#blog

Empreender em tecnologia: iniciativa e perspectivas

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

O ato de empreender requer coragem e preparo. Aqui na Caiena, vários dos nossos talentos já tiveram ou têm negócios próprios, portanto, temos conhecimento e experiência acerca desse tema: sabemos que o desafio é grande e os números também comprovam isso. De acordo com a pesquisa Demografia das Empresas, divulgada em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 62,2% das empresas fecham as portas cinco anos após o surgimento. Do total de 733,6 mil empresas que nasceram em 2010, apenas 277,2 mil (37,8%) sobreviveram até 2015.

Em um contexto mundial, o relatório Global Entrepreneurship Index 2017 (GEI), publicado pelo The Global Entrepreneurship and Development Institute (GEDI), analisou 137 países com o intuito de medir a qualidade de empreendedorismo e a profundidade do ecossistema que dá suporte à essas iniciativas. No ranking, as melhores colocações são ocupadas por Estados Unidos, Suíça, Canadá, Suécia e Dinamarca, onde o empreendedorismo é direcionado pela "busca da inovação". Entretanto, nos países em posições menos favoráveis, a principal motivação para empreender é a "necessidade", como é o caso do Brasil, que se encontra na 98º posição.

Mesmo com o empreendimento relacionado a fatores de necessidade, há histórias que nos mostram que é possível, mesmo nesse cenário, potencializar uma visão de negócio, inovando e construindo - devagar e constantemente - uma nova perspectiva para o mercado de tecnologia. Assim como aconteceu com a Caiena.

Eduardo Assis, cofundador da Caiena | Foto: Paula Mariane

Os desafios não desmotivaram Eduardo Assis, um dos nossos sócios-fundadores. Essa trajetória começou em 2004, quando ele, Caio Marques e Eduardo Foster montaram o projeto na incubadora de base tecnológica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). "Em um ambiente onde o acesso ao crédito é dificultado e a pesquisa e tecnologia não são muito incentivadas, ao alinhar isso com a vontade de mudar e com pessoas, temos um desafio", afirma.

Com os departamentos da empresa ainda em desenvolvimento, o início pediu bastante flexibilidade e adaptação por parte dos três sócios. "Como eram três pessoas da área técnica de computação, tivemos que aprender outras áreas. Sou desenvolvedor, sou engenheiro de software e trabalhei muito com isso na Caiena. Hoje, atuo na área de negócios", conta Eduardo.

Para os momentos em que é necessário assumir várias frentes de um negócio, a utopia ganha espaço na prática do empreendedor. "Para que serve a utopia? Ela é como o horizonte. Isso serve para a gente caminhar. Queremos contribuir com o país, ser parte da história no que tange à tecnologia. Acredito que a ferramenta tecnológica pode construir pontes, fazer aproximação e tornar mais harmoniosa a vida de todos. Espero que a Caiena caminhe cada vez mais para isso: unir pessoas maravilhosas a projetos inovadores e de transformação para a sociedade", diz Eduardo.

Ainda, ele ressalta que se importar com o bem estar da equipe é fundamental. "O maior ativo de qualquer empresa são as pessoas", afirma. Segundo a pesquisa Lado A Lado B, feita pelo SEBRAE, 87% dos empreendedores e investidores acreditam que uma empresa precisa ter uma equipe altamente engajada para obter êxito em suas iniciativas.

Àqueles que desejam ou tenham interesse em empreender, mas ainda não tiraram a ideia do papel, Eduardo compartilha sua experiência: para ele, o segredo é viver esse momento de modo pleno. "O que eu quero dizer é, independente da escolha, o pleno não é só viver aquilo que a gente sempre busca, mas também saber que existe o outro lado. Se você quer empreender, saiba que é uma jornada bem custosa. É preciso saber que haverá momentos complicados, e isso faz parte. Tem que viver a alegria e a tristeza, ou seja, viver a plenitude da vida no caminho dos negócios. Viva isso em todo seu espectro emocional, pois isso traz sabedoria", conclui.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.