Back-end e Front-end para não programadores

Tecnologia Ago 30, 2021

Passamos parte considerável do nosso dia conectados à internet, fazendo reuniões, cursos, vendo as notícias e interagindo nas redes sociais. Porém, muitas vezes, não sabemos como estão estruturadas as aplicações que mais utilizamos.

Neste texto vamos apresentar duas etapas fundamentais do desenvolvimento web – o back-end e o front-end – e explicar seus significados a partir de uma comparação com algo bastante familiar: a construção de uma casa.

Não entende nada de programação? Esse texto foi feito para você.

A área de tecnologia é ampla

Existem várias frentes de atuação na área de tecnologia: segurança, desenvolvimento, banco de dados, suporte técnico, computação em nuvem, garantia de qualidade e testes, mídias sociais, business intelligence etc. É comum que pessoas de outras áreas considerem todos os profissionais da tecnologia como programadores, simplesmente. Porém, há uma variedade de tarefas que contemplam as etapas de manutenção, pesquisa e criação de novas tecnologias.

Vamos dar ênfase em apenas uma dessas frentes, o desenvolvimento. Back-end e Front-end são duas tarefas que compõem a etapa do desenvolvimento e dizem respeito a duas maneiras diferentes de programar, com fins específicos. Vamos lá!

O que é back-end?

Na construção de uma casa, o primeiro passo é construir a sua estrutura, os seus elementos fundamentais: as paredes e elementos de sustentação, o piso e o telhado.  

O back-end funciona como essa estrutura, ele diz respeito aos bastidores de um site ou app. Quando falamos em "back", nos referimos aos bastidores, aquilo que está por trás dos sistemas e não vemos no momento da interação. É no back-end que se encontra toda a inteligência de uma aplicação, é ele quem responde e salva todas as informações e armazena suas regras e consistências.

Um desenvolvedor back-end irá atuar seguindo os princípios de lógica, segurança e integridade de banco de dados. Algumas das linguagens mais comuns são C#, Ruby, Python e Java.

O que é front-end?

A casa já possui paredes, teto e é segura. Aperfeiçoar a aparência dessa casa é o passo seguinte, pensando no revestimento e pintura de paredes, móveis e elementos de decoração.

O front-end – "front" é frente em inglês – irá colocar esforços justamente na interface e na interação com o usuário, a parte do site que é visível.

Esta etapa do desenvolvimento é composta, basicamente, por três elementos: estrutura, aparência e dinâmica/interação. Ou seja, a pessoa desenvolvedora front-end irá pensar na usabilidade, no tempo de carregamento da página, nos efeitos visuais e toda a experiência do usuário naquele site ou app.

Por isso, esta é uma etapa que não demanda, estritamente, o domínio das tecnologias de programação utilizadas na etapa do back-end. Por atuar em interface ao design, os conhecimentos e ferramentas demandados são editores de código, bibliotecas, frameworks e também aplicações que testem a responsividade do design das páginas nos diversos tamanhos de tela.

Alguns exemplos de ferramentas comuns ao profissional de front-end são: HTML, CSS e JavaScript para a estrutura; Tailwind e Bootstrap para a aparência e Vue.js e React.js para a interação.

Conclusão

Back-end e front-end são etapas diferentes dentro de um mesmo processo de desenvolvimento de sites e apps. Como vimos ao longo do texto, cada uma das etapas demanda um conhecimento de linguagens e ferramentas específicas.

Lembre-se também que back-end e front-end precisam estar sempre em harmonia para garantir o retorno e a responsividade da aplicação no momento de interação do usuário.

Marta Barbieri

Cientista Social e Assistente de Comunicação na Caiena.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies