#blog

Janeiro Branco: empresas e a saúde mental no trabalho

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

O Líder da Área de Pessoas da Caiena compartilha ações e diretrizes que favorecem a saúde mental no trabalho

O Brasil possui uma das piores taxas de saúde mental da América – segundo a OMS, 9,3% (cerca de 19 milhões) dos brasileiros enfrentavam, em 2019, transtornos depressivos, e 7,5% (cerca de 15 milhões) sofriam com transtornos de ansiedade. A Campanha Janeiro Branco visa reverter este cenário, utilizando debates, palestras e divulgação de informações para promover uma cultura de saúde mental.

Considerando que boa parte de nossos dias é dedicada ao trabalho, a construção de ambientes profissionais saudáveis, que valorizem a subjetividade e o bem-estar dos colaboradores, tem papel essencial na superação desse quadro.

O Projeto Janeiro Branco foi criado em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão. O mês foi estrategicamente escolhido para aproveitar a simbologia do início de ano, quando as pessoas tendem a refletir sobre seus hábitos e comportamentos e estão mais abertas a mudanças. Sabendo da importância da campanha e de sua relação com o mundo profissional, o Líder de nossa Área de Pessoas, João Paulo Gotardo, elencou algumas práticas que podem impactar positivamente o ambiente de trabalho, a vida dos talentos e, até mesmo, seu desempenho como profissionais.

Práticas que podem favorecer a saúde mental no trabalho

Como o João Paulo contextualiza, o Fórum Econômico Mundial sugere que, para criar um ambiente favorável à saúde mental, as empresas devem implementar tanto práticas preventivas quanto de apoio e tratamento.

Medidas preventivas

1. Desenvolver boas lideranças, que considerem as dimensões subjetivas (que envolvem questões emocionais, psicológicas e de personalidade) dos talentos e os tratem com humanidade e respeito;

2. Construir um clima interno positivo, cuidando para que comportamentos hostis, preconceituosos e inadequados não se reproduzam no ambiente de trabalho;

3. Oferecer equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, implementando medidas que favoreçam uma cultura de confiança e autonomia aos talentos. Isso pode ser feito, por exemplo, com a utilização de horários flexíveis e possibilidade de trabalho remoto;

4. Balancear a distribuição de tarefas para evitar que os talentos fiquem sobrecarregados. Para isso, é importante que os líderes percebam quando existe uma situação desbalanceada, mediem a divisão de tarefas e, quando possível, realinhem prazos;

5. Propiciar interação social entre os talentos por meio de eventos como confraternizações, comemorações de aniversário, dias de jogos e até grupos esportivos.

Medidas de apoio e tratamento

1. Sempre oferecer apoio aos problemas psicológicos, mesmo que não tenham sido causados por fatores ligados à empresa;

2. Levar em consideração as dificuldades de cada talento e ofereça ferramentas de apoio que sejam condizentes com cada situação;

3. Realizar campanhas voltadas à saúde mental. Elas podem incluir materiais informativos e até mesmo eventos internos com atividades relacionadas, como palestras, yoga e meditação.

Práticas voltadas à saúde mental no trabalho também beneficiam as empresas

Vale destacar que programas em prol da saúde mental no trabalho trazem vantagens também aos empregadores. Entre elas, estão o aumento da produtividade, queda na taxa de afastamentos por incapacidade, diminuição de turnover de talentos e fortalecimento da marca empregadora. Esse ponto é lembrado tanto pela OMS quanto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Você conhece outras práticas voltadas à saúde mental no trabalho? Compartilhe sua experiência conosco pelas redes sociais!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.