#blog

Introdução ao SAFe: Scaled Agile Framework

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

O objetivo do Scaled Agile Framework é expandir os métodos e a cultura ágil para todo o funcionamento de uma grande empresa. Ele traz em si os princípios de outras metodologias como Scrum, Kanban, Lean e Extreme Programming (XP), mas com novidades que tornam esses princípios aplicáveis nos vários níveis de um negócio complexo.

O objetivo central do SAFe é ajudar empresas a entregarem produtos melhores em menos tempo. Neste texto, explicamos os principais fundamentos e atividades sugeridos para alcançar esse objetivo.

Navegue pelo conteúdo:

Princípios centrais do SAFe

  • Tenha uma visão econômica;
  • Aplique sistemas de pensamento;
  • Assuma a variabilidade, preserve opções;
  • Construa incrementalmente com ciclos rápidos e integrados de aprendizagem;
  • Descentralize a tomada de decisão;
  • Organize-se em torno do valor que deseja entregar.

As bases do Scaled Agile Framework

O SAFe é criado a partir do conhecimento e aplicação dos modelos e filosofias de trabalho Agile, Lean e DevOps.

Agile

O Agile é uma filosofia de trabalho iterativa segundo a qual para entregar mais valor ao cliente, é preciso dividir o trabalho em processos menores realizados de maneira incremental, com constantes entregas parciais.

Para saber mais sobre o Agile, sugerimos este texto sobre o Manifesto Ágil.

Lean

O Lean é uma filosofia de trabalho inspirada no modelo de produção da Toyota, focada em eliminar constantemente o desperdício e os impedimentos para a realização das atividades. Nesse modelo de produção enxuta, todo trabalho deve começar com o entendimento do que pode gerar mais valor para o cliente. A partir dessa resposta, o sistema de produção deve ser repensado, para que todas as dificuldades que se interpõem a esse objetivo sejam removidas.

Quando processos de trabalho mais adequados são definidos, eventuais lacunas de conhecimento e habilidades se tornam mais claras, criando uma oportunidade de desenvolvimento para as lideranças e suas equipes. Dessa forma, cria-se um ciclo constante de aperfeiçoamento: compreensão do propósito, eliminação de impedimentos, surgimento de lacunas de habilidades, aperfeiçoamento das equipes.

DevOps

DevOps vem da junção das palavras Development (desenvolvimento) e Operations (operações). Seu objetivo é integrar equipes de desenvolvimento, planejamento e operações, para criar aplicações mais aderentes às necessidades do cliente e com mais agilidade. Entre as práticas previstas pelo DevOps, estão: entrega contínua de pequenas partes do produto, comunicação e colaboração e integração contínua do código.

Dá para comparar Scrum e SAFe?

Quando ouvimos falar do Scaled Agile Framework, uma das perguntas mais comuns é sobre qual a diferença entre ele e o Scrum. As duas metodologias surgem dos mesmos princípios, mas são aplicadas em condições diferentes – o que não quer dizer que sejam opostas: pelo contrário, elas podem andar juntas.

Enquanto o Scrum se direciona a equipes multidisciplinares e tem práticas muito bem definidas (como reuniões diárias, sprints, regras de backlog etc.), o Scaled Agile Framework é uma filosofia de trabalho que possibilita a implementação do mindset ágil em empresas que possuem muitas equipes com várias dependências entre si. Ou seja, com o SAFe a agilidade se expande para o funcionamento da empresa em si. Nesse sentido, é bastante possível que dentro de uma empresa que utiliza o SAFe, algumas equipes trabalhem com Scrum.

Como aplicar o SAFe

Muitas vezes, quando olhamos para todas as diretrizes elencadas pelo SAFe, podemos recair em dois erros:

  • Achar que a transformação necessária é grande demais e que nosso negócio e equipe já estão muito adaptados aos antigos métodos para passar por uma mudança tão radical;
  • Ou nos apegar aos detalhes e tentar cumprir à risca cada linha da metodologia, caindo justamente naquilo que a agilidade chegou para combater – a rigidez e o apego excessivo a planos que nem sempre são coerentes com a realidade.

Para evitar qualquer um desses extremos, o mais recomendado é ler e compreender os princípios e práticas do SAFe, começando aos poucos a aplicá-los em sua realidade a partir daquilo que faz mais sentido para o contexto. Para isso, sugerimos os materiais oficiais do SAFe, que são extremamente completos e detalhados. Além disso, existem certificações para todas as principais funções que o SAFe demanda.

Conclusão

O Scaled Agile Framework é uma filosofia de trabalho criada para implementar o mindset ágil em negócios de grande porte, com muitas equipes que possuem várias dependências entre si. Seu objetivo, assim como o de todas as metodologias ágeis, é aumentar a flexibilidade das equipes e das empresas, para que estejam mais preparadas para lidar com mudanças de contexto, novas tecnologias e a própria volatilidade do mercado.

A melhor maneira de aplicá-lo é começar aos poucos, estudando e testando na prática suas diretrizes e atividades para utilizar aquelas que mais fazem sentido no seu contexto.

Se você deseja desenvolver suas habilidades em metodologias ágeis com nossa equipe, confira nossas vagas abertas! Caso não encontre uma oportunidade que atenda ao seu momento de carreira, cadastre-se para receber notificações sobre vagas abertas relacionadas ao seu perfil profissional.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.