#blog

Futebol e tecnologia: as novidades na Copa do Mundo de 2022

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

A Copa do Mundo acontecerá entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro de 2022, no Catar. O Brasil, que busca o hexacampeonato, está no grupo G da competição ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. A estreia da nossa seleção será no dia 24 de novembro. Mas essa parte todo brasileiro já sabe!

Que tal conhecer agora o que há de novo, em termos de tecnologia e design, durante a Copa do Mundo do Catar 2022?

Navegue pelo conteúdo:

Tecnologias na Copa do Mundo do Catar


Estádios

As temperaturas no Catar são altas, podendo chegar aos 41°C. Por isso, sete dos oito estádios que receberão a competição irão contar com uma tecnologia de resfriamento. Para adentrar aos estádios, o público deverá apresentar os ingressos que serão disponibilizados apenas de forma digital, em um aplicativo oficial para proporcionar conforto e segurança.

Bola

A bola que será utilizada, chamada de Al Rihla, terá uma tecnologia capaz de enviar informações para o VAR (sigla em inglês para "árbitro de vídeo"). Assim, os lances polêmicos poderão ser revisados com o apoio deste sensor que está presente no centro da bola.

Este sensor também será capaz de identificar o posicionamento em campo 500 vezes por segundo. Essa informação servirá para disponibilizar informações em tempo real e se somar às doze câmeras e à inteligência artificial para fundamentar a marcação automática de impedimentos, outra novidade desta Copa.

Internet of Things (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) diz respeito à tecnologia que conecta qualquer objeto à rede. Na Copa do Mundo de 2022, as camisas dos jogadores serão equipadas com microsensores no tecido. Assim, a vestimenta conseguirá identificar a temperatura do corpo, nível de estresse, respiração, hidratação e outros sinais vitais importantes. A partir do bluetooth, os dados  de saúde e performance poderão ser analisadas pela equipe técnica, gerando informações valiosas.

Segurança

Em parceria com a empresa americana Fortem Technologies, o Catar investirá em drones para proporcionar segurança aos visitantes. Os drones não serão apenas responsáveis pela patrulha, mas também serão capazes de apreensão, podendo jogar uma rede contra o dispositivo suspeito e o levar para longe. De acordo com Timothy Bean, CEO da Fortem, “os alvos são identificados usando uma série de radares muito pequenos que são distribuídos por todo o local, criando uma imagem completa do espaço aéreo diretamente no ar”.

Dados

Será que a inteligência artificial é capaz de prever quem será o campeão da Copa? O supercomputador da BCA Research apontou que a Argentina será a campeã, após uma final com Portugal. Essa predição foi feita a partir da análise do desempenho dos jogadores no jogo eletrônico FIFA e de mais de 200 jogos da seleção no período de 2006 até 2018. A própria EA Sports, produtora do game FIFA, fez uma simulação e também cravou a Argentina como campeã, dessa vez superando o Brasil na final.

Já a empresa de big data Neoway se perguntou, "e se o técnico Tite fosse substituído por algoritmo usando machine learning e IA?". Para responder essa pergunta, os analistas de dados elaboraram uma lista de jogadores que seriam convocados para a Copa a partir da análise de desempenho dos atletas, números que são disponibilizados pela FIFA.

Bônus: o design na Copa do Mundo do Catar 2022

O país sede sempre é a principal fonte de inspiração para a criação da identidade visual da Copa do Mundo. Por isso, este ano, a cultura do Catar pode ser notada em diversos detalhes da bola, do logo da Copa e do mascote.

Com relação ao emblema, os elementos decorativos, por exemplo, representam o xale, uma peça tradicional do país. Além disso, a forma desse logo remete ao formato do troféu do vencedor e pode também ser comparada ao número 8, que representa o número de estádios do evento, e ao símbolo do infinito, representando os laços criados durante a competição.

Para saber mais

Gostou desse assunto? Durante o mês de novembro iremos compartilhar mais conteúdos que integram futebol, tecnologia e design. Acompanhe as nossas redes sociais e assine nossa newsletter quinzenal – basta preencher o formulário abaixo ; )  

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.