Back-end e Front-end para não programadores
Passamos parte considerável do nosso dia conectados à internet, fazendo reuniões, cursos, vendo as notícias e interagindo nas redes sociais. Porém, muitas vezes, não sabemos como estão estruturadas as aplicações que mais utilizamos.
Neste texto vamos apresentar duas etapas fundamentais do desenvolvimento web – o back-end e o front-end – e explicar seus significados a partir de uma comparação com algo bastante familiar: a construção de uma casa.
Não entende nada de programação? Esse texto foi feito para você.
A área de tecnologia é ampla
Existem várias frentes de atuação na área de tecnologia: segurança, desenvolvimento, banco de dados, suporte técnico, computação em nuvem, garantia de qualidade e testes, mídias sociais, business intelligence etc. É comum que pessoas de outras áreas considerem todos os profissionais da tecnologia como programadores, simplesmente. Porém, há uma variedade de tarefas que contemplam as etapas de manutenção, pesquisa e criação de novas tecnologias.
Vamos dar ênfase em apenas uma dessas frentes, o desenvolvimento. Back-end e Front-end são duas tarefas que compõem a etapa do desenvolvimento e dizem respeito a duas maneiras diferentes de programar, com fins específicos. Vamos lá!
O que é back-end?
Na construção de uma casa, o primeiro passo é construir a sua estrutura, os seus elementos fundamentais: as paredes e elementos de sustentação, o piso e o telhado.
O back-end funciona como essa estrutura, ele diz respeito aos bastidores de um site ou app. Quando falamos em "back", nos referimos aos bastidores, aquilo que está por trás dos sistemas e não vemos no momento da interação. É no back-end que se encontra toda a inteligência de uma aplicação, é ele quem responde e salva todas as informações e armazena suas regras e consistências.
Um desenvolvedor back-end irá atuar seguindo os princípios de lógica, segurança e integridade de banco de dados. Algumas das linguagens mais comuns são C#, Ruby, Python e Java.
O que é front-end?
A casa já possui paredes, teto e é segura. Aperfeiçoar a aparência dessa casa é o passo seguinte, pensando no revestimento e pintura de paredes, móveis e elementos de decoração.
O front-end – "front" é frente em inglês – irá colocar esforços justamente na interface e na interação com o usuário, a parte do site que é visível.
Esta etapa do desenvolvimento é composta, basicamente, por três elementos: estrutura, aparência e dinâmica/interação. Ou seja, a pessoa desenvolvedora front-end irá pensar na usabilidade, no tempo de carregamento da página, nos efeitos visuais e toda a experiência do usuário naquele site ou app.
Por isso, esta é uma etapa que não demanda, estritamente, o domínio das tecnologias de programação utilizadas na etapa do back-end. Por atuar em interface ao design, os conhecimentos e ferramentas demandados são editores de código, bibliotecas, frameworks e também aplicações que testem a responsividade do design das páginas nos diversos tamanhos de tela.
Alguns exemplos de ferramentas comuns ao profissional de front-end são: HTML, CSS e JavaScript para a estrutura; Tailwind e Bootstrap para a aparência e Vue.js e React.js para a interação.
Conclusão
Back-end e front-end são etapas diferentes dentro de um mesmo processo de desenvolvimento de sites e apps. Como vimos ao longo do texto, cada uma das etapas demanda um conhecimento de linguagens e ferramentas específicas.
Lembre-se também que back-end e front-end precisam estar sempre em harmonia para garantir o retorno e a responsividade da aplicação no momento de interação do usuário.
Caso você esteja pensando em iniciar uma carreira em tecnologia, confira as dicas de recrutadores sobre como criar um bom portfólio e quais são as práticas que realmente impactam as decisões de contratação. E se você deseja desenvolver suas habilidades em programação com a nossa equipe, confira nossas vagas abertas!