#blog

Back-end e Front-end para não programadores

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Passamos parte considerável do nosso dia conectados à internet, fazendo reuniões, cursos, vendo as notícias e interagindo nas redes sociais. Porém, muitas vezes, não sabemos como estão estruturadas as aplicações que mais utilizamos.

Neste texto vamos apresentar duas etapas fundamentais do desenvolvimento web – o back-end e o front-end – e explicar seus significados a partir de uma comparação com algo bastante familiar: a construção de uma casa.

Não entende nada de programação? Esse texto foi feito para você.

A área de tecnologia é ampla

Existem várias frentes de atuação na área de tecnologia: segurança, desenvolvimento, banco de dados, suporte técnico, computação em nuvem, garantia de qualidade e testes, mídias sociais, business intelligence etc. É comum que pessoas de outras áreas considerem todos os profissionais da tecnologia como programadores, simplesmente. Porém, há uma variedade de tarefas que contemplam as etapas de manutenção, pesquisa e criação de novas tecnologias.

Vamos dar ênfase em apenas uma dessas frentes, o desenvolvimento. Back-end e Front-end são duas tarefas que compõem a etapa do desenvolvimento e dizem respeito a duas maneiras diferentes de programar, com fins específicos. Vamos lá!

O que é back-end?

Na construção de uma casa, o primeiro passo é construir a sua estrutura, os seus elementos fundamentais: as paredes e elementos de sustentação, o piso e o telhado.  

O back-end funciona como essa estrutura, ele diz respeito aos bastidores de um site ou app. Quando falamos em "back", nos referimos aos bastidores, aquilo que está por trás dos sistemas e não vemos no momento da interação. É no back-end que se encontra toda a inteligência de uma aplicação, é ele quem responde e salva todas as informações e armazena suas regras e consistências.

Um desenvolvedor back-end irá atuar seguindo os princípios de lógica, segurança e integridade de banco de dados. Algumas das linguagens mais comuns são C#, Ruby, Python e Java.

O que é front-end?

A casa já possui paredes, teto e é segura. Aperfeiçoar a aparência dessa casa é o passo seguinte, pensando no revestimento e pintura de paredes, móveis e elementos de decoração.

O front-end – "front" é frente em inglês – irá colocar esforços justamente na interface e na interação com o usuário, a parte do site que é visível.

Esta etapa do desenvolvimento é composta, basicamente, por três elementos: estrutura, aparência e dinâmica/interação. Ou seja, a pessoa desenvolvedora front-end irá pensar na usabilidade, no tempo de carregamento da página, nos efeitos visuais e toda a experiência do usuário naquele site ou app.

Por isso, esta é uma etapa que não demanda, estritamente, o domínio das tecnologias de programação utilizadas na etapa do back-end. Por atuar em interface ao design, os conhecimentos e ferramentas demandados são editores de código, bibliotecas, frameworks e também aplicações que testem a responsividade do design das páginas nos diversos tamanhos de tela.

Alguns exemplos de ferramentas comuns ao profissional de front-end são: HTML, CSS e JavaScript para a estrutura; Tailwind e Bootstrap para a aparência e Vue.js e React.js para a interação.

Conclusão

Back-end e front-end são etapas diferentes dentro de um mesmo processo de desenvolvimento de sites e apps. Como vimos ao longo do texto, cada uma das etapas demanda um conhecimento de linguagens e ferramentas específicas.

Lembre-se também que back-end e front-end precisam estar sempre em harmonia para garantir o retorno e a responsividade da aplicação no momento de interação do usuário.

Caso você esteja pensando em iniciar uma carreira em tecnologia, confira as dicas de recrutadores sobre como criar um bom portfólio e quais são as práticas que realmente impactam as decisões de contratação. E se você deseja desenvolver suas habilidades em programação com a nossa equipe, confira nossas vagas abertas!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.