Reunir os dirigentes municipais de educação de várias cidades do Brasil e estimular o debate sobre o ensino e o sistema educacional no país é algo desafiador, mas necessário e estimulante para pensarmos em inovações para questões essenciais da nossa sociedade. Esse foi o tom do "Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação (7º FNEx)", realizado pela Undime , que aconteceu entre 14 e 17 de agosto de 2018, com o tema “O Direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem”.

A Caiena foi convidada para participar na Sala Conviva, um espaço do Conviva Educação – ambiente virtual que apoia a gestão educacional e está presente em mais de 5.300 municípios brasileiros. Nossos representantes foram o desenvolvedor Mateus Sabino e o designer André Seiji! Além de assistir a algumas conferências, eles também compuseram a programação do evento com duas palestras.

O Mateus Sabino, da Área de Desenvolvimento, falou sobre a utilização de dados públicos em prol da gestão dos municípios na palestra "Importei os dados do Educacenso, e agora?". Para ele, que participou do evento pela primeira vez, a oportunidade fez com que conhecesse melhor os usuários do Conviva. Por meio da plataforma, ele apresentou as possibilidades de uso dos dados do Educacenso para a melhoria da gestão escolar. “Nesse evento, conseguimos obter relatos sobre o uso das ferramentas, além de melhorias e possíveis novas funcionalidades”, ele conta.

E para pensar em novas possibilidades, a palestra "Usando o Design Thinking para a gestão da Educação", ministrada por André Seiji, mostrou que é possível vincular esse método com a gestão da educação, mostrando o modo como o Design Thinking ajuda na solução de problemas.

Segundo ele, o estabelecimento de empatia para com o usuário é essencial para criar um design centrado no ser humano. “Existem problemas complexos e multidisciplinares que demandam soluções criativas. A ideia era deixar claro que o Design Thinking não serve apenas para resolver questões de tecnologia ou criar um produto. O Design Thinking é uma maneira de pensar, é uma abordagem cíclica que busca a melhora contínua de um processo, independente da área”, ele diz.