Futebol e tecnologia: as novidades na Copa do Mundo de 2022
A Copa do Mundo acontecerá entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro de 2022, no Catar. O Brasil, que busca o hexacampeonato, está no grupo G da competição ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. A estreia da nossa seleção será no dia 24 de novembro. Mas essa parte todo brasileiro já sabe!
Que tal conhecer agora o que há de novo, em termos de tecnologia e design, durante a Copa do Mundo do Catar 2022?
Navegue pelo conteúdo:
Tecnologias na Copa do Mundo do Catar
Estádios
As temperaturas no Catar são altas, podendo chegar aos 41°C. Por isso, sete dos oito estádios que receberão a competição irão contar com uma tecnologia de resfriamento. Para adentrar aos estádios, o público deverá apresentar os ingressos que serão disponibilizados apenas de forma digital, em um aplicativo oficial para proporcionar conforto e segurança.
Bola
A bola que será utilizada, chamada de Al Rihla, terá uma tecnologia capaz de enviar informações para o VAR (sigla em inglês para "árbitro de vídeo"). Assim, os lances polêmicos poderão ser revisados com o apoio deste sensor que está presente no centro da bola.
Este sensor também será capaz de identificar o posicionamento em campo 500 vezes por segundo. Essa informação servirá para disponibilizar informações em tempo real e se somar às doze câmeras e à inteligência artificial para fundamentar a marcação automática de impedimentos, outra novidade desta Copa.
Internet of Things (IoT)
A Internet das Coisas (IoT) diz respeito à tecnologia que conecta qualquer objeto à rede. Na Copa do Mundo de 2022, as camisas dos jogadores serão equipadas com microsensores no tecido. Assim, a vestimenta conseguirá identificar a temperatura do corpo, nível de estresse, respiração, hidratação e outros sinais vitais importantes. A partir do bluetooth, os dados de saúde e performance poderão ser analisadas pela equipe técnica, gerando informações valiosas.
Segurança
Em parceria com a empresa americana Fortem Technologies, o Catar investirá em drones para proporcionar segurança aos visitantes. Os drones não serão apenas responsáveis pela patrulha, mas também serão capazes de apreensão, podendo jogar uma rede contra o dispositivo suspeito e o levar para longe. De acordo com Timothy Bean, CEO da Fortem, “os alvos são identificados usando uma série de radares muito pequenos que são distribuídos por todo o local, criando uma imagem completa do espaço aéreo diretamente no ar”.
Dados
Será que a inteligência artificial é capaz de prever quem será o campeão da Copa? O supercomputador da BCA Research apontou que a Argentina será a campeã, após uma final com Portugal. Essa predição foi feita a partir da análise do desempenho dos jogadores no jogo eletrônico FIFA e de mais de 200 jogos da seleção no período de 2006 até 2018. A própria EA Sports, produtora do game FIFA, fez uma simulação e também cravou a Argentina como campeã, dessa vez superando o Brasil na final.
Já a empresa de big data Neoway se perguntou, "e se o técnico Tite fosse substituído por algoritmo usando machine learning e IA?". Para responder essa pergunta, os analistas de dados elaboraram uma lista de jogadores que seriam convocados para a Copa a partir da análise de desempenho dos atletas, números que são disponibilizados pela FIFA.
Bônus: o design na Copa do Mundo do Catar 2022
O país sede sempre é a principal fonte de inspiração para a criação da identidade visual da Copa do Mundo. Por isso, este ano, a cultura do Catar pode ser notada em diversos detalhes da bola, do logo da Copa e do mascote. Na próxima newsletter da Caiena vamos falar mais sobre os aspectos do design na Copa do Mundo, se inscreva aqui e receba direto na sua caixa de entrada!
Com relação ao emblema, os elementos decorativos, por exemplo, representam o xale, uma peça tradicional do país. Além disso, a forma desse logo remete ao formato do troféu do vencedor e pode também ser comparada ao número 8, que representa o número de estádios do evento, e ao símbolo do infinito, representando os laços criados durante a competição.
Para saber mais
Gostou desse assunto? Durante o mês de novembro iremos compartilhar mais conteúdos que integram futebol, tecnologia e design. Acompanhe as nossas redes sociais e assine a newsletter, nosso boletim quinzenal de notícias e insights!