#blog

A importância do código aberto na transformação digital do Estado

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

É comum que o setor público seja associado à burocracia e lentidão nos processos. Porém, governos têm buscado formas de promover transparência, eficiência e a aproximação dos cidadãos nas tomadas de decisão. A tecnologia é fundamental nesse processo de mudança, ainda mais quando pensada a partir da liberdade de criar, modificar e distribuir as informações.  O código aberto é uma metodologia de desenvolvimento de software que vai de encontro a esses pressupostos e tem demonstrado na prática seu valor à gestão pública.

Navegue pelo conteúdo:

O que é o código aberto?

O open source, ou simplesmente código aberto, diz respeito à disponibilização pública das informações que são componentes de um software, a fim de que elas sejam acessíveis a outros usuários para distribuição e, em alguns casos, modificações e personalizações.

Esse é um modelo que permite que a comunidade de desenvolvedores construa o conhecimento de forma coletiva, fomentando assim a participação e o acesso às informações contidas naquele software. Oposto ao código aberto temos aqueles softwares cujo código-fonte é oculto aos usuários. Assim, não é possível manipular ou, sequer, ver o seu conteúdo para fins de estudo ou inspiração.

Leia também: Github: dicas para ter um código open source mais seguro

Quais os benefícios do uso do código aberto?

- Acesso ao código-fonte;

- Distribuição livre;

- Criação de soluções que se adaptem às necessidades;

- Redução de despesa com licenças;

- Garantia de segurança a partir do acesso ao código e detecção de possíveis falhas e vulnerabilidades.

Código aberto na gestão pública

O uso de novas tecnologias na gestão pública é capaz de fomentar o processo de transformação digital do Estado. Documentos que existiam em papel, armazenados por muito tempo em pastas e arquivos, por exemplo, poderiam ser acessados com maior rapidez e eficácia quando em meio digital, em uma base de dados informatizada.

Nesse contexto, o código aberto pode estimular o compartilhamento e o reaproveitamento de soluções tecnológicas, contribuindo para otimização dos gastos públicos. Ao final do processo de criação de plataformas com código aberto, os gestores públicos possuem em mãos uma tecnologia com uma licença livre, que poderão continuar aperfeiçoando.

Assim, os governos têm se mobilizado na atualização dos processos de gestão pública. Não apenas para facilitar a administração, mas também para otimizar o investimento do dinheiro público – já que o software pode ser distribuído livremente – e para aproximá-los dos cidadãos, de maneira que possam ter acesso às informações e também participar das decisões. Transparência e participação têm tudo a ver com ferramentas como o código aberto, que promove a colaboração, a padronização e a otimização de tecnologias pensadas pela e para gestão pública.

SOL: uma solução inovadora para o setor público

O processo de adquirir um produto ou contratar serviços por parte da administração pública é feito por meio de licitações. Nesse contexto são gerados editais, atas de licitação e contratos com a intenção de que seja possível escolher pela oferta mais vantajosa e justa. Foi pensando em facilitar essa operação que os governos da Bahia e do Rio Grande do Norte atuaram em parceria com a Caiena para a criação do SOL.

O SOL (Solução Online de Licitação) é um aplicativo que possibilita que as organizações beneficiárias dos projetos Bahia Produtiva (BA) e Governo Cidadão (RN) possam realizar licitações para a compra e/ou contratação de bens, serviços e obras. Todo o processo, desde o envio das propostas até o resultado da licitação, é feito através do SOL. Dessa forma, há o registro daquilo que é feito e também a possibilidade de acesso público a essas informações.

Esta plataforma faz uso do código aberto e da tecnologia blockchain para garantir que o processo seja íntegro e auditável. A tecnologia blockchain – base de dados descentralizada – garante a transparência e confiabilidade do processo, visto que os dados registrados no sistema não são passíveis de alteração. A tentativa de corromper esses dados pode ser facilmente notada e, assim, o processo de auditoria das compras é seguro e eficiente.

Leia também: A situação da blockchain no setor público brasileiro

Desde o seu lançamento em 2019 mais de 1.140 associações e cooperativas já foram beneficiadas pelas transações realizadas através do SOL. Além disso, o aplicativo foi premiado no  iF Design Award, na categoria Design de Serviço/UX para Governos e Instituições. Esses elementos demonstram a importância da aproximação entre gestão pública e tecnologia para solucionar problemas e promover mudanças positivas na vida das pessoas.

Ficou interessado em saber mais sobre a transformação digital no setor público? Na Caiena, promovemos projetos de consultoria em tecnologia e design para que sua instituição coloque em prática ideias novas ou promova melhorias em processos já existentes. Vamos conversar? E se estiver procurando um lugar para desenvolver suas habilidades em tecnologia, adoraríamos contar com seu talento na Caiena! Veja nossas vagas.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.