi um belo esquenta para o dia, o grupo começou a conversar sobre o pensamento sistêmico. A ideia era entender a lógica do pensamento sistêmico e, ao mesmo tempo, pensar sobre os principais problemas complexos que temos na região de Campinas. Em seguida, os grupos se dividiram e passaram a responder dúvidas como: 1) Qual é o sistema que você gostaria de mudar?; 2) Qual seria a versão mais saudável desse sistema?; 3) Como quebrar os ciclos de retroalimentação que impedem a resolução do problema?

Como esse primeiro encontro tinha o objetivo de falar sobre os problemas, e não suas soluções, falamos bastante sobre o que gera cada problema e como ponto se conecta ao próximo. Boa parte do período da tarde foi dedicada à pergunta: "Em que partes do sistema seu menor esforço levará ao maior impacto possível?". Essa foi a deixa para pensarmos em alguns caminhos para solucionar os problemas, sem nos aprofundarmos no tema.

Como última etapa do encontro, cada grupo ficou responsável por entrevistar pessoas que pudessem validar – ou não – as hipóteses levantadas ao longo do encontro. Afinal, era preciso conversar com pessoas que convivam com aquele problema para entender se o que levantamos condizia com a realidade. Com esse último exercício, fechamos o encontro e partimos para duas semanas de pesquisa.

No dia 24 de novembro continuamos a Jornada com a 2ª Sessão de Imersão. Dessa vez, o objetivo do grupo era continuar a busca por soluções para os problemas por meio do** design centrado nas pessoas** – assim como nós fazemos nos projetos da Caiena. Para isso, trilhamos um caminho que começou com o compartilhamento das entrevistas realizadas e que – ainda que não conseguíssemos visualizar – nos levaria aos protótipos das soluções desenhadas.

Começamos pelo processo de síntese, que significa entender o que vimos e ouvimos nas entrevistas para descobrir oportunidades de design. Seguimos os passos de listar os fatos, categorizar os temas, descobrir os elementos-chave (insights) e elaborar o desafio de design – e nos esforçamos para fazer boas perguntas, pois, como disse Sócrates, isso já nos dá metade da resposta! Em seguida, passamos pelo processo de ideação, um momento de usar toda a criatividade para criar soluções. Nessa etapa, percebemos quão diverso era o grupo, pois existia muita riqueza nas sugestões trazidas.

Após a lapidação das ideias – unindo criatividade e viabilidade e contando com a colaboração do grupo – foi proposto às equipes criarem “pré-protótipos”, já que não tínhamos o tempo necessário para elaborar protótipos completos. O Colectivo de Diseño Disruptivo, que conduziu todo o processo, trouxe materiais sobre economia comportamental e modelagem de negócios, a fim de mostrar meios de materializar as soluções inovadoras pensadas.

Ao final, todos estávamos dominados pela atmosfera de felicidade e de aspiração. A qualidade dos resultados alcançados nos dois encontros estava muito acima do que poderíamos imaginar. E aquele grupo que persistia em dialogar, refletir e agir, se mostrava com a intenção sincera de continuar a jornada por conta própria.

O último encontro da Jornada, que aconteceu no formato de meetup no dia 28 de novembro, confirmou essa intenção. O evento tinha a finalidade de consolidar todo o conhecimento obtido, assim como definir os próximos passos do grupo. Os participantes decidiram manter os encontros – que agora passam a acontecer uma vez por mês.

O primeiro encontro de 2019 vai acontecer na Housidea, que fica na Casa de Eva (Rua Des. Antão de Moraes, 588. Cidade Universitária), a partir das 19h. Vamos falar sobre a Comunicação do grupo, definir projetos para trabalhar ao longo desse ano e muito mais. ;)

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.